HISTÓRIA DA IDPB

De Wesley à IDPB

Começaremos pelo século XVIII, onde João e Carlos Wesley, preocupados com a degradação moral da Inglaterra partiram para o ataque a toda sorte de injustiça, miséria, bebedeira e declínio moral da sociedade e da Igreja Anglicana, que já tinha se dobrado ao capricho da Monarquia.


Sem querer formar uma nova igreja, Wesley formou o Clube dos Santos na Universidade de Oxford e, a partir daí, influenciou toda a nação inglesa com o seu avivamento integral.


Os sermões de Wesley eram voltados para a busca da santidade, arrependimento dos pecados, oração, meditação na Palavra de Deus.


João Wesley realizava cultos ao ar livre nas praças públicas. Em janeiro de 1739 os irmãos Wesley se reuniram para um culto de Celebração para o ano novo, sendo que ao final do culto George Whitefield exclamou “um verdadeiro pentecoste”.


O avivamento ocorrido na Inglaterra no século XVIII abriu caminho para os outros avivamentos que aconteceriam anos depois.


Esses movimentos espirituais contribuíram e aplainaram o caminho para o avivamento que aconteceria no início do século XX, e que mudaria em menos de cem anos o rosto da igreja evangélica mundial. O avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, no início do século XX. Neste século, Deus chamou duas pessoas para realizar a sua obra e que marcaria em definitivo a face da igreja evangélica mundial, trata-se de Charles Fox Parham e William Joseph Seymour.


A Igreja Metodista no final do século XIX era a maior igreja dos EUA. Parham e Seymour eram pastores dessa igreja. Ambos buscavam mais santidade para suas vidas e resolveram se unir ao Movimento da Santidade iniciado por Wesley. Foi a partir desse momento que Parham se dedicou a estudar sobre o livro de Atos, e em particular sobre o Espírito Santo. Para melhor fazê-lo fundou uma escola Bíblica em Topeka Kansas e em Houston Texas. Ambas as escolas se dedicaram no estudo sobre santidade, curas, consagração, arrependimento, etc.


Parham viajou para pregar em Kansas City, e deixou uma tarefa para os alunos: Qual a evidência que a Bíblia mostra do batismo no Espírito Santo? Ao retornar em 31/12/1901, todos chegaram à mesma conclusão: o falar em outras línguas.


No dia 03/01/1902, Parham foi batizado no Espírito Santo e a partir daí, Parham levou a pregação sobre o batismo no Espírito Santo a diversos lugares dos EUA, mas não foi com o primeiro teólogo pentecostal que o avivamento da Rua Azusa explodiu. O pavio da explosão do avivamento pentecostal foi aceso por Parham, mas a explosão aconteceu na mão de um cristão negro, cego de um olho, filho de escravos, chamado William Joseph Seymour.


Seymour foi aluno na escola Bíblica de Houston. Lá entrou em contato com os ensinamentos de Parham sobre santificação, Espírito Santo, arrependimento, etc. Nessa mesma escola estudava Nely Terry uma cristã também negra, que era membro da Igreja dos Nazarenos, e depois foi para Los Angeles.

 

Em Los Angeles falou de Seymour para os membros da igreja, o resultado foi um convite para que viesse pregar na Igreja dos Nazarenos em Los Angeles. A pregação foi uma catástrofe para Seymour, ele foi expulso da igreja.


Um grupo de crentes batista o convidou para pregar sobre o batismo no Espírito Santo em sua casa a Rua North Bonnie Brae, 214. Nessa casa começa o avivamento pra valer. Em 09/04/1906, o poder de Deus encheu a casa e, sete pessoas foram batizadas no Espírito Santo. Com esse acontecimento o lugar ficou pequeno, e alugaram um prédio na Rua Azusa, 312, em Los Angeles, que estava abandonado há alguns anos, e que já tinha sido utilizado como Igreja Metodista, mas agora estava cheio de entulho. Aproveitaram algumas tábuas para fazer bancos, e duas caixas de madeira uma sobre a outra, servia de púlpito. Foi nesse lugar que a Shekinah de Deus, derramou abundantemente o seu Espírito. Estava inaugurado o Avivamento Pentecostal da Era Moderna. Em apenas três anos o avivamento da Rua Azusa e o fogo do Espírito Santo já tinha se espalhado por todos os EUA e este avivamento deu origem as várias denominações, que se encarregaram de espalhar a chama pentecostal por todo o globo terrestre. 


