Olá querido (a) irmão (ã).

Você esta recebendo em suas mãos este livro que é o fruto de muito trabalho, realizado por toda uma equipe, por tanto, adquira uma cópia digital no botão acima, como uma forma de manter este canal sempre aberto.

Ficha técnica

Vida Sólida

 

 

 

Supervisão Editorial: Hermínia Santana

 

Revisão:  Hermínia Santana / Giselly Lima

 

Diagramação: Ronildo Ribeiro

 

Capa: Calede Santana

 

Produção: Altemar Amorim Matos /  João Daniel

 

1º Edição - Maio / 2024

 

Todos os direitos reservados a IDPB Manaus Moderna. É expressamente proibida a cópia, reprodução total ou parcial  deste livro sem a devida autorização expressa pela IDPB Manaus Moderna.

________________________________________________________________

 

IDPB Manaus Moderna - Escritório

Rua Leopoldo Carpinteiro Péres, 640 - Petrópolis

CEP: 69063-510, Manaus - Amazonas - Brasil

johnnunes@hotmail.com | idpbmanausmoderna@gmail.com

idpbmminfo@gmail.com

 

 

 

 

 

Manaus, AM - Brasil


APRESENTAÇÃO

 

Apresentação

 

 

       

 

 

Vivemos em tempos de muita superficialidade. E aí a pergunta: Como você pode ter uma vida cristã solida? É neste sentido que colocamos nas mãos de nossos irmãos o Vida Sólida.

 

Aqui vamos aprender sobre como enfrentar uma situação de crise, o que fazer e o que não fazer diante das falsas doutrinas, aprender sobre a natureza de Deus e sua palavra, apreciar o valor da integridade, da importância do chamado, do valor da maturidade, do arrependimento, e que chances você tem nesta batalha espiritual que vivemos todos os dias.

 

Esperamos sinceramente que este material seja uma fonte de bençãos para nossos irmãos.

 

 

Pr. João Nunes Santana

IDPB Manaus Moderna

 


CAPÍTULO 1 - TERREMOTO EM LISBOA

CAPÍTULO 1

 

TERREMOTO EM LISBOA

 

Texto para Leitura: Filipenses 3. 12-14

 


1. Um rei sem saber o que fazer diante do caos - Em 1755, um grande terremoto arrasou Lisboa. O rei Dom José perguntou ao general Pedro D’Almeida, o que devia fazer. Quantas vezes não sabemos o que fazer diante da crise? Você já passou por alguma situação na vida em que não sabia o que fazer? Note a resposta ao rei.

2. Sepultar os mortos - Significa que não adianta ficar reclamando e chorando o passado. É preciso sepultá-lo. Colocar o passado debaixo da terra. Existe até uma expressão famosa que diz: não chore o leite derramado. Não se pode viver em função do passado. Quantas pessoas estão presas ao seu passado como se esse pudesse voltar a qualquer momento. O dia de ontem nunca mais voltará. Paulo tinha um lema em sua vida, ele dizia: Esqueço das coisas que para trás ficam. (Fp 3.13)

3. Cuidar dos vivos - Significa que depois que enterrarmos o passado, temos que cuidar do presente, cuidar de quem ficou vivo, cuidar do que ficou ou o que restou da vida. Fazer o que tiver de ser feito para salvar o que restou do terremoto. Cuide dos vivos. A vida é preciosa e precisamos cuidar dela. Paulo continuava dizendo: e avanço para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação.   (Fp 3.13-14)

4. Fechar os portos - Significa não deixar as “portas abertas” para que novos problemas possam acontecer ou vir de fora, ou para que outros terremotos não nos peguem de surpresa. Sabemos que não se pode evitar um terremoto, mas muitos problemas na vida podem ser evitados. Precisamos manter o foco em cuidar dos vivos, concentrar nos negócios e na reconstrução do futuro sem deixar de baixar a guarda. Os construtores do muro de Jerusalém com uma mão construíam e com a outra seguravam a sua arma. (Neemias 4.17-18)


CAPÍTULO 2 - DIZES-ME COM QUEM ANDAS

CAPÍTULO 2

 

DIZES-ME COM QUEM ANDAS

 

Texto para Leitura: Mateus 16. 6

 

1.  Cuidado, acautelai-vos do fermento dos fariseus (Mt 16. 6) - Jesus está instruindo seus discípulos para terem cuidado com o “fermento”, ou seja, com o ensino, a doutrina, as ideias, as palavras e os pensamentos daqueles que falavam ou falam mal de Jesus. Além de terem outras intenções, perguntavam: você crê em Jesus? Ele não é isto que diz ser! Será que seus milagres são de Deus? Será que são verdadeiros?

2.  Mando-vos, porém, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nos recebeu (2 Ts 3. 6) - Existem várias verdades neste texto: (1) Isto é uma ordem dos apóstolos em nome do Senhor Jesus para a igreja, (2) A palavra “apartar” é se separar, não se acompanhar, não ter relacionamentos, com pessoas que estariam prejudicando a igreja, (3) Andar desordenadamente é andar sem ordem, longe da verdade, fora dos padrões da igreja e da Bíblia.

3.  Mas se alguém não obedece a nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe (2 Ts 3. 14) - Pessoas desobedientes a palavra, deviam ser notadas e observados pelos membros e a ordem era para que não se associasse a essas pessoas. Era como dar um tapa sem mãos, ou seja, dar um desprezo a essas pessoas para que se envergonhassem.

