Olá querido (a) irmão (ã).

Você esta recebendo em suas mãos este livro que é o fruto de muito trabalho, realizado por toda uma equipe, por tanto, adquira uma cópia digital no botão acima, como uma forma de manter este canal sempre aberto. 

Se você for missionário em outra cidade fora de Manaus, e precisar de mais informações sobre os livros, fale com o suporte aqui!

ESSÊNCIA DA LIBERDADE 

Autor: João Nunes Santana

Supervisão Editorial: Hermínia Santana

Revisão:  Hermínia Santana / Giselly Lima

Diagramação: Ronildo Ribeiro

Capa: Calede Santana

Produção: Altemar Amorim Matos /  João Daniel

1º Edição - Janeiro / 2025

Todos os direitos reservados a IDPB Manaus Moderna. É expressamente proibida a cópia, reprodução total ou parcial  deste livro sem a devida autorização expressa pela IDPB Manaus Moderna.

________________________________________________

IDPB Manaus Moderna - Escritório

Rua Leopoldo Carpinteiro Péres, 640 - Petrópolis

CEP: 69063-510, Manaus - Amazonas - Brasil

johnnunes@hotmail.com | idpbmanausmoderna@gmail.com

idpbmminfo@gmail.com

Manaus, AM - Brasil

2025


APRESENTAÇÃO

É com alegria que apresentamos o livro Essência da Liberdade e desejamos que seja uma benção para cada pessoa que estude e, que tenha acesso a este material.

Até quando uma águia traz alimentos para seu filhote? Até quando uma mãe amamenta seu filho? Até quando uma criança deve engatinhar e começar a andar?

Permita-nos dizer uma verdade: tudo aquilo que Deus podia fazer por você, ele já fez.

E a palavra nos diz: Isto digo conhecendo o tempo, que já é hora de despertamos do sono, porque a nossa salvação está agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. (Rm 13.11)

O objetivo deste livro é mostrar que os planos de Deus são mais amplos do que você imagina, e que Deus espera que você avance rumo a essência da liberdade de Cristo para você.

 

João Nunes Santana & Hermínia


CAPÍTULO 1 - UM MÊS OU 40 ANOS NO DESERTO

 Texto para Leitura: Filipenses 4.8

1. Estavam bem perto da terra prometida - É incrível ver a distância entre o Egito e a Terra prometida. Quantos filhos de Deus hoje vivem do mesmo jeito. Tão perto da liberdade, da benção, da prosperidade, mas vivem vagando pelo deserto abrasador? A parte mais dura é saber que a única coisa que impedia o progresso de Israel era a atitude mental deles.

2. Como o homem pensa, assim é (Pv. 23.7) - Você é feito do total de escolhas que faz diariamente. Mesmo tendo todas as informações, mas se pensa que não vai conseguir, que não vai melhorar, e que as coisas vão sempre de mal a pior, que nunca vai chegar ao topo, que nunca vai superar as dificuldades presentes. Do jeito que você pensa, assim você é. Era mais fácil libertar Israel de Faraó, do que libertá-los da sua maneira de pensar.

3. Dê uma olhada em sua vida - Sua experiência de trabalho tem glorificado a Deus? Quão prospera tem sido a sua carreira? A quantos anos você está naquele cargo de auxiliar? É a sua vontade de mudar, a sua decisão que separa você de uma caminhada de 35 dias ou 40 anos no deserto, em Sua experiência de vida atual.

4. À vida cristã é uma decisão diária (Mt 16.24). Não seria tão bom que Jesus acordasse você cada dia, pegasse pelas suas mãos, guiasse o dia inteiro, ajudasse a administrar seus negócios, certificasse que você mantém o equilíbrio, lhe mostrasse a melhor decisão e mantivesse o tentador bem longe de você? Mas a realidade não é assim. Jesus diz: QUEM QUISER VIR APÓS MIM, SIGA-ME! A terra prometida está sempre diante de ti, mas você precisa até ela.

5. Querer é poder (Sl 37.4) - À força mais poderosa do mundo é o desejo do homem. Jesus sempre dizia as Pessoas que curava: a tua fé te salvou. O Criador não viola o desejo do homem. Cuidado com o seu coração, porque aquilo que o homem deseja, isto terá. Se você realmente quer vencer, viver uma vida de vitória, se livrar de um pecado, de um problema, de uma derrota e até do diabo, o Senhor vai te ajudar. À vitória não é do acomodado, mas do esforçado. 

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE ESCRAVOS

 

Texto para leitura: João 8:32

1. Os que são escravos e sabem que são - Ter a consciência de que tem um problema é o primeiro passo na direção de resolvê-lo. Enquanto você não sabe que tem uma doença séria, sua vida continua mesma. Mas, quando você descobre que tem uma doença, sua atitude tende a mudar. Conhecer a verdade implica em conhecer a minha realidade.

2. Os que são escravos e não sabem que são - A grande maioria dos escravos não sabe que são. Eles pensam que a vida que levam, é a única forma de vida que existe. Como um povo na Escócia que vivia em buraco e nunca tinham visto a luz do sol, por isso achavam que não havia sol. Quero dizer que existe um sol da justiça e que você foi feito para ser livre.

