Ficha Catalográfica

Supervisão Editorial - Pra Hermínia Santana

Revisão Geral -  Giselly Lima

Diagramação e Capa - Ronildo da Cruz Ribeiro

Autor - João Nunes Santana

“Todos os direitos reservados a IDPB Manaus Moderna. É expressamente proibida a cópia, reprodução total ou parcial  deste livro sem a devida autorização expressa pela IDPB Manaus Moderna.”

IDPB Manaus Moderna - Escritório, Rua Leopoldo Carpinteiro Péres, 640 - Petrópolis, CEP: 69063-510, Manaus - Amazonas - Brasil, Fone: +55 92 3663-2140 - johnnunes@hotmail.com | idpbmminfo@gmail.com

Para nos encontrar em todo Brasil

 



Manaus/AM - Brasil, 2023


APRESENTAÇÃO / NOSSO OBJETIVO / NOSSA ORAÇÃO

APRESENTAÇÃO 


É com enorme alegria que apresentamos essa série de lições sobre os Poderes de Cristo. Nosso desejo é que você estude cada uma dessas lições, fazendo perguntas, indagando com seu líder, e aprendendo ao máximo e ao final desta série, cremos que você experimentará em sua vida o poder de Jesus, o Filho de Deus.

NOSSO OBJETIVO


É fácil focarmos em um único ponto e não observamos o conjunto. O objetivo dessas lições é ajudar você observar a abrangência, a generalidade e a universalidade do poder de Cristo. 

NOSSA ORAÇÃO


O poder de Jesus é infinitamente mais amplo e mais abrangente de tudo o que podemos imaginar.  Escrevemos sobre esses para que você comece a entender quem é Jesus Cristo. Nossa oração mais sincera é que você conheça, experimente e prove o poder de Jesus.

Capítulo 01 - PODER SOBRE A LEPRA

Texto bíblico para leitura: Mt 8.1-4


A lepra é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, causando grande feridas em várias partes do corpo. Era a mais devastadora das doenças na antiguidade. Pessoas com lepra eram consideradas amaldiçoadas e afastadas imediatamente do convívio social. 


O texto sagrado diz: 


1. E, descendo ele do monte.


Jesus tinha acabado de pregar o seu histórico sermão da montanha e estava descendo a montanha. Uma grande multidão o seguia quando; 


2. E, eis que veio um leproso.


(a) O drama de um homem solitário. Banido da sociedade, banido da família e da religião. Esse podemos dizer que era como um morto vivo perambulando pelos desertos da vida. Quem se importava com ele? Quem ligava para ele? Mas será que Deus também não se importava?   


(b) Um farrapo humano. Esquecido e desvalorizado. Vivendo em grutas como animais longe do lar e seus familiares. Comendo as migalhas que os outros deixavam. Mas será que foi esquecido também pelo Senhor? 


(c) Quem era esse homem? Qual era o seu nome? Como era sua vida? Como ele pegou essa doença? Será que ele teve uma família? Há quanto tempo estava vivendo assim? Quantas pessoas anônimas passam por nós que nada sabemos sobre elas, mas será que Deus não sabe?  


(d) Mas quando ele ouvia as palavras de Jesus, seu coração batia forte, era como o nascimento da esperança perdida. Era como o nascer de um novo dia. Era como água no deserto. Os ensinos de Jesus eram como uma melodia celestial em seus ouvidos.


(e) Ele comia cada palavra que saia da boca do Mestre. Ele ouviu o Mestre falar que bem aventurados eram os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, e os que sofrem perseguição por causa da justiça. Tudo isso era como uma melodia celestial em seu coração. 


(f) Ele se esforça para ouvir mais e mais. Se escondia por entre as fendas das rochas porque não podia chegar perto das pessoas para sentar e ouvir os ensinos. 


(g) Quando Jesus terminou sua pregação. Era inacreditável, ele estava vindo exatamente em sua direção. Ele não podia perder a oportunidade. Aquele seria a única chance de sua vida. Não teria mais outra. O mestre vai passar por aqui. Era a sua única chance de falar com ele.


