o começo da igreja

A primeira reunião foi no dia 16 de abril de 1988, com 3 pessoas, o João Nunes, eu irmã Hermínia e nosso filho Calebe de apenas dois anos e cinco meses.

O primeiro culto teve a presença de um rapaz chamado Batista que trabalhava comigo e o segundo culto tiveram a participação de duas moças, uma delas é a irmã Raimunda Nascimento (Rai) que continua na igreja. A cada reunião o número de pessoas aumentava.

O local usado para os cultos era o mesmo onde acontecia o seminário bíblico do IBIPAM, que funcionava de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, foi cedido para nós pelo DISAM, atualmente no local funciona o Escritório da IDPB Amazonas. 

Algumas vezes não vinha ninguém para o culto, então nós íamos até a casa deles. E lá chegando, fazíamos uma reunião maravilhosa, regada a refrigerante, café, nescauzinho e o relacionamento ia crescendo, fortalecendo-se, no culto seguinte estavam todos presentes.

A primeira família a converterem-se, foi a família do irmão Reginaldo Torres, irmã Izabel e os filhos Helane e Hiléia, hoje são casadas e seus cônjuges e filhos também estão na igreja.  

A consagração do pastor João Nunes

Aconteceu em janeiro de 1989, na Igreja de Educandos. O irmão João Nunes Santana, foi consagrado pastor e levamos toda igreja que participou da consagração com muita alegria.

O pequeno grupo de pessoas que se reuniam foi tomando forma e crescendo. Um ano depois já tínhamos nos cultos 40, 50 pessoas envolvidas e participando de tudo o que acontecia. 

I. OS PRIMEIROS GRUPOS

Eu, Hermínia, trabalhei no Banco do Estado do Amazonas e lá ganhamos algumas pessoas que foram canal de Deus para ganharmos outras pessoas. 

A primeira pessoa que ganhamos no banco, foi a irmã Graça Pacheco, em cuja residência tivemos um grupo por mais de quatro anos e por onde mais de 200 pessoas foram até lá para receber algum tipo de ajuda. Muitos foram salvos naquele grupo e através de algumas irmãs.

Atualmente temos alguns núcleos em alguns bairros de Manaus, em que algumas daquelas irmãs que participavam desse grupo, fazem parte da liderança dos mesmos.  

II. SINAL DE CRESCIMENTO

No final de 1989, devido ao número de pessoas ter aumentado, o Pastor João Nunes, procurou a diretoria do DISAM, para pedir que nos fosse cedido o terreno ao lado por um tempo, em quanto comprávamos um lugar para nós, no que fomos atendido.

Construímos um pequeno galpão sem paredes, onde passou a funcionar a nossa igreja, vidas foram sendo acrescentadas, pessoas maravilhosamente trazidas pelo Senhor e comprometidas com o Reino e Deus.

Em 2 de fevereiro de 1990, nasceu o mais novo membro da nossa família, o nosso querido Calede.

A partir daí tivemos o nosso primeiro batismo nas águas, batismo no Espírito Santo, cultos especiais, como o culto da Amizade e realizações de casamentos.

III. COMPRA DO PRIMEIRO LUGAR PARA A IGREJA LOCAL

Finalmente, compramos em julho de 1993, um terreno em frente ao lugar que usávamos para a igreja, na Rua Cel. Miranda Reis, 50 - Petrópolis, em frente ao DISAM. 

iV. ALUGUELDE UM GALPÃO PARA 600 PESSOAS

Em Setembro de 2000, alugamos um galpão onde passou a funcionar a igreja e em abril de 2002, através do projeto COMPRADO TERRENO, em que cada irmão participou com parcela de R$ 116,00, feiras, brechós e outras economias que vínhamos fazendo, compramos um terreno de quase 6000 m2. 

Logo depois tivemos o Projeto Construção com o qual foi construído um galpão para comportar 1500 pessoas. Realizamos o 1° Culto em 01/01/2003, com bastante área para estacionamento, foi construído um Departamento Infantil. É neste ginásio (galpão) que funciona a Igreja hoje, e que continua sendo uma igreja sem paredes.

Assistentes Pastorais - Em 2001, Deus dirigiu o pastor a convidar alguns irmãos para trabalharem conosco como Assistentes Pastorais e foi uma nova fase e uma nova metodologia de trabalho. 

Encontro com Deus e Reencontro - Desde 2002, temos realizado Encontros com Deus, tanto para crentes como para não-crentes. 

A partir de 2005, temos realizado os Encontros na Toca dos GQA's, terreno que compramos para Retiros. Encontros... 

Núcleos - A partir de 2004 compramos alguns terrenos e construímos, alugamos outros e instalamos mais 11 lugares de adoração ao Senhor. Chamamos estes lugares de núcleos. É uma só igreja em vários lugares. 

Em cada núcleo há um grupo de irmãos e um Assistente Pastoral que os acompanham em tudo. 

Deus tem conduzido o seu povo - Podemos dizer que a igreja não é mais a mesma que era a 20 anos, a 1 ano atrás e nem mais a mesma que era na semana passada. Isto porque o rebanho do Senhor está em movimento. 

A igreja é um Organismo Vivo. Às vezes um irmão vaja e volta com 20, 40 dias depois e diz que a igreja está diferente, tem novidade etc, ete e etc. 

Deus é Deus de novidade, Ele  o Deus que tem um futuro e uma Esperança para nós. Ele tem novidade de Vida a cada dia, tanto para nós como para a igreja. 

Agora pense conosco meu amado(a) irmão(ã), se de um número tão pequeno de irmãos o Senhor tem feito maravilhas em nosso meio, como preparar um lugar tão especial para você, tem dado discipuladores que andam junto com você, Assistentes que orientam e trabalham em prol do teu crescimento, Pastores que estão atentos e comprometidos com o que Deus quer para sua igreja, imagine agora, você, nós todos de mãos dadas, todos juntos, falando uma só mensagem, tendo um só coração, um só amor, uma só direção, todos juntos fazendo e se tornando um DFD. Cumprindo a visão que Deus tem dado HOJE para esta igreja (sim, porque amanhã Ele poderá atualizá-la novamente). Eu pergunto: Do que seremos capazes? O que nós como povo de Deus poderemos alcançar? Onde poderemos ir? Quantas vidas serão restauradas? Quantos jovens deixarão a droga, a rua e o roubo? Quantos casamentos serão renovados? Quantos discipuladores seremos? Quantos núcleos poderemos ter? Quantos Missionários? Quantos pastores poderão ser gerados aqui? Quantas coisas construiremos? Só Deus saberá dizer o que Ele tem para esta igreja e para os seus filhos que aqui estão. 

Irmão em Cristo Jesus, desenterre os talentos que o Senhor tem colocado em tuas mãos, retire-os do lugar em que foram guardados, não se deixe embaraçar, multiplique-os, faça-os crescer, gere frutos, vida. O Senhor te fez sacerdote (I Pe. 2.9) e tem te dado dons, não tenha medo, decida confiar, agir pela fé, fazer o DFD com alguém, ao fazer você poderá contemplar a glória de Deus, os dons serão manifestados e você conhecera a multiforme sabedoria de Deus em ação, os milagres acontecerão, você e os seus discípulos serão muito mais fortalecidos no Senhor. POR ISSO, CONTINUEMOS AVANÇANDO PARA TIRARO POVO DELE DO EGITO..".