Naqueles anos de avivamento, muitas igrejas pentecostais foram organizadas. Em 30 de Dezembro de 1919, um grupo de sete homens, se reuniu para orar, e logo que terminou o período da oração, fundaram a Pentecostal Church of God of América, elegendo como seu primeiro presidente o irmão John Chalmers Sinclair. O primeiro a receber o batismo com o Espírito Santo.


No ano de 1956, a PCG envia os primeiros missionários ao Brasil para fundar a IDPB, o que só aconteceu oficialmente em 01/07/1957. Simultaneamente na região Norte em Borba/AM, Sudeste em Bragança Paulista/SP e Lagoa Santa /MG. A partir desse trabalho missionário, vários pastores foram formados na Escola Bíblica Central do Brasil em Minas Gerais e várias igrejas foram abertas.


1. O nascimento da IDPB Manaus Moderna

O Pr. João Nunes Santana aceitou Jesus na Igreja IDPB Educandos (atual IDPB Casa de Oração) e no ano de 1982 a Pra. Hermínia Santana aceitou Jesus também na Igreja de Educandos, onde lá serviram ao Senhor e casaram-se.  Em 1988 o Pr. João Nunes Santana foi convidado pelos pastores: Pr. Nery Campos, Pr. Alberto e Pr. Nonato, para iniciar o desenvolvimento do material para o Seminário Teológico – IBIPAM, no bairro de Petrópolis, onde passaram a residir (Hoje é o local onde está o Escritório da IDPB AM).


Devido à dificuldade de irmos para a igreja por conta da distância, passamos a fazer visitas, reuniões nas casas e em um sábado, no dia 16 de abril de 1988, às 19h30, um pequeno grupo de pessoas se reuniram. Éramos 4 pessoas. (João Nunes, Hermínia, Calebe e Batista (um amigo de trabalho da Hermínia). E no dia 17 de abril de 1988 tivemos o primeiro culto de domingo com a presença da Hermínia, Calebe, João Nunes e duas visitantes que eram: Raimunda Nascimento e Socorro (A Socorro saiu correndo da igreja com medo)


A partir daí os cultos passaram a ser regulares, Estudo no meio da semana que chamávamos de Doutrina, Pequenos Grupos, EBD e assim nos tornamos uma Pequena Igreja. Algumas vezes não vinha ninguém para o culto, então nós íamos até a casa deles, e lá chegando, fazíamos uma reunião maravilhosa, regada a louvores, a Palavra, comunhão e depois tínhamos o refrigerante, café, nescauzinho e assim o relacionamento com Deus e entre os irmãos crescia ainda mais e no culto seguinte todos estavam presentes.


A primeira pessoa a conhecer Jesus na IDPB Manaus Moderna, foi uma adolescente chamada Raimunda Nascimento que estava no primeiro culto. A primeira família a se converter, foi a do irmão Reginaldo Torres, Ir. Izabel e os filhos Helane e Hiléia e o irmão Emerson que atualmente está em Curitiba- PR auxiliando no campo missionário. Através desta família, alcançamos vários outros irmãos.


Em janeiro de 1989, o irmão João Nunes, foi consagrado Pastor, a cerimônia foi realizada na Igreja do Educandos e com muita alegria levamos os irmãos para participar desta consagração.


O pequeno grupo de pessoas que ali se reuniam foi tomando forma, crescendo e com um ano depois, já tínhamos nos cultos cerca de 40 a 50 pessoas envolvidas e participando de tudo o que acontecia.


Na medida em que as pessoas foram chegando a igreja foi crescendo e houve a necessidade dela se tornar uma igreja oficialmente, foi então colocado o nome da igreja IDPB Manaus Moderna, por conta da localização onde a mesma se encontrava, no bairro de Petrópolis próximo a um Conjunto Residencial que se chamava  na época Manaus Moderna.