4.  Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o (Tito 3. 10) - Paulo não tinha muita paciência com pessoas fofoqueiras, deveriam ser evitadas. Se afaste de pessoas “doentes” espirituais. Se elas quiserem ajuda, tudo bem. Mas não para sentarem com você para fofocar e fazer a sua cabeça, ou a cabeça de outros. Elas vêm festejar com você e aos poucos vão plantando semente em seu coração.

5.  Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saúdes (2 João 1.10) - João, um dos homens mais mansos da igreja. Mas note o que ele diz para não receber em casa uma pessoa que não traz “esta doutrina”. Isto quer dizer o mesmo espírito, pessoa que semeie a discórdia, separação, que não traz palavra de edificação, que critica, fala mal dos seus pastores, fala mal de sua igreja, fala mal de todos.

6.  Conclusão - Cada pessoa é livre. Cada um faz o que achar certo no seu coração. Cada pessoa fala, faz amizade, festeja e recebe quem quiser em sua casa. Agora se você tem aliança com Deus e se visar o crescimento do Reino de Deus, faz bem em atentar para o que a Palavra do Senhor diz sobre esse assunto.


CAPÍTULO 3 - O FERMENTO DOS FARISEUS

CAPÍTULO 3

 

O FERMENTO DOS FARISEUS

 

Texto para Leitura: Mateus 16

 

1.  Vários tipos de crentes - Há os que são sérios, honestos, que querem uma vida direita com Deus, há os que estão crescendo, produzindo frutos e glorificando a Deus. Mas, há também crentes doentes, que são os que tem problemas de língua, problemas de caráter, problemas de heresias, problemas de submissão a liderança (falando a linguagem simples: fofoqueiros, difamadores, insubmissos, espancadores, usuários de drogas proibidas, beberrões, viciados em jogos, prostitutos, ladrões, preguiçosos, avarentos, mulherengos, adúlteros, e assim por diante).

2.  O que é o fermento? - É uma química antiga usada para aumentar artificialmente uma massa. Há vários tipos de fermento, ou para cada massa existe um tipo certo. É uma química bastante usada no preparo de pão. Quase sempre se aplica uma pequena quantidade de fermento para preparar uma massa.

3.  Como o fermento trabalha na massa? - Quando aplicado na massa há um tempo de encubação e neste período não se percebe o que está acontecendo. Embora não parece ofensivo, seu trabalho é de certa forma camuflado, encubada, secreta e silenciosa fazendo a massa inchar e  perder  o estado original.

4.  Um discípulo de Cristo, também pode ser infectado - Jesus falou para seus discípulos terem cuidado com o fermento dos fariseus. Ou seja, um crente honesto, filho de Deus, e bem intencionado pode ser contaminado por ensinos, pensamentos, fofocas, ideias de desconfiança,  maneira de ver dessas pessoas, palavras, filosofia de vida, jeito, e o pior de tudo, a doutrina dos fariseus. Os discípulos poderiam ser contaminados e se tornarem inúteis ou imprestáveis aos propósitos de Deus.

5.  O que devemos fazer para impedir a ação do “fermento do diabo” - Os fariseus eram homens admirados pelo povo. Jesus aconselha seus discípulos a se afastar deles, não se banquetear, ter amizades, não ficar trocando ideias, ou ficar conversando, ou ouvindo. Antes, deveriam se afastar, evitá-los. Os fariseus eram pessoas doentes espirituais e essa doença da alma poderia passar para os discípulos. Esse era o cuidado de Jesus.

6.  Como identificar um coração com fermento? - Os fariseus falavam mal de Jesus. Tratavam Jesus bem só pela frente e depois falavam mal, faziam perguntas para colocar armadilhas para ele. Chegaram a dizer que Jesus tinha demônios. Hoje não é diferente. Crentes que falam mal de seus pastores, criticam igrejas, não se submetem a liderança, zombam e não respeitam autoridades estabelecidas por Deus e se acham no direito de difamar pessoas inocentes, tem fermento no coração. Desses, você deve se afastar. São pessoas doentes na alma. Não são seus amigos, eles querem alguém para ficar do lado deles. Cuidado!

7. Proteja seu coração do fermento - Veja com quem você anda, quem você ouve, quem são os seus amigos, veja quem quer fazer sua cabeça, por que está lhe visitando? São pessoas idôneas? São crentes saudáveis? Ou são pessoas magoadas? Quando lhe visitam, trazem paz ou você adoece?

 

CAPÍTULO 4 - DESCULPAS DO QUE ENTERROU O SEU TALENTO

CAPÍTULO 4

 

DESCULPAS DO QUE ENTERROU O SEU TALENTO

 

Texto para Leitura: Mateus 25. 14 - 30

 

1. Todos têm talentos (vv. 14, 15) - Ele chamou os seus servos, entregou-lhes os seus bens e deu-lhes talentos. Bens é todo o conjunto de qualidades espirituais e naturais que nos qualificam para o trabalho de Deus. Outro texto diz que cada um recebeu segundo a sua capacidade juntamente com a ordem: Negociai até que eu volte (Lucas 19.13)

2. Sentimento absurdo (v. 24 ) - Sabia que é homem severo e que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhastes. Isto é uma mentira. Temos aqui pelo menos três mentiras: (1) Deus não é severo, duro ou implacável. (2) Deus não precisa semear para colher e nem espalhar para ajuntar. Isto é, a lei da natureza havia sido quebrada pelo próprio Deus. (3) Então, ele não precisaria fazer nada porque Deus colheria e ajuntaria mesmo sem ter plantado.  

