Olá querido (a) irmão (ã).
Você esta recebendo em suas mãos este livro que é o fruto de muito trabalho, realizado por toda uma equipe, por tanto, adquira uma cópia digital no botão acima, como uma forma de manter este canal sempre aberto.
Ficha técnica
VIDA PROFUNDA
Supervisão Editorial: Hermínia Santana
Revisão: Hermínia Santana / Giselly Lima
Diagramação: Ronildo Ribeiro
Capa: Calede Santana
Produção: Altemar Matos / João Daniel
Primeira Edição - Setembro / 2024
____________________________________________________________________________
Todos os direitos reservados a IDPB Manaus Moderna. É expressamente proibida a cópia, reprodução total ou parcial deste livro sem a devida autorização expressa pela IDPB Manaus Moderna.
________________________________________________________________________
IDPB Manaus Moderna - Escritório
Rua Leopoldo Carpinteiro Péres, 640 - Petrópolis
CEP: 69063-510, Manaus - Amazonas - Brasil
johnnunes@hotmail.com | idpbmanausmoderna@gmail.com
idpbmminfo@gmail.com
Manaus, AM - Brasil
CAPÍTULO 1 - MORTOS
Texto para Leitura: Col 3. 3
“Porque já estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”
1. Introdução - Qual é a primeira coisa que acontece a uma pessoa que entrega sua vida a Cristo? O que é ser crente? O que significa andar com Deus? Qual é a diferença entre a vida cristã e a religião cristã? Qual é o maior desafio da fé cristã hoje?
2. Porque já estais mortos (v.3) - Todo crente verdadeiro é uma pessoa morta. Não é possível andarmos com Deus sem termos passado primeiro pela experiência de morte. Quando aconteceu a sua morte?
3. O que é essa morte - Morte é separação, é o silêncio. Quem está morto não ouve, não vê, não fala, não sente, não anda, não come, quem está morto não existe mais. Não recebe, não dá, não acrescenta, não diminui, não cresce, não ama, não odeia. Não tem mais nenhuma participação na forma de vida que tinha antes de morrer.
4. Quando isso aconteceu? - A experiência de morte acontece quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Receber a Cristo é uma experiência de morte.
5. Em que sentido acontece a morte? - Acontece a morte para os prazeres, para os valores deste mundo, para os interesses e para a forma de ver o mundo sem Deus. Neste momento os prazeres da carne perdem a força sobre a vida de uma pessoa.
6. O que podemos aprender?
a. Você teve a experiência de morte quando aceitou Jesus?
b. Fale de coisas que você costumava fazer e que perdeu completamente o sentido para você.
CAPÍTULO 2 - RESSUSCITADOS
Texto para Leitura: Col 3.1-2
“Portanto, se já ressuscitaste com Cristo, buscai as coisas que são lá de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.”
1. Introdução - No estudo anterior aprendemos que a primeira coisa que acontece quando entregamos nossa vida a Cristo, é a morte. Mas, ao mesmo tempo que acontece nossa morte, também acontece a nossa Ressurreição. O que isso quer dizer?
2. “... Se já ressuscitastes com Cristo ...” (v.1) - No momento em que aceitamos a Cristo, acontece algo extraordinário e sobrenatural dentro do espírito humano. Acontece de dentro para fora, e não é nada imposto. É o Novo Nascimento, como Jesus falou e Paulo chama de Ressurreição para as coisas de Deus. Neste momento passamos a ter:
a. Passamos a ter fome pela Palavra de Deus. Nosso espírito passa a desejar ardentemente a Palavra de Deus como um alimento para nossa alma. (I Pe 2.2)
b. Ter prazer na comunhão com os irmãos. Não vemos defeitos, não vemos beleza, nem riqueza e muito menos pobreza. Mas, um amor sobrenatural invade nosso coração por aqueles que um dia tiveram a mesma experiência com Cristo.
c. Ter prazer, valorizar e compreender as coisas de Deus. Nossos olhos e ouvidos se abrem para entender as coisas do seu Reino.
d. Da mesma forma é fácil deixar as coisas que são da terra.
e. Buscar as coisas lá de cima.
f. Pensar nas coisas que são de cima.