3. E o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo  -  "Se quiseres”.  O que significa isso? 


(a) Não tenho dúvida que o Senhor pode. 


(b) Só não sei se o Senhor quer. 


(c) Teria o Senhor ainda algum interesse em                          minha vida?


(d) Teria eu ainda algum valor para o Senhor?


(e) Já estou mais morto do que vivo. 


(f) Não tenho mais força. 


(g) Já pequei muito. 


(h) Já fiz muito mal para as pessoas. 


(i) Já destruí tudo o que tinha. 


(j) Já estou no fim, sou apenas um trapo humano.   


4. Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra - Jesus falou três coisas: 


(a) “Quero”, Apesar de todas as coisas você é valioso sim para mim. Sua vida ainda tem valor, você é um ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Sua vida não acabou. Deus ainda tem um plano para você. Você pode não ter valor para os homens, mas tem para Deus. 


(b) “Sê limpo”. Essa lepra foi o diabo quem te deu. Mas hoje eu estou te dando a cura. Hoje sua vida está sendo restaurada, hoje o sonho impossível está sendo realizado. Hoje você pode voltar para sua casa e para sua família. Hoje não tem mais que dormir em uma gruta, não tem mais que comer do lixão, hoje você vai sentar na mesa com sua esposa e filhos. Hoje é o dia da sua libertação.  


Quantas pessoas passam por nós e nada sabemos sobre suas vidas. Quantas pessoas vivem e se sentem exatamente assim como esse homem vivia e sentia. Para ele a vida já tinha se acabado. Até o dia em que ele ouviu Jesus falar e sua vida foi transformada.  Quero dizer que o mesmo Jesus está falando aqui neste momento. 



Capítulo 02 - PODER DE CRISTO SOBRE A PARALISIA

Texto bíblico para leitura: Mt 8. 5-13 


No capítulo anterior aprendemos sobre o poder de Cristo sobre a mais devastadora das enfermidades. Agora vamos aprender sobre o seu poder sobre uma enfermidade descrita apenas como uma paralisia que deixa a pessoa violentamente atormentada. Que doença era essa, e qual era a sua origem? Não sabemos. Sabemos que essa pessoa era servo de um centurião.    


1. Quem eram os centuriões?


Eram chefes militares a serviço de Roma. Os romanos eram os cidadãos de primeira classe. Mas mesmo sendo um oficial, não se achou digno de ver o rosto de Cristo. Por isso mandou emissários interceder por ele  junto a Jesus. (Lc 7.1-10) 


2. Qual foi o pedido do centurião? (v.6)   


Senhor, meu criado jaz em casa paralítico e violentamente atormentado. A palavra grega paralytikos indica paralisia causada por uma variedade de doenças afetando os músculos e órgãos do corpo.


3. Jesus lhe diz: Eu irei e lhe darei saúde (v.7)


Mostra a grande disposição de Cristo. Ele demonstrou interesse pelo leproso e demonstra interesse por esse homem rico. 


4. Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado (v. 8)


Mesmo que fosse um estrangeiro vindo de um país poderoso e fosse chefe militar, ele achou que era presunção de sua parte querer que Jesus fosse à sua casa. Presunção é mostrar ostentação, ser esnobe, excessiva vaidade e orgulho em si mesmo pelo que é, pelo que conquistou, pelo que tem.


5. Mas diz apenas uma palavra e meu servo sarará (v.8)


Teve um discernimento muito grande de quem era Jesus. Primeiro ele demonstrou absoluta confiança em Jesus, sabia que sua palavra tem força, que uma ordem sua  seria obedecida, e que uma palavra sua dada era cumprido  em outro lugar.


6. Pois também sou homem sujeito à autoridade


Mesmo sendo um centurião, ele se considera um oficial de baixa patente que tanto recebia como dava ordens a seus subordinados e eles o obedeciam. 