3. Confissão vergonhosa (v. 25) - Receoso, escondi na terra o teu talento. É uma mentira dizer que não precisamos crescer ou pensar que Deus não espera que minha igreja se multiplique, que eu tenha discípulos, que não posso abrir mãos para mudanças. Realmente grupos pequenos dão muito trabalho. Os membros de uma igreja de grupos trabalham mais do que os membros de uma igreja que não tem grupos. 

4. Sentimento de escravo (v.25) - Com medo ou atemorizado escondi na terra o teu talento. Para ele Deus é um ser que maltrata, pune rigorosamente e por isso esconde na terra. Na verdade, ele está colocando a culpa em Deus pelo seu fracasso.

5. Falsa confiança (v.25) - Aqui tens o que é teu. Não posso ser acusado de ter ficado ou usado e nem de ter deixado ou permitido que alguém tocasse no que é teu. Porque o que é teu é algo sagrado.

6. O princípio da fidelidade (v.23) - Foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei. O segredo do sucesso é a fidelidade com Deus. Aqui temos algumas áreas em que devemos ser fieis: (1) Fidelidade no relacionamento com Deus; (2) Fidelidade com a família; (3) Fidelidade com a igreja local; (4) Fidelidade com o coração da igreja local que é o grupo; (5) Fidelidade com o coração do grupo que é o discipulado. Amar as pessoas é mais importante do que liderá-las. As pessoas não se importam com o que você sabe até que saibam o quanto você se importa com elas. (John Machel).

7. Conclusão: Deus quer filhos empreendedores - No céu teremos uma eternidade para descansarmos. Esse é o nosso lugar de trabalho. Você recebeu talentos naturais e espirituais. Invista, negocie, trabalhe, faça o seu melhor. Seja o melhor discipulador, Deus quer filhos empreendedores. Nunca enterre seus talentos.

 

CAPÍTULO 5 - O OLHAR DE JESUS

CAPÍTULO 5

 

O OLHAR DE JESUS

 

Texto para Leitura: João 4. 35-36

 

1. Eu vos digo: erguei os vossos olhos (v.35) - Como os homens olham? De modo natural, localizado, para baixo, para os problemas, para as dificuldades, para as barreiras, para as limitações, para as decepções, para as doenças e para o pecado. Mas, Jesus nos manda erguer os nossos olhos para contemplarmos as dimensões espirituais e as coisas de Deus.

2. Vede os campos! (v. 35) - Você já viu os campos do Senhor? Ver e olhar são duas coisas diferentes. Jesus nos manda ver os campos. Que campos são esses? São multidões de seres humanos. E existem tão poucos trabalhadores trabalhando nestes campos. Só em Manaus há mais de 2,2 milhões de habitantes, em Petrópolis há mais de 80 mil, no Brasil há mais de 2,1 milhões e no mundo mais de 8 bilhões de pessoas. (Mt 9.37,38).

3. Já estão brancos para a ceifa (v.35) - A palavra ceifa é o mesmo que sega e que significa o ato de cortar pelas raízes, ou cortar os pães maduros quando era ceifa de trigo. Em que sentido os campos estão brancos? Primeiro porque o tempo está chegando ao fim e Segundo porque as pessoas necessitadas de Jesus, estão morrendo sem salvação. Hoje existem muitos crentes, mas poucos ceifeiros, poucos pescadores de homens e poucos trabalhadores do Senhor.

4. O ceifeiro recebe desde já o seu salário (v.36) - Ceifeiro é o homem que trabalha no campo e usa foice para cortar. Os trabalhadores são contratados pelo dono do campo por um salário. Deus espera que cada crente seja um ceifeiro, por isso ele sai a procurar trabalhadores para a sua ceara. E que salário recebe um crente que trabalha colhendo almas para o reino de Deus? (Mt 20.1-16)

5. Ceifa a colheita para vida eterna (v.36) - O médico cuida de doentes, um engenheiro constrói casas, mas nós, estamos edificando um edifício espiritual. O que fazemos tem pouco significado neste mundo. Jesus falou que seu reino não é deste mundo.

6. Assim se regozijam (v.36) - Muitos crentes perderam sua alegria, e notei que nenhum deles está ceifando vidas para o reino. Quando nos envolvemos no trabalho da ceifa, não temos tempo para pensar em nossos próprios problemas e a alegria da colheita nos invade o coração.

CAPÍTULO 6 - DESEJO QUE TE VÁ BEM

CAPÍTULO 6

 

DESEJO QUE TE VÁ BEM

 

Texto para Leitura: 3 João 1

 

1. Amado - Fala do carinho com que o Espírito Santo fala conosco. Ele nos trata bem e pela sua expressão, notamos que Ele nos tem em grande estima e amor. Vale ressaltar que Ele não tem nada contra você.

2. Desejo - Fala do seu sentimento, emoção e torcida. Embora esta carta seja de João, o apóstolo, sabemos que ela foi produto da inspiração divina. Por isso entendo que se trata do sentimento do Espírito Santo.