3. O que podemos aprender?
a. O que são coisas lá de cima?
b. O que são as coisas da terra?
c. Fale de sua nova forma de vida. Que coisas diferentes você passou a ver e fazer depois que passou pela Ressurreição?
CAPÍTULO 3 - VIDA ESCONDIDA
Texto para leitura: Colossenses 3.3
“Porque já estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”
1. Introdução - Vivemos no mundo das redes sociais. E alguém já falou que compramos o que não precisamos, com dinheiro que não temos para impressionar pessoas que não gostamos.
Nesse sentido, mais uma vez queremos voltar nossos olhos para a Palavra de Deus e aprender o que Deus deseja para seus filhos.
2. Vida escondida (v.3) - O que é ter uma vida escondida com Cristo em Deus?
a. É a vida discreta, sem estar todo tempo em evidência e nem nos holofotes.
b. Sem querer ser o maior, nem o superior e nem o melhor.
c. É aquela forma de vida que reconhece Cristo na vida de seus irmãos e os talentos que Deus deu para eles.
d. É aquela forma de vida em que Cristo é quem deve aparecer e não eu.
e. É aquela forma de vida em que não se fala de si mesmo e nem do irmão, mas de Jesus.
f. É Jesus Cristo quem aparece e não o “eu”.
3. Quem tem uma vida escondida, descansa (Salmos 91.1) - Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará.
4. O que podemos aprender?
a. O que é ter uma vida escondida com Cristo em Deus?
b. O que é ter uma vida exposta?
c. Qual é o maior benefício de ter uma vida escondida com Cristo em Deus?
CAPÍTULO 4 - MORTIFICAI
Texto para leitura: Col 3.5
“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência e a avareza que é idolatria.”
1. Introdução - Embora já tenhamos passado pela morte para as coisas deste mundo e Ressurreição para as coisas de Deus e nossa vida esteja escondida com Cristo em Deus, mesmo assim continuamos andando neste mundo, não somos anjos, e ainda continuamos homens mortais. O que fazer com a velha natureza que herdamos de nossos pais?
2. Mortificai (v. 5)
a. O que é mortificar? É fazer morrer, sacrificar, suprimir, extinguir, tirar a força ou o vigor.
b. Há uma luta travada no interior do homem entre a velha natureza carnal e a nova natureza espiritual que recebemos.
c. Paulo descreve isso muito bem em sua carta aos Romanos. (Rm 7. 22-23)
d. Quem vencerá essa batalha? Aquele que mais alimentarmos. Se nos alimentarmos das coisas de Deus, vence o homem de Deus. Mas, se alimentarmos a nossa natureza carnal, vence o velho homem.
e. Não é possível andarmos com Deus sem mortificar, sem fazer morrer, sem sacrificar as coisas que desagradam a Deus em nossa vida. Não é possível sermos crentes e vivermos sobre o governo da nossa vontade.
3. Que área de minha vida devo mortificar?
a. Fornicação - Relação sexual antes ou fora do casamento;
b. Impureza - Indecência, indignidade, corrupção; …
c. Afeição desordenada - Afeição é afeto, apego, simpatia, estima, carinho, amizade, amor, aceitação, ligação, adoração, devoção;
d. Vil concupiscência - sensualidade, lascívia, carnalidade, libidinagem;
e. Avareza, que é idolatria - Avidez, apego, mesquinharia, mofina, sovinice, usura.
4. Qual é o perigo de sucumbir às coisas da carne? (Col 3.6) - Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
5. O que podemos aprender?
a. O que é mortificar?
b. É possível viver com Cristo sem mortificar a carne?
c. Qual tem sido sua experiência?