O SONHO DA LARANJEIRA - Pr. João Nunes

Morávamos no terreno da igreja onde havia uma laranjeira estéril que nunca havia dado frutos e quantas vezes eu olhava para ela procurando fruto para fazer um suco para o Calebe e não achava. Os primeiros anos da nossa igreja não foram fáceis, tínhamos pessoas nos cultos, mas não havia compromisso. Neste ínterim, alguém perguntou ao Pastor João Nunes quantos salvos havia na igreja, e aquela pergunta mexeu com ele.


Foi quando numa noite ele teve um sonho, ‘’em que ele abria a janela e via a laranjeira repleta de laranjas, ele começou a contar, contou até 37 e haviam mais que não dava para contar, porque estavam do outro lado. Aquilo o deixou tão feliz que chamou a Hermínia para compartilhar da sua alegria pela laranjeira’’.


Pela manhã quando acordou ele relatou para ela o sonho. Foi a partir deste momento que perceberam um mover diferente na igreja, pessoas começaram a se converter, outros foram batizados no Espírito Santo e mais e mais pessoas começaram a chegar e fazer parte da família de Deus. Hoje temos certeza no coração que aquilo não foi um simples sonho, foi uma revelação divina sobre o início da IDPB Manaus Moderna.



...ALARGA O LUGAR DA TUA TENDA ...

Depois deste momento, Deus tornou a falar com o Pastor e desta vez baseado em Sua Palavra que se encontra no livro do profeta Isaías 54.2,3, onde se ler: “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam, NÃO IMPEÇAS; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas, porque transbordarás. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; A TUA POSTERIDADE POSSUIRÁ AS NAÇÕES E FARÁ QUE SE POVOEM AS CIDADES ASSOLADAS”. (Essa última parte do versículo Deus tornou a falar para os pastores em outubro de 2021, onde menciona o trabalho da igreja para as nações, coisa que nunca imaginaram fazer até o ano de 2009, quando surgiu o trabalho missionário na Bolívia).


Nossa igreja era muito pequena, mas havia tanta certeza no coração do Pastor João Nunes, que Deus nos daria um grande crescimento, a ponto do pastor em um certo dia dizer: ‘‘Eu nunca trocaria essa igrejinha por nada neste mundo’’. 


Em uma noite chuvosa de sábado, chegou um caminhão, cujo o motorista procurava pelo Pastor João Nunes. Sua carga total era madeira, vinda de Itacoatiara, enviado por uma senhora chamada Altacira, que nunca participou conosco na igreja, porém frequentou algumas vezes o Pequeno Grupo na casa da irmã Graça Pacheco, louvamos a Deus por essa madeira e pela vida daquela irmã. 


O Pastor João Nunes mandou fazer muitos bancos e alguns perguntaram por que fazer tantos bancos se temos poucas pessoas? Ele respondeu: ‘’Deus vai trazer novos e precisamos de assento para aqueles que vão chegar’’. A partir daí passamos a ter sempre um número de cadeiras a mais, aguardando as pessoas que o Senhor iria trazer.


Esses cultos eram realizados no andar de cima do prédio onde funcionava o IBIPAM, o qual se tornou pequeno. Então o Pr. João Nunes foi até a Junta Administrativa da IDPB, onde pediu autorização para usar o local por um pouco mais de tempo e fazer uma cobertura na área livre ao lado para fazer os cultos o qual foi autorizado e lá a igreja foi crescendo e se movimentando com Pequenos Grupos e muitas vidas iam sendo salvas.


Nesse período entre os anos de 1990, 1991, 1992, a IDPB Manaus Moderna adquiriu um imóvel na Betânia, hoje o núcleo funciona na Rua Brasil além disso, no mesmo período o Núcleo da Cidade de Deus foi adquirido e tivemos mais dois na Zona Norte de Manaus, os quais entregamos para a IDPB AM.