3. Primeiro desejo: Que te vá bem em todas as coisas - Fala de prosperidade, sucesso, progresso, realização de sonhos, de chegar lá na vida, de conseguir, de vencer, de ser vitorioso, de conquistar, de dar passos para frente e não para trás. Agora, para que as coisas comecem a acontecer em sua vida, agrade-se do Senhor e Ele satisfará os desígnios do teu coração. (Sl 37.4)

4. Segundo desejo: Que tenhas saúde - De que adianta está tudo indo muito bem se você não tem saúde para desfrutar das bênçãos. Uma pessoa doente ou sem saúde, perdeu uma boa parte da vida. Quantos estão neste momento nos hospitais, na dependência de que outros venham lhes ajudar para que possam viver. Se hoje você não tem saúde física, temos a promessa que diz que Ele é o Senhor que sara todas as tuas enfermidades (Salmo 103).

5. Terceiro desejo: Assim como bem vai a tua alma - Alma fala da vida espiritual. Muitos estão bem, tem saúde, mas não estão bem com Deus. Como você está agora diante de Deus? Jesus falou de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma (Mt 16.26).

6. Você está bem com sua alma - Este é um mundo de perigo. Só existe segurança em Cristo. Você quer aceitar Jesus no seu coração, pedir perdão pelos seus pecados e ter a vida eterna em seu coração. Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo (Ap 3.20).

 

CAPÍTULO 7 - DEUS E SUA PALAVRA SÃO UM

CAPÍTULO 7

 

DEUS E SUA PALAVRA SÃO UM

 

Texto para Leitura: João 14. 21

 

1. Conhecer a Deus é conhecer sua Palavra (João 1.1) - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava no princípio com Deus, e o Verbo era Deus. Ou seja, como é que você vai conhecer aquele que não pode ver, uma vez que Ele é espírito? Mas, agora sabemos que Deus e sua palavra são inseparáveis de modo que se alguém quer conhecer o Deus todo-poderoso, basta conhecer a sua palavra. 

2. Crer em Deus é crer em Sua Palavra (João 1.12) - Mas a todos os que o receberam, aqueles que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Jesus é chamado de Verbo ou Palavra de Deus. E como recebemos a Jesus como Salvador? Recebendo, crendo e aceitando a sua palavra. Portanto, crer em Deus é crer na sua palavra.

3. Ser cheio de Deus é ser cheio de sua Palavra (Ef 5.18-19) - E não vos embriagues com vinho, em que há devassidão, mas enchei-vos do Espírito falando entre vós com salmos. Aqui encontramos uma forma de sermos cheios do Espírito Santo: Falando. Mas, seria um falar qualquer? Não. Este falar é um falar espiritual, ou seja, falar da palavra de Deus.

 4. Amar a Deus é amar sua Palavra (João 14.21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama... Se alguém me ama guardará as minhas Palavras. Amar é gostar, ter prazer, se alegrar e sentir desejo de ficar cada vez mais perto da pessoa que se ama. Você ama Jesus? Isto será evidenciado pelo amor pela sua Palavra, a Bíblia. Agora é um paradoxo alguém dizer que ama Jesus e não ter prazer na sua Palavra.

5. Sua Palavra é espírito e vida (João 6.63) - O Espírito é que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que eu vos falo são espírito e vida. Jesus falou duas coisas aqui: (1) sua Palavra é espírito, ou seja, não posso entendê-la naturalmente, preciso abrir o coração para que Deus revele a sua vontade na Palavra. (2) Essa palavra me traz a vida de Deus. Sem ela, ou seja, sem essa Palavra não tenho vida espiritual.

6. Fé é simplesmente crer em sua Palavra (Hb 11.1,6) - Fé é a certeza das coisas que se esperam a prova das coisas que não se veem e sem fé é impossível agradar a Deus. Temos três coisas aqui: (1) Fé é ter certeza nas coisas descritas na Palavra. (2) A Palavra é a prova das coisas que não se veem, ou seja, coisas espirituais. (3) Sem confiança na Palavra é impossível ter a fé verdadeira.



CAPÍTULO 8 - A MENTIRA

CAPÍTULO 8

 

A MENTIRA

 

Texto para Leitura: Mateus 28. 11-15

 

1. Sua arma: a compra de pessoas (v.12) - Alguém já disse que todo homem tem um preço. Não é só com dinheiro que se compram pessoas, favores, amizades, interesses pessoais, ameaças, promessas, influências, presentes, ofertas tentadoras e muitas vezes o choro.

2. Sua essência: a criação de outra versão (v.13) - A verdade dos fatos não lhes era favorável. Então, eles decidem criar uma versão diferente, mesmo que absurda, pois como que discípulos frágeis e desarmados poderiam enfrentar soldados romanos altamente armados e preparados. Mas, precisava ser uma versão oficial e que lhes beneficiasse.

3. Seu poder: a persuasão (v.14) - A persuasão tem poder de convencimento baseado na sua posição. Acontece assim: nós somos autoridades, quem vai deixar de acreditar em nós e crer nas palavras de alguém que não é nada? Afinal, quem daria crédito para uma gentinha? Esse é o mesmo poder dos abusadores de crianças, estupradores e autoridades corruptas.