CAPÍTULO 5 - DESPOJAI
Texto para leitura: Col 3. 8,9
“Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais aos outros…”
1. Introdução - No livro de João temos o relato de Lázaro, que estava morto, havia quatro dias. Jesus deu a ordem! Lázaro volta a vida. Mas, continuava com as mãos e pés ligados com as ataduras e seu rosto envolto em um lenço. Qual foi então, a ordem de Jesus? Desligai-o e deixai-o ir. (João 11. 43,44)
2. Despojai-vos (v.8) - A ideia de tirar aquela roupa velha e mau cheirosa, fedida, que o enfaixava e o impedia de andar, esse é o sentido bíblico da palavra despojar. Lembre-se, você já morreu e ressuscitou mas, precisa tirar as velhas e fedidas ataduras do velho homem.
3. Que roupas velhas e ataduras precisam ser tiradas?
a. A ira - É o intenso sentimento de ódio, de rancor, dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa, indignação.
b. A cólera - É o sentimento de violenta oposição contra o quem o molesta ou prejudica. Furor, temperamento feroz dos animais.
c. A malícia - É a habilidade para enganar, despistar; astúcia, ardil, manha.
d. A maledicência - É a fala ou comentário maldoso; difamação, injúria.
e. As palavras torpes da vossa boca - O crente tem que ter muito cuidado com o que fala para não contrariar nem ferir os bons costumes, a decência, a moral e nem revelar um caráter vil e indecoroso.
f. Não mintais uns aos outros - A mentira é o ato ou efeito de enganar, agir com falsidade, fraudar …
4. O que você aprendeu nesse estudo?
a. Qual é o sentido bíblico de despojar?
b. Explore o exemplo dado na ressurreição de Lázaro
c. Que roupas velhas e ataduras tem sido mais difícil para você se despojar?
CAPÍTULO 6 - VESTIR
Texto para Leitura: Col 3. 10,11
“E vos vestiste do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. Onde não há grego, nem judeu, circuncisão e nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo, livre; mas Cristo é tudo em todos.”
1. Introdução - Agora que entregamos nossa vida a Cristo, que já morremos e ressuscitamos, que nossa vida está escondida com Cristo em Deus, que já mortificamos, e que também já nos despojamos, o que há mais?
2. Vesti-vos do novo (v. 10) - E vos vestistes do novo. O que é esse novo? Isaías responde: Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como noiva que se enfeita com suas joias. (Isaías 61.10)
3. Do novo que se renova (v.10) - As coisas de Deus nunca envelhecem. Sua palavra é sempre nova. Nunca se conhecerá tudo sobre o Filho de Deus. Podemos ler a Bíblia cem vezes, e ela continua nova sempre. Esse é o novo que se renova.
4. Onde não há grego, nem judeu. (v.11) - Países, raças e línguas são apenas divisões humanas. Um país mais poderoso do que outro, um mais pobre ou menos desenvolvido. Isto existe apenas aos olhos humanos e não para o Reino de Deus. Diante de Deus somos todos raça humana.
5. O que podemos aprender?
a. Como você conceitua o “vestir do novo”?
b. Descreva o guarda-roupa de Deus citado por Isaías?
c. Qual dessas novas roupas, mais impactam você?
CAPÍTULO 7 - REVESTIR
Texto para Leitura: Col 3.13,14
“E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.”
1. Introdução - O vestir e depois revestir nos traz a mente, a necessidade de colocarmos não somente uma, mas duas peças de roupas ou mais para proteção pessoal. Como acontece nos climas frios onde você coloca várias peças de roupa para se proteger do frio. O que isso nos ensina com respeito a vida cristã?
2. Revesti-vos (v.12) - Cobrir, encapar, forrar, rebocar, blindar, pavimentar e vestir uma roupa. Qual é a roupa do homem que morreu e ressuscitou com Cristo? (vv. 13,14)
3. Qual é a roupa externa do crente?
a. Entranhas de misericórdia - sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal, compaixão, piedade …
b. Benignidade - é a qualidade de quem é benigno, ou seja, dotado de características boas, como a generosidade, a bondade e a benevolência.
c. Humildade - virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia e simplicidade.
d. Mansidão - é a qualidade daquele que é temente a Deus, justo, humilde, ensinável e paciente nas horas de sofrimento. Manso é também aquela pessoa que sempre deixa margem e não usa todos os recursos.
e. Longanimidade - paciência, resignação com que se suportam tribulações, malogros e dificuldades.
f. Suportando-vos uns aos outros - sobrelevar, padecer, lidar, aturar, aguentar, sofrer, sujeitar-se e tolerar.
g. Perdoando-vos uns aos outros - É um processo que visa cessar o ressentimento contra outra pessoa ou contra si mesmo. Esse ressentimento é decorrente de uma ofensa.