2. A primeira construção - 

Em meados dos anos 90 o Pastor João Nunes fez uma oração ao Senhor. ‘‘Eu pedi de Deus um palmo de terra para construir para ele um local de adoração’’. A nossa condição era zero. Então compramos um consórcio de uma moto para trocarmos por um pedaço de terra. Era uma loucura porque quem trocaria um pedaço de terra em Petrópolis por uma moto? Mas o Deus dos céus ouviu o nosso clamor. Um milagre aconteceu: um homem, o Irmão Mady, aceitou Jesus e foi curado e nos ajudou a comprar o terreno. O milagre continuou e o Senhor trouxe outro irmão, chamado Raimundo Almeida, do Hotel Neide, próximo a Rodoviária, que trocou a MOTO que adquirimos no consórcio, por 300 sacos de cimento e toda a terraplenagem e em um fim de semana ele fez todo o trabalho de terraplanagem que durou o DIA e a noite toda.


Concretagem da laje: nesse dia de muito trabalho, aflições e temores, vimos o agir de Deus de forma muito especial, cuidando de tudo. Um vizinho chamado Edimar chegou com 2 panelões industriais de sopa, senhoras traziam água para os trabalhadores, o irmão Mady, chegou na hora em que o seixo estava acabando, dizendo; Pastor eu estava indo para a Refinaria quando o Senhor me fez voltar para vir aqui. O Senhor está precisando de alguma coisa? e o Pastor tímido, falou; o seixo está acabando e estamos na metade da laje..., ele pegou o telefone e falou algo e em pouco tempo chegou uma carrada de seixo que foi o bastante para todo o restante da construção.


Nesse sábado tínhamos 80 homens voluntariamente trabalhando para o Senhor e muitas mulheres dando suporte. Foi uma obra muito difícil, mas muito festiva, muitas alegrias e muitas realizações. O Senhor nos ajudou e conseguimos construir uma casa para o Senhor nosso DEUS. 


E no dia 01 de janeiro de 1995 inauguramos o nosso Primeiro Templo num culto pela manhã, e na parte de trás do púlpito foi colocado um grande estandarte dizendo: ‘‘JESUS É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE’’, a Ele toda a Honra, Glória e todo Louvor.


Devido a construção uma vizinha ao lado nos denunciou várias vezes na prefeitura, até que chegamos diante de uma Juíza. O Pr. João Nunes apresentou a Juíza um álbum de fotos da Igreja mostrando o que havia sido feito e ainda estávamos fazendo e dentre as fotos estava a foto do estandarte e então a Juíza se dirigiu a vizinha  e disse: ‘‘eles não lhe fazem mal, porque a senhora não participa dos cultos com eles? Deixe o pastor cuidar da senhora para que todos tenham uma boa convivência e ao sair daquela sala a senhora se dirigiu ao pastor e disse: O senhor venceu pastor, e o pastor respondeu: essa vitória também é sua, e lhe deu um abraço ai a senhora disse: Pastor, encerra aqui, eu nunca mais eu vou entrar em demanda com esta igreja.


3. O crescimento da igreja (Igrejinha) - 

No novo templo, os Pequenos Grupos se multiplicavam e as pessoas vinham para ouvir a palavra do Senhor. Começamos com um culto, depois dois cultos e depois três cultos. Uma escola bíblica com mais de 700 pessoas nos três horários. O prédio não suportava mais a quantidade de pessoas e começamos a ter problemas com estacionamento, foi então que decidimos sair e alugar um local maior.


4. O galpão alugado - 

Foi então que em setembro de 2000 demos mais um passo de fé: Alugamos um galpão na Rua Coronel Ferreira de Araújo em frente da drogaria Canaã, com capacidade para 600 pessoas sentadas. O valor do aluguel era alto para nossa condição, e mais uma vez, Deus usou o irmão Mady que pagou o primeiro mês de aluguel e depois Deus foi suprindo o valor devido, todos os meses, sem que deixássemos de pagar um único mês. Ficamos lá até setembro de 2002.  Era um local imenso para nós. Nossa igreja tomou um novo impulso, muitas pessoas começaram a vir. Tínhamos 5 ônibus trazendo pessoas de diversos locais. Passamos a ter problemas com estacionamento. Foi nesse tempo que Deus colocou em nosso coração o desejo de comprarmos um local maior para a igreja.