4. Seu objetivo: manter privilégios (v.14) - Quem abusa, não quer parar de abusar. Quem desfruta de privilégios não quer abrir mãos deles. Quem está no poder não quer entregar, e quem sobe não quer descer. Portanto, o objetivo da mentira é a manutenção dos privilégios, dos salários, dos favores, dos cargos.

5. Sua tática: espalhar factoide (v.15) - O factoide é um fato criado, inventado, forjado, elaborado, trabalhado com o propósito de ser espalhado e crido para que as pessoas continuem sendo manipuladas. É muito usado pelos políticos em tempos de eleição para desestabilizar seus concorrentes e manipular a opinião pública.

6. Sua fonte: o pai da mentira (João 8.44) - A mentira não é apenas um desvio de conduta, uma falha moral ou algo como errar é humano. Toda mentira tem uma origem espiritual e a cobertura do maligno. Como a verdade atrai a Deus, a mentira atrai o diabo. A pessoa passa a ter um espírito mentiroso.

7. Seu alvo maior (2 Cor 4.4) - Cegar o entendimento, não permitir que a verdadeira luz resplandeça na mente do homem, enganar, distorcer, piratear a beleza do evangelho. Jesus ressuscitou!


CAPÍTULO 9 - COMO DEUS PENSA

CAPÍTULO 9

 

COMO DEUS PENSA

 

Texto para Leitura: Lucas 13. 6-9

 

1. Ele tem uma vinha (v.6) - Vinha é plantação de videiras (uvas). Aqui fala da igreja como sendo uma plantação cujo dono e proprietário é o Senhor. É fácil ter uma fazenda e não fazer nada. Quantos têm fazenda e não cuidam dela? Será que Deus é assim?

2. Ele tem cuidado de sua vinha (Is 5.2) - É dito que Deus cavou, limpou das pedras e plantou a vinha de excelente qualidade.  Colocou uma sebe que é a cerca de proteção, edificou uma torre que simboliza visão, construiu um lagar e por último ele contratou também viticultores, a qual são os líderes para tomar conta de sua vinha.

3. Ele será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas (Sl 1.3) - Figueira é a árvore que dá o figo. Que produz o azeite. Somos plantação do Senhor. Somos árvores de justiça. Temos saúde e a vida de Deus fluindo em nossas veias.

4. Venho procurar fruto nela (v.7) Chegou a maturidade, ele veio atrás dos frutos e o que são frutos? É multiplicação. Uma pedra não tem vida, mas uma árvore tem. Você planta um grão de milho e não espera colher outro grão, mas centenas de espigas com centenas de grãos. Ao plantar a oliveira, não o fez por decoração, ele esperava centenas de oliveiras. Quando ele plantou você, ele espera centenas de filhos através  de você.

5. Há três anos não acho fruto nela (v.7) - As árvores têm estação certa para dá seus frutos e a cada ano ele espera pacientemente pelo seu fruto que não vem  por três anos. Há quanto tempo Deus espera fruto de você? E há quanto tempo você não multiplica? Quem são os seus discípulos? Quem são, nesta igreja, os seus filhos na fé? Onde está o seu grupo de discípulos?

6. Seria o solo? - A semente desta oliveira pode ter caído em solo ruim e por isso estaria estéreo. Solo fala do coração. Como vai o seu coração? Você está saudável? Pecados na vida de um líder traz esterilidade nos membros do grupo.

7. Será ausência de água? (Jo 7.38,39) - Lideres vazios e sem o Espírito Santo não se multiplicam.

8. Será ausência de luz? (Pv 29.18) A árvore precisa de certa quantidade de luz do sol para poder ter frutos. Luz fala da Palavra de Deus.  Não estaria essa oliveira doente por falta da Palavra? Demônios agem quando ignoramos a verdade.

9. Corta-a! Por que ocupar ainda a terra inutilmente? (v. 7) - Como você entende essa palavra? A árvore é bela e cheia de folhas, mas não tem frutos, o que acontece? Será que Jesus está falando de árvores ou de pessoas? O Deus que plantou cada um de nós na igreja do seu filho, o que espera de nós? Será que Ele vai agir diferente com você, se continuar infrutífero?

10. Oração - Senhor. Tenho consciência do teu propósito na minha vida. Tu me projetaste, me criaste e me moldaste para crescer e multiplicar. Me perdoa e me ajuda a dar à luz filhos para ti. Em nome de Jesus.

 

CAPÍTULO 10 - INTEGRIDADE

CAPÍTULO 10

 

INTEGRIDADE

 

Texto para Leitura: Mateus 7. 21-23

 

1. O que é integridade - O dicionário define como sendo o estado de ser completo e unificado. Ou seja, quando tenho integridade minhas palavras e minhas ações se combinam. Eu sou o que sou não importa onde esteja ou com quem esteja. Pessoas íntegras não tem nada a esconder e nada a temer.

2. Constrói credibilidade - Para alguém ser um líder precisa de seguidores. E para ter seguidores, o homem precisa ter a confiança deles. A suprema qualidade de um líder é a sua integridade. Alguém já disse: se meu povo me entende, tenho a sua atenção. Mas se meu povo confia em mim, então tenho sua ação.