4. O que podemos aprender?
a. Qual dessas roupas mais impactam você?
b. Como você define o vestir e o revestir?
CAPÍTULO 08 - CONVERSÃO RADICAL
Texto para Leitura: Marcos 9.43-47
“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.”
1. Introdução - Sobre o que realmente Jesus está falando? O que significa isso? Estaria ele falando literal ou simbólico? Foi o próprio Jesus quem falou que suas palavras são espírito e vida. Então, nosso objetivo aqui é entendermos o verdadeiro sentido dos ensinos de Cristo. (Jo 6.63)
2. Se tua mão te escandalizar, corta-a (Mc 9.43) - Na bíblia as “Mãos” falam de obras, ações, procedimentos, atitudes ou coisas que você faz que te levam a pecar, causar escândalos ou impedem você de andar com Deus como deveria. Então, essas ações devem ser cortadas literal e radicalmente. Com Jesus não existe meio-termo: ou é, ou não é. Se não ajuda, atrapalha, então devem ser descartadas.
3. Se teu pé te escandalizar, corta-o (Mc 9.45) - Pés representam os caminhos, as veredas e os passos dos homens. Porque os caminhos dos homens estão perante os olhos do Senhor e Ele examina todas as suas veredas. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Se o caminho que você está trilhando não está te fazendo andar com Deus, então, corte-o, deixe-o. (Pv 5.21; 14.12)
4. Se teu olho te escandalizar, lança-o fora (Mc 9.47) - Os olhos são as janelas da alma. O que vemos vai direto para o coração ou pode nos contaminar. Então, aquilo que você vê está te ajudando a andar mais perto de Deus ou está te separando Dele? Quantas coisas ruins e que não edificam, são mostradas pelo diabo com o propósito de prender o crente? Jesus é radical. Se algo não é bom, não edifica e não constrói, não deve ser visto. Não existe meio-termo. (Fp 4:8)
5. Melhor é entrares na vida ... (Mc 9.47) - O céu realmente existe. Jesus fala do Céu como sendo a casa de meu Pai - Jo 14.2. Lugar de descanso dos salvos. Lázaro foi para o céu depois de ter vivido uma vida de privações neste mundo. O céu é o lugar onde o Senhor enxugará toda lágrima de nossos olhos e onde estaremos para sempre com o Senhor. É o lugar onde somente entram aqueles que lavaram suas roupas no sangue do Cordeiro (Ap 21.1-5; 22.14).
6. ... do que ir para o inferno (Mc 9.43-45,48) - O inferno existe. Jesus descreveu como sendo um lugar: (1) Onde seu verme não morre; (2) Onde o fogo nunca se apaga; (3) Lugar de trevas exteriores onde há choro e ranger de dentes (Mt 25.30); (4) Lugar de tormento de onde ninguém sai e tem consciência porque está ali. (Lc 16. 22,23). O inferno está bem perto, ou seja, bem no fim de uma vida sem Jesus. Agora o interessante é que Deus não fez o inferno para o homem, mas para os demônios. (Mt 25.41)
7. Perguntas
a. O que representa as mãos?
b. O que representa os pés?
c. O que representa os olhos?
d. Qual era a opinião de Cristo sobre o inferno?
CAPÍTULO 09 - JUSTIÇA PELA FÉ
Texto para Leitura: Romanos 3. 22-30
“Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; porque não há diferença.”
1. Introdução - Um tema importante para o crente, é compreender o que a bíblia chama de Justiça pela Fé. O que vem a ser a Justiça pela Fé? Qual é a base legal diante de Deus da justiça pela fé? A justiça pela fé é a base da nossa certeza de salvação.