7. Maravilhou-se Jesus (v. 10)


Apenas duas vezes é dito que Jesus ficou maravilhado. Não foi pela beleza da cidade, nem pelas esculturas, nem pelas pinturas, nem pela arquitetura dos palácios, nem pelo poder militar dos romanos, nem pelo fervor religioso do povo judeu. Ele ficou maravilhado de encontrar tanta fé onde não esperava. E então disse vai, e como tu creste te seja feito, e naquela mesma hora seu criado sarou (v.13) 


Hoje, o que chama a atenção de Cristo? Seria a sua beleza física, seria a sua posição social, seria sua riqueza ou pobreza, seria seus feitos heróicos, sua origem familiar, seria a casa onde mora? O país de onde você vem? O que chama a atenção de Jesus? O que mexe com Ele? O que o faz ficar de pé, ou levantar sua cabeça para olhar para você?



Capítulo 03 - PODER SOBRE OS DEMÔNIOS

Texto bíblico para leitura: Mt 8.16


Nosso objetivo é que você conheça o poder de Jesus e assim você possa ter confiança que ele pode ajudar nas horas difíceis da vida. Nos capítulos 8 e 9  de seu livro, Mateus cita vários atos poderosos de Jesus. Neste capítulo vamos tratar sobre mais um deles, e aprender sobre o poder de Cristo sobre os demônios. Se ele fez, ele pode fazer. Porque a palavra diz que ele não muda.  


O texto sagrado diz: ( Mt 8.16 ) -  E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos malignos, e curou todos os que estavam enfermos.


1. O que são os demônios? 


(a) O texto sagrado diz que as pessoas estavam endemoniadas ou seja possuídas por demônios. 


(b) Depois no mesmo texto fala que Jesus expulsou deles os espíritos malignos. Então podemos dizer que esses espíritos malignos são demônios. Quem são os demônios? Segundo a Bíblia são anjos caídos. Há outro texto que os chama de espíritos imundos. Ou seja, que vivem ou que gostam da sujeira. 


(c) Como são chamados de espíritos, logo são criaturas que vivem em busca de um corpo. Tudo indica que o corpo humano lhes dá um certo prazer ou conforto. 


2. Que poder tem o homem sobre os demônios? 


Quando o homem abre a porta e eles entram, nada mais pode fazer. Demônios estão por traz da bebida, das drogas, dos roubos, dos homicídios, do adultério, da prostituição, da violência, das enfermidades, da fofoca, da dureza do coração e da separação de pessoas.     


3. Mas quando Jesus levanta a sua voz, eles são expulsos pelo poder de sua palavra (v.16) 


O que é expulsar? É o mesmo que desalojar, desterrar, repelir ou fazer sair à força.  Que homem na face da terra tem poder sobre demônios? Nenhum. Mas quando Jesus Cristo levanta a sua voz, eles tem que sair porque chegou alguém mais poderoso que eles. 


O que isso significa hoje? 


(a) Jesus não andava procurando demônios, mas todas as vezes que os encontrou, ele os expulsou.


(b) O objetivo de Cristo não era fazer ostentação de poder, mas libertar uma pessoa da opressão demoníaca. 


(c) Os próprios demônios testificam da divindade de Jesus. 


(d) Se Jesus teve poder no passado, será que ele ainda tem hoje?  

Capítulo 04 - PODER SOBRE A NATUREZA

Texto bíblico para leitura: Mt 8. 23-27


Qual é o nosso objetivo?  Formar Jesus no coração de nossos  irmãos. Queremos que a fé nasça em seus corações. Porque sabemos que no dia da adversidade Jesus será o nosso porto seguro, a nossa rocha onde podemos nos agarrar. Como disse Davi, ele nos esconderá no seu pavilhão.  E neste capítulo vamos aprender a respeito do poder de Cristo sobre a natureza.   


O texto sagrado diz: E entrando ele no barco seus discípulos o seguiram; e eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas, ele, porém estava dormindo. E seus discípulos se aproximando, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! Que perecemos (Mt 8. 23-27).


1. Que poder tem o homem  sobre a natureza? 


(a) Uma situação impossível para o homem - Será que o homem com todo o seu conhecimento científico pode controlar os ventos e o mar? Que controle temos sobre os ventos? E sobre as ondas do mar? Isso é simplesmente impossível para os homens. 