3. Tem grande poder de influência - As mentes das pessoas são mudadas por observação e não por argumentos. As pessoas fazem o que veem. Uma Pesquisa feita com 1300 executivos diz que a integridade é a qualidade mais necessária para o sucesso dos negócios. (A história do jovem judeu alemão que tinha uma grande admiração por seu pai judeu que o criou segundo as práticas religiosas de sua fé. Seu pai o levava para a sinagoga fielmente. Por volta dos dez anos, entretanto, seu pai teve que mudar para uma cidade na Alemanha. Nesta cidade não havia sinagoga, somente uma igreja luterana e a vida da cidade girava em volta da igreja e as melhores pessoas pertenciam à igreja. Um dia seu pai anunciou que a família ia abandonar suas tradições judaicas e se unir a igreja luterana. Quando a família estonteada perguntou por quê? O pai respondeu que seria bom para os seus  negócios. O jovem entrou em confusão. Seu desapontamento logo deu lugar ao ódio, amargura intensa contra todas as religiões e isto norteou toda a sua vida. Esse jovem se tornou um homem, se mudou para a Inglaterra e foi ele quem um dia disse que a religião é o ópio dos povos. Seu nome é Karl Marx.)

4. Facilita padrões elevados - John Rockefeller disse certa vez que direito implica em uma responsabilidade, cada oportunidade tem uma obrigação e cada possessão, um dever. Muitos hoje estão exigindo os seus direitos, mas não querem assumir suas responsabilidades.  

5. Resulta em boa reputação e não somente imagem - Imagem é o que as pessoas pensam de você. Duas senhoras, passando por um cemitério na Inglaterra, chegaram a uma sepultura onde estava escrito: aqui jaz Severino da Silva, um político honesto. Ó céus! Disse uma das senhoras, não é interessante que eles puseram duas pessoas numa mesma sepultura? Suas repostas as seguintes perguntas vão determinar se você está apenas construindo sua imagem ou sua integridade.

a) Consistência: Você é a mesma pessoa não importa com quem você esteja. ......................................................... ( ) Sim ou ( ) Não

b) Escolhas: Você toma decisões que são melhores para os outros quando poderiam beneficiar mais você. ( ) Sim ou ( ) Não

c) Créditos: Você de pronto reconhece os esforços e contribuição dos outros para o seu sucesso. ................. ( ) Sim ou ( ) Não

6. Significa viver eu mesmo antes de ensinar os outros - Não podemos conduzir alguém além do ponto onde nós mesmos temos ido. Não existem atalhos para a integridade. Um dia toda a verdade será revelada.

7. Ajuda a sermos críveis e não somente competentes - A exigência mais importante de um líder é ganhar a confiança, de outro modo não haverá seguidores. Confiar num líder, não é necessariamente concordar com tudo o que ele faz. Confiança é convicção de que aquele líder faz o que diz. Ninguém enganará o povo o tempo todo. Cada um de nós, será reconhecido por aquilo que somos e não pelo que tentamos demonstrar que somos.

8. Conclusão - Quando perdemos riquezas, nada perdemos; quando perdemos a saúde, perdemos alguma coisa; agora, quando perdemos o caráter, perdemos tudo.

 

CAPÍTULO 11 - O CHAMADO DO CRENTE

CAPÍTULO 11

 

O CHAMADO DO CRENTE

 

Texto para Leitura: João 15. 16

 

1.  Não fostes vós que me escolhestes - Não foi você quem tomou a iniciativa de ser um crente, mas foi Deus que chamou você. Nada aconteceu aleatoriamente, antes Ele tinha o controle de tudo até você ser trazido aos pés do Senhor. Ninguém na igreja de Jesus é algo por sua própria força de vontade. Somos colocados na posição que Deus quer que assim seja. (Mc 3.13).

2.  Mas eu vos escolhi - Ora, ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como foi Arão. Somos o que somos e temos o que temos por uma iniciativa de Deus em nossas vidas. Ele é o responsável por estarmos vivos, pelo lugar que nascemos e por nos colocar no lugar que estamos hoje. Porque achou que essa é a melhor posição para o servirmos. 

3.  E vos designei para que deis fruto - Deus não espera fruto de uma pedra, nem de um pedaço de ferro, mas espera fruto de seres vivos. Ele espera fruto de seus discípulos. Ele disse: “designei”, que quer dizer: projetei, planejei, indiquei, preparei para que esses tenham seus frutos no evangelho. Não existe nenhum crente infrutífero, nem estéreo na igreja de Deus.

4.  E o vosso fruto permaneça - Não é difícil ter um filho. Quantos pais geram filhos e os jogam no mundo de qualquer jeito. O difícil é criar, porque criar dá trabalho, leva tempo, custa caro e exige amor e dedicação. Não é tão difícil ganhar pessoas e encher uma igreja, o difícil é cuidar delas e fazer com que permaneçam nos caminhos do Senhor. Só tem um jeito: DISCIPULADO.

5.  Afim de tudo o que pedirdes ao Pai, vos seja concedido - Jesus promete responder às orações daqueles que estão envolvidos no trabalho de gerar filhos e cuidar deles. 