3. Os que são escravos e gostam de ser escravos - Esses curtem sua escravidão. Gostam da vida que levam. Tem prazer em andar no pecado. À única esperança para eles é um dia se decepcionar com o pecado. Fora disso não tem jeito, morrerão escravos. Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

4. Os são escravos e perderam a esperança de serem livres -  Por tentarem tantas vezes e não conseguir, perderam a esperança. Quantos sabem que a bebida, que o jogo, que as drogas, que o vício, que a prostituição, que a mentira, que a corrupção é uma perdição, já tentaram tantas vezes sair por sua força e hoje estão decepcionados. Já não confiam mais que tenham jeito, que tenha cura, que tenha saída, que tenha outro caminho para eles.

5. Os que são livres e curtem o tempo que eram escravos - O antigo povo de Israel tem muito a nos ensinar: eles foram livres da escravidão, mas continuavam a desejar a comida do Egito. Muitos, livres hoje, banalizam as coisas de Deus, outros não levam a sério o que Jesus fez por eles, e ainda outros ficam brincando com o diabo.

6. Os que foram escravos, foram livres e voltaram a ser escravos outra vez - Esse é o estado mais difícil. Normalmente esses acusam outros pelo seu estado final. Mas diante de Deus não tem justificativa. Amaram mais as trevas do que a luz. Você vai morrer colocando a culpa nos outros pelo seu pecado. Por mais que alguém erre contra você, a decisão de andar ou não com Deus, é inteiramente sua e você dará contas a Ele. O cão voltou ao seu vômito.

7. Os que são escravos e procuram ajuda desesperadamente - Jesus sempre dizia: a tua fé te salvou. Por que ele dizia isto? Porque havia algo dentro dessas pessoas que os impulsionava a buscar saída para sua vida. Algo que não as deixava dormir de noite até ver uma saída para eles. Havia uma insatisfação dentro delas contra seu modo de vida. Aquilo que me inquieta, que me oprime, que me angustia, que me prende, também me impulsiona a buscar socorro em Deus.

8. E há muitos livres que não sabem que estão livres - Outra lição dos filhos de Israel. Eles foram livres e trouxeram consigo os costumes, práticas, linguagem e a mentalidade de escravos para sua nova vida. É como tirar os moradores de uma favela e colocá-los para morar em um prédio de luxo. 

CAPÍTULO 3 - O FAXINEIRO OU DONO DA EMPRESA?

Texto para Leitura: Gen 1.27-31 e Dt 28.13-14

1. Quem tem mais liberdade? O faxineiro ou o dono da empresa? - Quem você gostaria de ser? Certamente como dono, você teria total liberdade de fazer o que bem entendesse. Entretanto, como dono, também tem responsabilidade pelo bom andamento da sua empresa, você trabalha mais para saldar compromissos. Já o faxineiro trabalha oito horas, não tem que se preocupar com nada e vai embora. O dono, devido à sua responsabilidade, tem que trabalhar a noite toda.

2. Pense na pessoa para quem você trabalha - Houve um dia que ele deixou de ser administrado e tomou a decisão de começar a administrar. Poderia ser uma máquina de costura, um escritório, uma loja, um supermercado. Quando o negócio cresceu, aquela pessoa precisou de outros para ajudar. Foi assim que você foi contratado. Todas as grandes empresas já foram muito pequenas.

3. Ser livre = ter responsabilidade - O primeiro homem foi criado para ser livre. Ele era como se fosse o dono de uma empresa. Ele podia fazer o que quisesse. Entretanto, dentro da sua responsabilidade. A Adão foi confiado os recursos naturais, os animais, e tudo o que havia na Terra, foi entregue a ele. Seu trabalho era administrar e cuidar de modo que a Terra fosse cheia. (Gn 1.27-31)

4. O que é administrar? - Administrar é tomar decisões de modo a usar eficientemente os recursos de outro com a intenção de dar contas de sua tarefa a quem os confiou a você. A isto chamamos de responsabilidade. Todos têm recursos sob a sua responsabilidade. Você consegue ir ao shopping e não ficar endividado? Ou comprar só o que realmente precisa?

5. Você só vai conseguir ser livre - Quando for capaz de administrar a própria vida de modo a glorificar a Deus. É sua responsabilidade administrar os recursos de Deus a fim de usá-los de modo efetivo para a realização de suas metas na Terra. Sejam filhos, habilidades, criatividades, finanças, bens, sua casa, seu escritório, seu quintal e seu tempo

6. Viver no Egito era fácil para os israelitas - Pois lá eles eram administrados, mandados, e não tinham que tomar decisões. A tarefa mais difícil aconteceu quando Deus os chamou para administrar. E liberdade de escolha é administrar os recursos que ele colocou em suas mãos. A verdadeira liberdade deve ser administrada pessoalmente.

7. Qual é a vontade de Deus para você? (Dt 28.13-14) - O Senhor te porá Por cabeça, e não Por calda. Estarás por cima, e não por baixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno para os guardar e cumprir, Você já está pronto para ser livre? 