(b) Podemos sim - Estudar a natureza,  procurar compreender suas leis e forças, usar e aproveitar essas forças.  Hoje os homens estão aproveitando a energia solar, a energia eólica, que é o aproveitamento da luz do sol e do vento para produzir energia. Mas será que podemos controlar os ventos? Podemos estudar o mar, tirar proveito de muitas coisas do mar, mas será que podemos controlá-lo? 


(c) Os maiores navios do mundo - É certo que mesmos os maiores navios transatlânticos mais parecem uma caixa de fósforo em meio ao oceano.


(d) A nação mais poderosa do mundo - Os Estados Unidos sofrem todos os anos com tornados e furacões que destroem cidades inteiras causando prejuízo e inundações e até a morte de pessoas. Quem pode controlar as chuvas, as secas, o clima, as enchentes, os vulcões, o mar com os seus maremotos?   


2. Mas quando Jesus se levanta e repreende os ventos e o mar (v. 26)


(a) Seguiu-se uma grande bonança. Por que a natureza obedece? Porque ele tem legitimidade. Mas quando Jesus fala, ele  fala como criador. Foi ele quem criou a água, as correntes marinhas e os grandes peixes do mar. Foi ele quem criou os ventos, a atmosfera da terra, fez o dia e a noite.


(b) Discípulos ficaram maravilhados (v.27) - O que é isso? Quem é esse homem? Que até os ventos e o mar lhe obedecem? 


(c) Esse é o objetivo de Mateus - Mostrar o poder de Cristo sobre a natureza.  Jesus tem poder sobre os elementos naturais. Ele tem poder sobre os ventos, sobre o mar. Em dois outros momentos ele abençoa seus discípulos com uma pesca maravilhosa, mostrando o seu poder sobre a vida dos animais no mar.


(d) Que homem andou sobre as águas? Fez a água se transformar em vinho?


3. Qual deve ser a nossa posição para com Jesus Cristo? 


Devemos fazer como seus discípulos: Entrar no barco com Jesus.  Isso mostra a essência de ser um discípulo de Jesus. Eles sempre seguem Jesus. Eles sempre vão com ele onde quer que ele vá. Você já é um seguidor de Jesus?


Hoje o que mais vemos são discípulos que não seguem seu Senhor. 


Seja no mar, seja em terra firme, qualquer que seja a situação da vida, Será que ele não é poderoso para nos proteger?

Capítulo 05 - PODER SOBRE O PECADO

Texto bíblico para leitura: Mt 9.1-8


Mateus cita vários atos poderosos de Jesus - Nos capítulos 8 e 9 Mateus cita vários atos poderosos de Jesus. (1) Seu poder sobre a lepra, (2) Seu poder sobre a paralisia; (3) Seu poder sobre os demônios; (4) Seu poder sobre a natureza. E neste capítulo vamos aprender a respeito do poder de Cristo sobre o pecado. 


O texto sagrado diz: E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.


1. Que poder tem o homem sobre o pecado? 


(a) O pecado é outra situação impossível para o homem -  Quem pode resolver a questão do pecado? Quem pode se purificar de seu pecado? Quem pode pagar pelo seu próprio pecado? Será que sacrifícios pessoais podem limpar a nossa consciência do pecado? O que o homem pode fazer para ficar livre do seu pecado? 


(b) O que é o pecado? - O pecado é uma nódoa gravada em nossa alma e consciência que jamais podemos tirar e nem nos livrar. (I) O pecado é mais do que um simples ato, ele é uma prisão para pessoa (João 8.34). (II) Pecado é injustiça (I João 5.17). (III) Pecado é iniquidade (I João 3.4). O pecado é um destruidor. Destrói família, separa pessoas, afasta o homem do seu criador, faz nascer o ódio no coração dos filhos contra seus pais e enche as prisões. Além de lançar os homens na perdição eterna.  


(c) Podemos carregá-lo por toda a vida e sempre estará gritando em nossa consciência. 


(d) O pecado de roubar, matar, mentir, ficar com o que é dos outros, blasfemar, abortar - Nunca sairá da sua mente que um dia você fez isso, simplesmente fica gravado para sempre em sua consciência e não tem ato de bondade que possa reparar o seu pecado. 