2. A justiça de Deus vem mediante a fé em Jesus (v.22) - Ser justo diante de Deus é diferente de ser justo diante dos homens. Para ser justo diante dos homens basta você fazer tudo segundo as leis dos homens. Agora, como pode o homem ser justo diante de Deus? Para ser justo diante de Deus basta crer em seu filho Jesus Cristo.
3. Entendendo melhor esse mistério - Você é um pecador, chega diante de Deus e entrega a Ele a sua fé, a sua confiança. Abre para Ele o seu coração, recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, aí Deus entrega para você a justiça Dele, fazendo de você um homem justo. Esta é a justiça pela fé.
4. A justiça de Deus é de graça mediante a redenção (v.24) - Várias coisas acontecem neste momento. Primeiro, é de graça porque nenhum homem poderia pagar o seu preço. Segundo o termo redenção significa comprar de um mercado de escravos. Em outras palavras. Quando aceitamos Jesus, somos redimidos ou comprados para não sermos mais escravos do diabo. Passamos então a ser livres para Deus.
5. Ele manifesta a justiça mediante a propiciação do sangue (v.25) - Quando você aceita Jesus como seu Senhor e Salvador se torna justo mediante a Propiciação ou Cobertura do Sangue de Jesus. Este sangue passa a cobrir você. Quando Deus olha para você, Ele o vê coberto pelo sangue de Seu Filho Jesus Cristo
6. O homem é justificado pela fé independente das obras (v.28) - Nos tornamos justos pela fé em Jesus. Exemplo: venho para igreja porque sou salvo e não para ser salvo. Dou o dízimo porque já sou salvo e não para ser salvo. Guardo a Palavra de Deus porque sou salvo e não para ser salvo. Não é vir para a igreja, nem dar o dízimo, nem guardar a palavra de Deus para ser salvo, porque a salvação não vem por obras, mas pela fé. (Ef 2.8-10)
7. Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1) - O pecado da força ao diabo para me acusar. No momento em que o pecado é removido, o inimigo não pode mais me acusar de nada. Agora, se tenho uma dívida com alguém, devo acertar.
8. O marginal preso, que se converteu e agora diz que é salvo - O mundo acha um absurdo ver uma pessoa que cometeu vários ilícitos, crimes e depois começa a ler a Bíblia e passa a dizer que é salvo. Confesso que isso às vezes até nos choca. Mas, o que a Bíblia diz?
9. Perguntas
a. O que é a Justiça pela fé?
b. Como uma pessoa, por mais pecadora que seja, pode receber a justiça de Deus?
c. Em que sentido a justiça pela fé é uma janela de oportunidade de Deus para o homem?
d. Você já é justo pela fé?
CAPÍTULO 10 - COMO POSSO SER SALVO?
Texto para Leitura: Lucas 18.22
“Porém, Jesus, ouvindo isso, disse-lhe: ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens, reparte-o entre os pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. E ele, ouvindo isso, ficou muito triste, porque era muito rico.”
1. Introdução - Certo jovem perguntou de Jesus: Bom Mestre: que hei de fazer para herdar a vida eterna? Notou o conceito de ter que fazer algo para ser salvo? Quantas pessoas ainda tem essa ideia até hoje? De ter que ser bom, de ter que fazer algo, de ter que dar alguma coisa para ser salvo?
2. Ele tinha uma vida inteira pela frente - Embora a Bíblia não diga a sua idade, ele era tido como um homem jovem. Isto é muito importante porque a maior riqueza de um jovem é o tempo. Mas, a salvação não depende da questão da idade.
3. Ele tinha boa educação (v.18) - Pela maneira como se aproxima de Jesus chamando-o de bom mestre, indica que ele era uma pessoa fina, polida, educada e de bom trato. Isto indica que sua família lhe deu boa educação. Mas, ter uma boa educação não lhe garante a salvação.
4. Ele era bem-sucedido nos negócios (v.23) - Se era uma herança dos seus pais, não sabemos. O fato é que ele era rico e tinha muitos bens. Mas, vamos supor que ele era uma pessoa muito bem-sucedida nos negócios ao ponto de enriquecer ainda jovem. Porém, nem o fato de ser bem-sucedido nos negócios lhe garantia a salvação.