CAPÍTULO 12 - SUAS CHANCES NA BATALHA ESPIRITUAL

CAPÍTULO 12

 

SUAS CHANCES NA BATALHA ESPIRITUAL

 

Texto para Leitura: Apocalipse 17. 14

 

1. Guerrearão contra o Cordeiro (v. 14) - A vida cristã é uma guerra. Não percebemos isso no pecado porque estamos cegos. Mas quando nos convertemos, nossa percepção da realidade espiritual é redefinida e entendemos que  não temos que lutar contra carne e nem sangue e sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais (Ef 6.12)

2. E o Cordeiro os vencerá (João 10. 28-29) - Eu lhes darei a vida eterna e jamais perecerão; ninguém poderá arrebatá-las das minhas mãos. Meu Pai, que as deu a mim é maior que todos; ninguém pode arrebatá-las das mãos Dele. A igreja de Jesus é muitas vezes atribulada, perseguida, sofredora, mas é uma igreja vencedora. Essa é uma guerra que já tem um vencedor.

3. Sua chance é estar com Ele (2 Cor 5.17) - Vencerão também os que estão com Ele. Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. Mas em todas as coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou. Você quer vencer? Esteja com Jesus. (Rm 8. 37)

4. Sua chance é ser um chamado (Rm 1.7) - A origem da palavra Igreja é “Eclésia” que significa chamados para fora. Fomos chamados para ser santos. Aqui está o primeiro teste para aqueles que estão em Cristo: viver em santidade. Muitos são reprovados neste teste porque querem estar em Cristo e na sua igreja e continuar andando no pecado. Se você quer vencer com Deus, se afaste do pecado.

5. Sua chance é ser um eleito (Colossenses 3.12,13) - Se passar pelo nível de um chamado você será um eleito ou escolhido. Mas qual é o desafio para o eleito? É a convivência com outros também chamados como você. Note o que o texto diz para os eleitos: Revesti-vos de compaixão, de benignidade, de humildade, de mansidão, de paciência. Suportai-vos uns aos outros, e perdoai-vos uns aos outros. Muitos eleitos são reprovados neste teste.

6. Sua chance é ser um Fiel (Ap 2.10) - Seja fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida. Só venceremos se houver fidelidade, lealdade, transparência e compromisso com a causa de Cristo. Muitos são fieis por algum tempo e depois deixam sua fidelidade. Mas, se você quiser vencer precisa ir até o fim.

 

CAPÍTULO 13 - MATURIDADE NO ESPÍRITO

CAPÍTULO 13

 

MATURIDADE NO ESPÍRITO

 

Texto para Leitura: Diversos

 

1. As coisas de Deus ocorrem no Espírito - (1) Porque Deus é Espírito (João  4.24); (2) O conhecimento de Deus ocorre no espírito (I Cor 2.14); (3) O novo nascimento ocorre inteiramente em nosso espírito (João 3.6); (4) A adoração ocorre no espírito (João 4.24); (5)  O Espírito Santo habita em nosso espírito e não em nossa alma e nem no nosso corpo (I Cor 6.17) 

2. Por que muitos conhecem a Bíblia, mas não são transformados? - (1) Porque o homem natural não entende as coisas do Espírito; (2) Porque ainda não tem a revelação; (3) Porque seus olhos espirituais ainda não se abriram. Muitos na igreja pedem poder, mas esse poder já está dentro do crente. O que falta é a revelação que gera a fé para liberar o poder de Deus que está na pessoa do Espírito Santo. (I Cor 2.14)

3. Condições para se ter a revelação - (1) Conhecer a Palavra de Deus. Tudo começa com o natural e depois o espiritual. (2) Ter olhos para ver. Fala da regeneração ou novo nascimento. Aquele que não nasceu de novo é cego e não pode ver as coisas do Espírito; (3) Ter luz, que é o mesmo que ser batizado no Espírito Santo. (4) Ter olhos abertos, ou seja, um coração aberto. Tudo passa pelo coração. (I Cor 15.46)

4. As características da revelação - (1) Gera, expressa e externa a vida de Deus (João 6.63); (2) Gera fé, e desperta o nosso coração para uma fé empolgante. (3) Gera mudança de valores, nunca mais seremos os mesmos. (4) Produz força na hora da tentação.  Quando temos uma revelação sempre poderemos lançar mãos na hora da dificuldade porque há fé naquela palavra.

5. O que você precisa para ter uma revelação? - (1) Ter um coração consagrado a Deus (Juízes 16.20-21); (2) Ter um coração ensinável (I Pe 5.5); (3) Ter um coração limpo (Mt 5.8); (4) Ter um coração sem o véu da tradição (II Cor 3.15 ); (5) Estar cheio da Palavra de Deus (I Cor 15.46)

6. Logos é a palavra escrita (Cl 3.16) - Deve habitar ricamente em nós. Devemos ler, meditar e decorar essa Palavra. Sem o conhecimento da Palavra escrita nunca chegaremos a experiência da palavra viva que é o Rhema. 

7. Rhema é a palavra de Deus falada a nós em uma ocasião especifica (Hb 4.12)- Todo Rhema é baseado no Logos e não podemos ter o Rhema sem o Logos. Somente o Rhema pode nos nutrir em nosso espírito.

 

CAPÍTULO 14 - O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

CAPÍTULO 14

 

O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

 

1. Precisa haver confrontação com a Palavra (v.7) - O pecado de Davi estava escondido. Ele havia aprendido a administrar sua vida religiosa e pensava que tudo estava bem. Mas não perante o Senhor. Quantas vezes o homem faz algo e pensa: isso foi um acidente, ninguém vai saber e nada vai acontecer. Engano. Deus sabe, conhece e sonda todo os nossos caminhos. Para que aconteça o arrependimento você precisa ser confrontado com a palavra de Deus. 