(e) Por que os bares estão sempre cheios? Por que alguém usa drogas? Para terem um momento de sossego em sua consciência que clama pelos atos que fizeram. 


(f) Por que os presídios estão sempre cheios? -  Por que a corrupção não se acaba no mundo? Por que a violência não se acaba no mundo? Por que as drogas não acabam no mundo? Por que existem as guerras no mundo? 



2. Mas Jesus Cristo vendo a fé deles e diz:


(a) Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.


(b) Marcos diz que eram quatro homens que trouxeram o paralítico e que devido a multidão fizeram um buraco no telhado da casa e com uma corda o colocaram na frente de Jesus. (Mc. 2.1-12)  


(c) Jesus vendo a fé deles - Aqui temos outro poder de Jesus. Ele pode ver a fé nas pessoas.


(d) Será que Jesus está hoje vendo a fé de alguém para ser perdoado? Quando Jesus olha para você, o que ele vê? 


Será que Jesus Cristo ainda tem poder para perdoar pecados hoje? Você já sentiu o poder do perdão de Jesus? Já experimentou aquele fardo terrível, ser tirado de suas costas pelo poder de Jesus? Ele mesmo diz: Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecado (v.6). 


João disse: Se confessarmos os nossos pecados ele (Jesus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (I João 1.9). 


Você não gostaria de experimentar esse poder de Jesus em sua vida? Hoje Jesus quer dizer de novo: Filho, perdoados são os teus pecados. 

Capítulo 06 - PODER SOBRE O HOMEM

Texto bíblico para leitura: Mt 9.9-13


Qual é o nosso objetivo?  - Formar Jesus no seu coração e de nossos  irmãos. Queremos que a fé nasça em seus corações. Porque sabemos que no dia da adversidade Jesus será o nosso porto seguro, a nossa rocha onde podemos nos agarrar. Como disse Davi, ele nos esconderá no seu pavilhão.  


Nos capítulos 8 e 9 de Mateus, ele cita vários atos poderosos de Jesus. (1) Seu poder sobre a lepra, (2) Seu poder sobre a paralisia; (3) Seu poder sobre os demônios; (4) Seu poder sobre a natureza; (5) Seu poder sobre o pecado. E neste capítulo vamos aprender a respeito do poder de Cristo sobre o homem.   


O texto sagrado diz: E Jesus passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus, e disse-lhe: segue-me. E ele levantando-se, o seguiu.


1. Que poder tem um homem sobre outro homem? 


Aqui temos outra situação impossível.  Que poder tem um homem sobre outro homem? Ninguém tem o direito e nem o poder de interferir na vida de outra pessoa. 


2. Até onde vai o poder de um homem sobre outro homem?


(a) Todo poder de um homem sobre outro homem é relativo. Alguns homens governaram e governam sobre outros homens, mas esse poder é relativo e limitado. 


(b) Houve homens que subjugaram outros homens, mas isso foi legítimo? Quem lhes deu esse poder? Isto é feito à força, pela violência, pelo poder financeiro,  e não tem legitimidade. 


(c) Um homem pode até tirar a vida de outro homem, mas isso é uma usurpação de poder. Isto é um crime. Porque de fato somente o criador tem esse direito.  


3. Mas quando Jesus Cristo disse: Segue-me! - O que ele está dizendo? 


(a) Ele está falando com a força daquele que nos criou. É diferente. 


(b) Ele fala com legitimidade que tem o dono da casa sobre a sua própria  casa. 


(c) Ele está dizendo: eu te criei no ventre, te dei a vida, te dou o ar que você respira, a luz dos teus olhos, te dou a força para você se levantar todos os dias, te dei o paladar para você sentir o gosto da comida, te faço ficar de pés todos os dias, fiz o teu coração e todos os teus órgãos. Conheço cada célula de teu corpo, criei o teu DNA. 


4. Quais foram os pensamentos de Mateus diante do chamado de Jesus? 


(a) Será que ele se levantou como um robô que não tem poder de decisão? Não. 