5. Ele tinha uma boa vida religiosa (v.21) - Jesus perguntou se ele conhecia os mandamentos e ele disse que conhecia e os observava desde sua infância. Isso indica uma base religiosa sólida, provavelmente vinda de sua família. Mas, nem o fato de ter uma boa religião lhe garantia a salvação.
6. Veja a resposta de Cristo:
a. Ainda te falta uma coisa - Jesus percebeu que embora ele fosse bem-sucedido e tivesse muitas virtudes, ainda havia um vazio em seu coração. Jesus foi capaz de detectar que sua vida estava incompleta.
b. Vende tudo o que tens, reparte-o com os pobres - Jesus percebeu que a verdadeira confiança daquele homem estava nos bens que possuía.
c. Vem e segue-me - Aqui está o elemento fé. Sem fé não podemos seguir e sem fé em Jesus (porque a justiça de Deus vem pela fé) não podemos ser salvos.
7. Perguntas
a. O que significa: ainda te falta uma coisa?
b. Por que Jesus mandou ele vender tudo o que tinha e dar aos pobres?
c. Por que Jesus disse por último: vem e segue-me?
d. Sua salvação é baseada em algo que você faz ou é inteiramente pela fé?
CAPÍTULO 11 - INDO ALÉM
Texto para Leitura: Lucas 17.10
“Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”
1. Introdução - Ao estudarmos as palavras de Cristo, podemos observar, aprender e penetrar nos seus pensamentos e assim sabermos como ele pensa. Então, que mensagem Jesus passa para seus discípulos aqui?
2. Servos inúteis - O que vem a ser um servo inútil? Primeiro sabemos que há vários tipos de servos: (1) O que enterra seu talento. É aquele que simplesmente não faz nem o que devia fazer. (2) Servos inúteis. São aqueles que fazem somente o que lhes foi mandado fazer e nem um milímetro a mais. (3) O servo bom e fiei. É aquele que vai além, que procura dar passos, melhorar, crescer e ultrapassar limites. Qual desses você pensa que tem a benção do seu Senhor?
3. Porque fizemos somente o que devíamos fazer? - Jesus espera mais de você do que você pensa. Jesus quer ver mais de você do que aquilo que Ele te manda fazer. Pessoas tolhidas, limitadas, previsíveis, e que fazem as mesmas coisas por anos e anos sem dar um passo para melhorar, crescer, desenvolver e fazer diferente. Como Cristo chama essas pessoas?
4. Assim também vós - Como você é meu irmão? Pediram para você liderar algo, ou ensinar numa sala de aula, ou fazer algum trabalho, e você faz só aquilo? ensinando as mesmas e velhas lições, com aquele mesmo grupo de pessoas, cantando os mesmos louvores, naquela mesma igrejinha por anos e anos? Ou você se inquieta com isso? sem mudança, sem progresso, sem novos alvos …
5. Perguntas
a. Como você conceitua o servo que enterrou seu talento?
b. Como você conceitua o servo inútil?
c. Como você conceitua o servo bom e fiel
d. Que tipo de servo é você?
e. Quais áreas você pode melhorar?
CAPÍTULO 12 - COMO FAZER A OBRA DE DEUS
Texto para Leitura: 1 Coríntios 15:58
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
1. Introdução - O que é fazer a obra de Deus? Primeiro trabalhar para Deus não é o mesmo que trabalhar na igreja. Muitas pessoas trabalham na igreja e o fazem como qualquer trabalho secular.
Outra verdade é que o trabalho para Deus pode ser feito em qualquer lugar. Uma pessoa pode trabalhar para Deus dentro de uma oficina mecânica, num hospital, em um supermercado, numa escola ou até mesmo num presídio.
Agora, como essa obra deve ser feita?
2. Seja firme — Deve ser feito com firmeza, prontidão, disposição, boa vontade, seriedade e convicção. Será que você viajaria num avião no qual o piloto estivesse inseguro ou confiaria numa pessoa que estivesse se escondendo o tempo todo? Para ser firme, você precisa ter conhecimento da importância do seu trabalho.