5. A compra do local em que estamos hoje - 

Em abril de 2002, compramos o imóvel que estamos hoje. Primeiro essa é uma área privilegiada de quase 6 mil metros quadrados na Zona Sul de Manaus numa esquina com acesso para três ruas. Esse imóvel foi comprado em abril de 2002 pelo valor de 146 mil reais. Como uma igrejinha como a nossa poderia comprar um imóvel como esse? A vinte anos atrás, esse valor seria algo como alguns milhões de reais hoje. Simplesmente impossível! Mais uma vez o Deus dos céus nos ajudou e em dois meses começando no final de fevereiro e no mês abril fechamos a compra.


Como fizemos para adquirir este valor? Com as doações para brechós e venda de tacacá, churrasco e muitas outras coisas que fizemos. Na frente da igreja se tornou um local de negócios onde levantamos parte do recurso e juntamos com a reserva que já estávamos fazendo. Em 31 dezembro do mesmo ano, fizemos o primeiro culto, já no novo local.


6. A construção da Igreja Atual - 

Foram várias etapas: (1) A terraplanagem; (2) Depois o projeto, (3) Execução da obra, que inicialmente era apenas fazer um galpão sem paredes para realizarmos cultos, (4) Fizemos arquibancadas; (5) Problemas com o som; (6) A construção da igreja como está hoje. Tudo isso é um processo que já dura mais de vinte anos. E ao todo a IDPB Manaus Moderna hoje (1988 - 2022) com 34 anos.

 

Leva a Igreja até eles – Certo dia vendo a dificuldade com rota de ônibus, calor e senhoras com crianças, vindo de bairros distantes, o Espirito Santo falou: Leva a igreja até eles. Foi quando Deus orientou o Pastor para alugar e comprar outros lugares. E isso está sendo feito, hoje estamos em muitos lugares diferentes e temos em todos eles a mesma mensagem, os mesmos alvos. Hoje somos: “Uma Igreja em Vários Lugares”. É a mesma igreja que foi multiplicada visando facilitar o trabalho, o cuidado, a adoração, o compromisso de todos, mas com uma só administração.


7. A IDPB Manaus Moderna na Bolívia - 

Em janeiro de 2009, um grupo de jovens pediu uma reunião com o Pastor João Nunes Santana e falaram que estavam orando e jejuando e que estavam indo para a Bolívia. Já tinham vendido suas coisas, saído de seus empregos e agora queriam a minha benção. Pedi que quando chegassem na Bolívia, que frequentassem uma igreja lá. Foi quando um deles me disse: ‘‘Não queremos frequentar uma igreja, queremos começar uma’’. Dei-lhes a minha benção e estabeleci o Janderson Almeida como pastor deles. Foi então que no dia 26 de janeiro de 2009, um grupo de doze jovens da IDPB Manaus Moderna foram para a cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. No primeiro domingo, já fizeram o primeiro culto em cima de uma laje e com toda a dificuldade, para eles que haviam acabado de chegar. 

   

8. Uma criança chamada Bolívia - 

No mês de maio de 2009 os pastores estavam em Manicoré e decidiram ir por terra até a Bolívia. Ligaram para o Ir. Janderson e perguntaram se havia possibilidade de chegarem lá de ônibus, e que documentos eram exigidos. O Ir. Hugo e Janderson checaram junto aos órgãos competentes e responderam que somente precisava da identidade e carteira de vacina da febre amarela. E assim o Pastor João Nunes e a Pra. Hermínia foram de barco até Humaitá e depois embarcaram em um ônibus para Porto Velho seguindo para Campo Grande, chegando em Corumbá onde se encontraram com o Ir. Janderson e em seguida foram para Santa Cruz de La Sierra – Bolívia, chegando lá os pastores reuniram com os irmãos em um devocional, onde viram a condição que estavam vivendo e a alegria deles em servirem ao Senhor. 


Na primeira noite que dormiram na Bolívia, Deus deu a ele uma visão: ‘‘vi algumas crianças vindo me agradecer por tê-las ajudado. Eu não me lembrava de onde eram aquelas crianças e começava a pensar que deviam ser crianças da igreja. Foi quando uma voz dizia: Essa Criança é a igreja da Bolívia’’. Ele chorou copiosamente e perguntou: ‘‘O que posso fazer Senhor, por essa pequena igreja?’’ Assim começou o compromisso da IDPB Manaus Moderna com a Igreja na Bolívia.