(b) Será que ele pensou, ponderou? Reconheceu a pessoa que estava falando com ele? Sim. 


(c) Por que ele levantou e seguiu o seu Mestre? 


(d) Não posso negar o chamado daquele que me criou. Como recusar ou virar as costas para aquele que me fez no ventre de minha mãe. 


(e) Não é justo negar um chamado daquele que me criou, que me deu a vida e que me sustenta até o dia de hoje. 


5. E se ele tivesse dito não?


Sim, poderia. Mas sua vida perderia o sentido, razão e propósito de ser. Um grande vazio tomaria conta de seu coração. Uma vida sem propósito não é vida. Seria conhecido na história como o homem que teria dito não para o seu criador. E você, como vai ser conhecido?


6. Será que Mateus ficou triste com o chamado de Jesus?


Não. Ele fez uma grande festa, reuniu todos os seus amigos e apresentou-lhes a Jesus e falou que estava seguindo aquele Mestre.   


Hoje Jesus Cristo está chamando você. Qual será a sua decisão? 


Saiba que o rumo que você tomar, vai impactar sua vida para sempre. O que você vai dizer hoje vai determinar o tipo de pessoa que você vai ser amanhã: Uma pessoa feliz e cheia de vida ou uma pessoa vazia, sem propósito e sem razão para viver.   

Capítulo 07 - PODER SOBRE RELIGIÕES

Texto bíblico para leitura: Mt 9.14-17


Qual é o nosso objetivo?  - Formar Jesus no coração de nossos  irmãos. Queremos que a fé nasça em seus corações. Porque sabemos que no dia da adversidade Jesus será o nosso porto seguro, a nossa rocha onde podemos nos agarrar. Como disse Davi, ele nos esconderá no seu pavilhão.  


Mateus cita vários atos poderosos de Jesus - Nos capítulos 8 e 9, ele cita vários atos poderosos de Jesus. (1) Seu poder sobre a lepra, (2) Seu poder sobre a paralisia; (3) Seu poder sobre os demônios; (4) Seu poder sobre a natureza; (5) Seu poder sobre o pecado; (6) Seu poder sobre o homem; e neste capítulo vamos aprender a respeito do poder de Cristo sobre as religiões.   


O texto sagrado diz: Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles?


1. Questões religiosas são um campo minado


Há oito grandes religiões no mundo. E cada uma delas tem centenas de ramificações e milhões e milhões de seguidores. Cada uma delas tem suas crenças, dogmas e tradições. 


Quem teria a última palavra? Aqui temos mais uma situação impossível para o homem. Quem teria autoridade para falar? Quem pode trazer a luz em um caminho tão obscuro para o homem?


2. Mas Jesus levantou sua voz e disse: 


(a) Eu sou o caminho, e a verdade e a vida (João 14. 6) - Sabemos que antes de morrer: (I) Maomé disse: Eu não sei o propósito da vida; (II) Confúcio disse: Eu não sou o caminho; (III) Buda disse: Procure pela verdade; 


(b) Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens. (Mt 23.4) -  No entanto, eles próprios não se dispõem a levantar um só dedo para movê-los.


(c) Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha - Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres. Essa questão de religião são coisas velhas, rudimentares, elementares, são tradições e práticas produzidas por homens que não tem poder transformador e não servem para nada.


(d) Paulo falou que elas têm a aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. (2 Tm 3.5) 


(e) Que autoridade tem Jesus sobre as religiões? - Jesus não é um profeta, um vidente ou um homem  que teve uma revelação do eterno ou alguém que um anjo falou-lhe alguma coisa ou que viu uma visão ou que sonhou um sonho. Jesus não foi um bom homem que procurou a verdade e achou respostas para a vida.  Jesus é o filho de Deus. Ele esteve no princípio com Deus, ele era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez. Nisto está a autoridade de Cristo. 


(f) Jesus está infinitamente acima de profetas, de mestres, ou de alguém que teve um sonho ou uma revelação. Jesus não teve uma revelação, ele já é a revelação. Ele não alcançou a divindade, ele é a divindade. Ele não encontrou o caminho, ele é o caminho. Ele não descobriu a vida, ele mesmo é a vida.   