2. Precisa fazer restituição (v. 6) - Segundo a Lei de Moisés o pecado devia ser restituído 4 vezes e Davi sabia disso.  O verdadeiro arrependimento sempre conduzirá a restituição. Foi isso que aconteceu com Zaqueu. (Lc 19.8).

3. Precisa reconhecer sua ingratidão contra o Senhor (v. 7-9) - O profeta falou: Eu o Senhor te ungi rei, te dei nas mãos teus inimigos, te dei a casa do teu senhor e as mulheres do teu senhor, também te dei a casa de Israel e de Judá, se isso fosse pouco, mais e mais te acrescentaria. Agora por que desprezastes a Palavra do Senhor, e  fizeste mal perante os seus olhos?

4. Precisa entender que portas foram abertas (vv. 10-12) - A espada jamais se apartará da tua casa. O que poucas pessoas sabem é que o pecado abre portas no mundo espiritual. Um espírito de violência e prostituição havia entrado na família de Davi. 

5. Precisa saber que o pecador é digno de morte (v. 5) - Todo pecado fere a santidade de Deus, que segundo a Lei de Moisés, era digno de morte. Davi disse que seus ossos se envelheceram e que seu humor pela vida desapareceu. O pecado gera a morte. (Sl 32. 3 e Rm 6.23).

6. Precisa saber que pessoas inocentes sofrerão (vv. 14,15) - Acã pecou, e todo Israel foi derrotado na guerra. Jonas pecou e toda a tripulação do barco sofreu. Adão pecou e toda a humanidade recebeu sua herança. Você não imagina as consequência do seu pecado sobre seus filhos. O homem verdadeiramente arrependido, chora muito por causa deste fato.

7. Precisa ser feito confissão para perdão (v. 13) - Davi disse: pequei contra o Senhor. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri. Confissão não é  relatar  prazerosamente o que foi feito, e sim penetrar no quarto escuro da alma e permitir que a luz penetre sem reservas. É abrir o coração para ser curado e tratado. Sem confissão não há arrependimento.

 

Como conhecer mais de Jesus?

Como conhecer mais de Jesus?

 

        1. Como eu conheci Jesus — Certa vez no trabalho ouvi um jovem falar de Cristo, mas seu modo de falar era diferente, ele falava de um Jesus que estava vivo, que havia transformado a vida de um homem que era viciado em drogas. 


        Depois que ouvi aquele testemunho, por volta do meio-dia, voltando para casa, levantei os olhos e disse: “Senhor Jesus, se tu, existes mesmo, como acabei de ouvir, eu quero te conhecer.” 


Naquele momento meus olhos se encheram de lagrimas, não havia ninguém por perto, mas senti que algo havia entrado dentro de mim e aos poucos fui sentido que minha vida foi transformada. 


Logo depois senti uma sede muito grande pelo livro, porque lembrei que o homem, no trabalho,  abria um livro e agora eu queria muito aquele livro, mas não sabia que livro era aquele. Foi quando fiz a minha segunda oração. Eu disse: “Jesus, eu quero aquele livro”. No mesmo dia eu cheguei em casa e minha mãe estava me esperando na porta dizendo: meu filho, mandaram esse livro para você: era um Novo Testamento.  


Passei a ler sua palavra todos e depois fui à igreja. Foi assim que eu conheci o maravilhoso Senhor Jesus. Hoje, meu eterno e amado Senhor e salvador. 


Essa experiencia já vai fazer 50 anos. 

   

2. Como você pode conhecer o Senhor Jesus? 


a. Primeiro, Jesus Cristo está vivo. Fale com ele, abra o seu coração. Ele ouve, se você o convidar, ele vem. 

 

b. Tenha em mãos a Bíblia, as Sagradas Escrituras, e leia inicialmente o Novo Testamento e leia todos os dias deixando ele falar ao seu coração. 

 

c. Os textos que você não entender, nos procure, será um prazer revelar a você toda a verdade sobre Jesus. 

 

d. Venha para os cultos todos os domingos — Quando toda a igreja se reúne para louvar e adorar o Senhor Jesus e quando também ouvimos e aprendemos a palavra de Deus.  

 

e. New Life todos os sábados — Esse é o culto de jovens. O louvor, adoração e a pregação da palavra de Deus em uma linguagem mais jovem. 

 

f. Amplia todas as quartas-feiras — É o curso que fazemos no meio da semana. É aqui que você vai aprender a abrir a Bíblia, a conhecer verdades profundas da palavra de Deus. É aqui que sua fé vai  crescer como homem de Deus e ampliar sua visão e entendimento do Senhor.  


g. Orações todos os dias — Todos os dias temos um grupo de oração em nossa igreja. Procure saber o horário e venha participar. Muitas portas e milagres tem acontecido na vida daqueles que  buscam a Deus todos os dias.

 

h. Encontros com Deus — Temos uma agenda de Encontros com Deus em nossa igreja. Procure saber quando será o próximo e participe. Renovação, transformação e libertação tem acontecido na vida daqueles que participam do Encontro com Deus e isso também pode acontecer com você. 


Nós, seus irmãos, estamos orando por você. 


João Nunes Santana