3. Seja constante — Deve ser feito com constância. Um dia de trabalho de um pedreiro não é grande, mas o trabalho de um mês, ou de um ano sim. Podemos ver o quanto foi construído. O problema é a inconstância, e quando pensamos que está tudo bem, chegam dizendo que não podem mais continuar. Para ser constante, você precisa de uma visão e de um plano de ação.
4. Seja sempre abundante na obra do Senhor — Quanto você produz em sua indústria? Você merece o salário que recebe? Para ser abundante, você precisa fazer com entusiasmo, força, ânimo, ter saúde e estar motivado. Como está o seu trabalho para Deus? Como vai o seu grupo de discípulos? Você é hoje mais abundante do que no princípio?
5. O seu trabalho não é vão (João 12:26) — Aquele que me serve deve seguir-me, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, meu Pai o honrará.
Se os homens pecadores sabem como honrar os que trabalham para eles, agora, imagine o próprio Deus que é infinitamente justo e perfeito. De quem você está esperando receber pelo seu trabalho nessa obra?
6. Perguntas
a. Por que nem sempre os que trabalham na igreja não estão trabalhando para Deus?
b. O que é a obra de Deus?
c. Onde pode ser feito a obra de Deus?
d. Quem trabalha para Deus deve esperar reconhecimento dos homens?
e. Você trabalha para o Senhor?
CAPÍTULO 13 - AGORA, FILHO DE DEUS
Texto para Leitura: I Joao 3.2
“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque assim como ele é o veremos.”
1. Introdução - Amados, agora somos filhos de Deus. Antes você era apenas uma criatura, agora você é filho. Quanto peso e responsabilidade há nessa expressão? O mundo em sua volta deseja ver a vida de Deus em você. Como resplandecer essa nova vida e a presença de Deus em sua volta?
2. Pague o preço - Muitas pessoas têm se tornado negligentes na busca da perfeição no Senhor. Acham que é só fazer uma certa oração e Deus tem que responder. Elas não querem saber de assumir seu papel na casa de Deus. São como eternos visitantes. Buscam a Deus somente em alguma necessidade. Pensam que Deus é como um teclado de computador, só clicar e tudo está resolvido.
3. Administre bem - Deus está dizendo, volte para a responsabilidade. Deixe de ser apenas um ouvinte da Palavra, assuma seu lugar na casa de Deus e em sua casa. Administre bem seus negócios. Organize sua família de acordo com a palavra de Deus. E então aumente sua tenda que Deus vai abençoar.
4. Determine a qualidade do seu futuro - Podemos não gostar da família na qual nascemos, mas, com certeza podemos determinar o tipo de casa que criaremos nossos filhos. Trabalhe com as próprias mãos. Cuide dos seus negócios. A escolha responsável é sempre nossa e quando escolhemos obedecer a Deus, ele nos abençoa.
5. Não culpe ninguém - Não espere ninguém fazer por você. Deixe de culpar o sistema e as autoridades. Desista de culpar seus pais. Pare de culpar seu pastor, seu marido, sua mulher, seus filhos e seu patrão. Assuma seus próprios atos e seja um administrador responsável. É isto que Deus quer que você faça.
6. Nunca tente mudar o passado - O que aconteceu ontem, já passou, nunca mais volta. Hoje é um dia novo, que amanheceu para você assumir a tarefa de tomar consciência de sua responsabilidade. Hoje, é a estação da nova oportunidade que Deus te deu para arrumar as suas coisas.
7. Lembre-se, você agora é um filho de Deus - Tudo o que Deus podia fazer por você, ele já fez. Agora é sua responsabilidade mudar a sua forma de pensar. O povo de Israel saiu do Egito, mas infelizmente o Egito não saiu deles, por isso muitos pereceram.
8. Perguntas
a. Qual é a diferença entre ser uma criatura ou ser um filho de Deus?
b. Quantas coisas você ainda precisa mudar na maneira de pensar?
c. O que é assumir responsabilidade para você?