O que Jesus Cristo nos representa? 


Os homens têm transformado as palavras de Jesus em religião. Mas Jesus é a roupa nova, o vinho novo. Jesus não veio trazer uma religião, mas uma forma de vida. Ele veio trazer o novo nascimento, a vida cheia do Espírito Santo. Ele veio trazer a liberdade, a transformação, a quebra das cadeias, o perdão, a abertura da prisão. Jesus não é a busca de Deus, mas Deus buscando o homem perdido.

Capítulo 08 - PODER SOBRE A CEGUEIRA

Texto bíblico para leitura: Mt 9.27-31


Mateus, nos capítulos 8 e 9  de seu livro, cita vários atos poderosos de Jesus. Nessas semanas vamos tratar sobre mais um deles e aprender sobre o poder de Cristo sobre a cegueira.  Se ele fez, ele pode fazer. Porque a palavra diz que ele não muda


O texto sagrado diz: E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. 



1. O que é a cegueira? 


É a perda completa ou parcial da visão. Causado por glaucoma, catarata, diabetes, e outros. Hoje a ciência médica tem vários recursos para limpar a vista através de raspagens, mas quando a pessoa tem a perda total. Nada mais se pode fazer para recuperar a visão. Sendo algo definitivo para o homem. Se ele perder a vista, nunca mais verá de novo. Mais uma situação impossível para o homem. 


2. Mas não para Jesus Cristo.


(a) Que poder tem Jesus para reparar ou recuperar a visão perdida de uma pessoa? Como ele faz isso? Por que ele tem esse poder? Quem é esse Jesus que pode fazer isso? 


(b) Será que ele tem poder para recuperar células mortas? E restaurar aquilo que foi destruído pelo tempo ou pela enfermidade? 


(c) Que outro ser humano tem esse poder? Será que já existiu alguém com esse poder? 


(d) Ele perguntou: Crede vós que eu posso fazer isso? (v.28)


(e) Tocou então os olhos deles, dizendo: seja feito conforme a vossa fé (v.29) - O que tem no toque de Cristo que pode restaurar o cego? 


(f) E olhos de ambos se abriram (v.30)       


3. Houve outra situação em que ele curou um cego de nascença (João 9.6) 


Aqui ele cuspiu na terra, e fez lodo com a saliva, e untou os olhos do cego que passou a ver. Ele literalmente fez os olhos desse homem e aqui também temos a confirmação da verdade de que se você pedir algo para Cristo que não existe nesse mundo, ele pode fazer existir para você. 


4. Por que Jesus tem esse poder? 


Porque Jesus não é um profeta ou homem de Deus, ou um homem que teve uma visão ou revelação de Deus. Não. Jesus Cristo é Deus. Ele é sobrenatural na essência. Ele é diferente, ele veio de cima, ele criou o homem, conhece sua estrutura física, biológica, emocional e espiritual. Ele sabe tudo sobre você e tem a sua vida em suas mãos.


Jesus nunca fez um milagre para satisfazer a curiosidade das pessoas. Jesus não é um showman. Ele não faz espetáculo para impressionar pessoas. Toda vez que ele agiu foi por causa de uma verdadeira necessidade. Muitas pessoas pedem e não recebem porque pedem mal, para se vangloriar. Deus não vai responder a esse pedido. Qual é o seu pedido ao Senhor? 

Capítulo 09 - PODER SOBRE A MORTE

Texto bíblico para leitura: Mt 9. 18,19, 23-26


Nos capítulos 8,9  de seu livro, Mateus cita vários atos poderosos de Jesus. Nessas semanas vamos tratar sobre mais um deles e aprender sobre o poder de Cristo sobre a morte.  Se ele fez, ele pode fazer. Porque a palavra diz que ele não muda.  


O texto sagrado diz: Dizendo-lhes estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos. E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço, disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país. 