9. Compra da Base Missionária na Bolívia - 

No final do ano de 2010, ele recebeu o telefonema de um irmão falando que tinha uma pessoa que queria vender uma propriedade na Bolívia. O valor era 200 mil dólares. Como uma igreja como a nossa poderia dar esse passo? Foi quando Deus lhe deu uma visão a noite: ‘‘‘Eu estava dentro de um ônibus cheio de gente e precisava dar uma oferta para o Janderson, pastor na Bolívia, e não tínhamos o dinheiro. Foi quando me veio a ideia de me ajoelhar e colher moedas que estivessem caídas no chão do ônibus. E assim eu fiz. No final, coloquei as moedas numa mesa, eram muito bonitas, com formas e brilhos diferentes umas das outras e se tornaram em um tesouro. Entendi a visão. Deus queria que de joelhos coletássemos moedas’’ e assim fizemos e no dia 28 de fevereiro de 2011, por 200 mil dólares, demos uma entrada de 200 mil reais e mais 36 parcelas de 6.642,86 como acordado em contrato. Porém para a Glória de Deus conseguimos quitar em 17 parcelas e assim a Base Missionária da Bolívia foi comprada para a glória e honra do Senhor Jesus Cristo, quitando tudo antecipadamente.


10. O crescimento dos núcleos no Brasil – 

Em janeiro de 2020, em uma reunião de oração pela Hannah Reis, foi dado o desafio de começar um trabalho para o Senhor na cidade de Curitiba onde mora. No dia 20 de fevereiro do mesmo ano levamos os missionários Pra. Aida e Haroldo para Curitiba-Paraná e a irmã Nazaré para Juiz de Fora. Em outubro de 2021 tivemos o primeiro encontro com Deus em Curitiba e Piraquara, onde tivemos cerca de 53 irmãos participando do Encontro com Deus e foram 14 adultos e 4 crianças de Manaus para realizar o encontro, com palestras, limpeza, facilitação, correios e alimentação...



11. A IDPB Manaus Moderna não é uma igreja lenta (Mt 25. 16) - 

Diz a Palavra nesse texto que o homem que recebeu cinco talentos saiu imediatamente. Não demoramos a tomar decisões, não custamos a sair para fazer o que tem que ser feito. Quando Deus abre uma porta, quando uma oportunidade aparece, somos rápidos. Quando recebemos os talentos de Deus, saímos imediatamente para negociar com eles


12. O que é a IDPB Manaus Moderna? - 

Essa igreja é um milagre que aconteceu há 34 anos e ainda não parou e continuará a acontecer enquanto nossa confiança estiver no Senhor. Todos os dias continuamos a ver as ações de Deus levando adiante essa obra.


13. Quando digo que tudo isso veio das mãos do Senhor - 

Meu querido irmão e irmã, o que você está vendo hoje é um milagre. Isso não é um trabalho de um homem. Não existe virtude em nós para fazermos tal obra. Somos apenas canais. Não estamos sendo humildes, mas verdadeiros. Nós não tínhamos para quem olhar, porque não tínhamos dinheiro (e ainda não temos hoje), não tínhamos poder, não tínhamos influência, não tínhamos capacidade, não tínhamos força.


14. Agradecimento a Igreja de Educandos -

Onde conhecemos Jesus e tivemos pastores dedicados, honestos, homens tementes a Deus que nos ensinaram os princípios e valores Eternos, o nosso muito Obrigado e que Deus os abençoe ricamente.


15. Prestar nossa homenagem aos primeiros crentes - 

Nossos mais sinceros agradecimentos aos primeiros crentes. Pessoas simples que entregaram suas vidas ao Senhor, confiaram em nós e acreditaram na visão plantada em seus corações de que um dia Deus nos daria um futuro. Tudo isso que foi e está sendo construído tem o recurso de muitas pessoas, tem o suor de muitos irmãos, tem o trabalho de muitos homens e mulheres e a vida de muitas pessoas. A esses, cujos nomes estão no livro da vida, nosso eterno agradecimento e continuamos juntos fazendo a EXCELENTE OBRA DO SENHOR.


Este texto foi elaborado com base no testemunho do Pastor João Nunes Santana e Pastora Hermínia Santana.