1. O que é a morte? 


Morte é a separação do corpo da alma e quando essa separação acontece, o homem está na eternidade. Uma situação fora do controle do homem. Quando a morte vem, ninguém pode escapar dela. Simplesmente impossível para todos os homens. 


2. A criogenia


É uma técnica de científica que permite refrigerar o corpo humano até a temperatura de - 196 graus celsius, fazendo com que o processo de envelhecimento e deterioração pare. Assim permitindo que no futuro a pessoa possa ressuscitar um dia quando a ciência souber como o fazer.      


3. Mas a voz celestial diz: (Gn 3.19)


No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. 


4. Quem pode impedir esse processo? 


Quem tem poder para retardar isso? Quem tem força para trazer alguém de volta? Será que o homem com toda a sua ciência, tecnologia, e conhecimento científico pode impedir alguém de tornar ao pó? Ou de trazer alguém de volta? 


5. Mas Jesus Cristo entrou dentro da casa onde estava a menina morta: 


(a) Vendo os instrumentistas e o povo em alvoroço, mandou que saíssem. Apenas ritual e incredulidade, não tem valor para nada diante de Deus. 


(b) Entrou Jesus, levou consigo Pedro, Tiago e João, tomou o pai e a mãe foram até aonde a menina estava deitada. (Mc. 5.37, 40).


(c) Pegou a menina pela mão e disse: Talita cumi, que quer dizer: Menina, a ti eu te digo: levanta-te (Mc. 5.41).


(d) E a menina se levantou e andava pois já tinha 12 anos e as pessoas ficaram assombradas com grande espanto (Mc 5.42).


O que é isso que estamos vendo? Quem é esse homem? O que está acontecendo aqui? A menina estava morta, estávamos fazendo o seu velório, pessoas chorando. Agora ela vem andando, falando e comendo? Que história é essa? Esse é o poder de Jesus sobre a morte. As coisas que ele pode fazer são tão grandes que vão espantar você.

CONCLUSÃO


Estamos felizes que você tenha estudado até o final dessa série de estudos sobre os poderes de Jesus. Como dissemos no início, o objetivo era mostrar a abrangência, generalidade e universalidade do seu poder. 


Agora que você estudou sobre a grandeza do poder de Jesus, qual deles mais lhe chamou a atenção? Qual deles você já experimentou pessoalmente em sua vida?


Jesus não é uma religião, não é uma igreja, não é uma crença. Jesus é uma pessoa. Ele entra quando convidado, que ouve quando chamado, que responde quando perguntado. Você já o convidou para entrar em seu coração? 


Ao chegarmos no fim dessa série, queremos aproveitar para convidar você a continuar conosco e juntos aprendermos mais e mais sobre o eterno Filho de Deus. 


João Nunes Santana

Pastor da IDPB Manaus Moderna 

COMO CONHECER MAIS DE JESUS?

1. Cultos todos os domingos - Quando toda a igreja se reúne para louvar e adorar o Senhor Jesus, é quando também ouvimos e aprendemos a palavra de Deus. 


2. New Life todos os sábados - Esse é o culto de jovens. O louvor, adoração e a pregação da palavra de Deus em uma linguagem mais jovem.

 

3. Amplia todas as quartas feiras - É o curso que fazemos no meio da semana. Temos três níveis: (a) O discipulado, (b) A liderança e o (c) Avançado. O objetivo é ampliar o conhecimento  da palavra de Deus e preparar os santos para a obra do ministério. 

 

4. Orações todos os dias - Todos os dias temos um grupo de oração em nossa igreja. Procure saber o horário e venha participar. Muitas portas e milagres tem acontecido na vida daqueles que  buscam a Deus todos os dias  


5. Encontros com Deus - Temos uma agenda de Encontros com Deus em nossa igreja. Procure saber quando será o próximo e participe. Renovação, transformação e libertação tem acontecido na vida daqueles que participam do Encontro com Deus e isso também pode acontecer com você. 

IDPB Manaus Moderna Escritório

IDPB Manaus Moderna Escritório

Rua Leopoldo Carpinteiro Peres, 640 

Petrópolis - Cep 69063-510, Manaus/AM

Telefone: +55 92 3663-1172