CAPÍTULO 4 - NASCIDO DE DEUS

 Texto para Leitura: I João 3.9

1. O que é uma pessoa nascida de Deus? - Existem dois tipos de nascimentos: O nascimento natural e o nascimento espiritual. No primeiro, a pessoal é gerada pelo relacionamento entre o macho e a fêmea. O Segundo, é feito pela ação da palavra de Deus. Um é pela vontade do homem, e o outro é pela vontade de Deus.

2. O que é viver na prática do pecado? - O filho gerado na carne ou naturalmente, ou no pecado, tem a inclinação para as coisas da carne e para o pecado. Mas os que são nascidos de Deus tem o DNA de Deus e por isso sua inclinação e o seu prazer é para a santidade e para as coisas de Deus.

3. O que é a semente de Deus? - Tudo o que tem vida tem semente: árvores, animais, homens e O próprio Deus. Assim como o filho natural, tem a semelhança de seus pais naturais e leva consigo o DNA em suas células. O filho do boi, parece com o boi, o filho do homem é outro homem e o filho de Deus se parece com Deus.

4. Essa semente permanece no homem? - À nossa origem genética permanece em nós por toda a vida. Você levará os genes de seus pais para o resto de sua vida. Nada e nem ninguém poderá mudar esse fato. Fomos criados assim e assim seremos enquanto vivermos neste mundo. Da mesma forma, o gene de Deus permanecerá nos seus filhos eternamente.

5. O que é viver na prática do pecado? A Bíblia diz que pecado é iniquidade e desobediência a Deus. Então viver na prática do pecado é viver em desobediência ao Senhor. É continuar pecando mesmo sabendo que isso está errado e depois de ter ouvido várias vezes o Espírito Santo falar com você.

6. Como é à vida de um crente no pecado? (Salmos 32.3.4) - Para uma pessoa natural viver em desobediência a Deus é comum, mas para um nascido de Deus é algo terrível. Sua mente não tem sossego, sua consciência o perturba, seu coração chora por dentro. Davi fala que ele não conseguia dormir, pois a mão do Senhor pesava sobre ele.

7. Uma pessoa que nasceu de Deus, mas vive no pecado, tem o Espírito Santo e ainda é salvo? - Enquanto a pessoa tiver o Espírito Santo, é um salvo. Agora se o Espírito está sendo lançado para fora de sua vida, cada dia o coração vai se endurecendo mais, e haverá menos e menos espaço para o Espírito dentro coração. Continuando assim, o Espírito sai e entra um outro espírito. Essa pessoa não é mais salva e não pertence mais ao Senhor.

8. O que é a cauterização da consciência? - Quando o Espírito Santo é expulso do homem. Sua consciência está totalmente enrijecida. O orgulho, a vergonha, a prisão de Satanás, sua consciência e sua própria decisão pessoal, levam o homem a cauterizar para não mais ouvir a voz de seu criador.

9. O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? É a resistência contínua, sistemática e decidida contra a voz do Espírito Santo. Cremos que só Deus dobra o homem, isso quando ele se deixar dobrar. Mas vai chegar um dia em que o próprio Espírito deixa de falar. Neste momento, o homem se torna um terror para ele mesmo.

CAPÍTULO 5 - RENOVE SUA MENTE

Texto para Leitura: Rm 12.1-2

1. O ser humano é constituído de três partes (I Ts 5:23) - Corpo (parte físico, onde temos os sentidos), Alma (psique, mente, pensamentos. Faz referência aos sentimentos, desejos, afetos e aversões) e Espírito (coração, lugar da morada do Espírito Santo dentro do homem redimido).

2. Quando recebemos Jesus como salvador (Ez 36.26) - A Bíblia fala que acontece um novo nascimento. Seus pecados são perdoados, seu nome é escrito no livro da vida e você passa a ser um filho de Deus. Mas aonde aconteceu a mudança? No coração. Diz à palavra: tirarei o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

3. Deus não muda a mente do homem (Rm 12.2) - Por mais  assombroso que isto possa parecer. Ele pode inspirar os seus desejos religiosos. Mas só você pode mudar a sua própria mente. É por isso que a palavra diz: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa MENTE, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

4. A porta da prisão está aberta (1 Cor 10.1-5) - Você sai se quiser. Quando Deus libertou os israelitas do Egito, deu-lhes a oportunidade de serem livres. No entanto, a recusaram. Sendo assim, Deus os enterrou e, em seu lugar, usou seus filhos que não haviam nascido no Egito para possuir a terra. Libertação provê a oportunidade para liberdade, e não o cumprimento da liberdade. Jesus já morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou para interceder por nós. Por que, então, continuamos presos?

5. Livre-se do cheiro mal (Hb 9.14) - Levante-se da sua cama de prisão e tome um banho no sangue uma vez mais. Pare de comer aqueles velhos sanduíches malcheirosos de alho-poró e cebola do Cairo que você tem comido secretamente, e lave-se, na verdade, fresca da palavra de Deus.

6. Como você pode mudar sua mente (Rm 12.1-2) - Tome a decisão de não mais usar seu corpo como instrumento do pecado. Mas, apresente-o a Deus como sacrifício santo e agradável a ele. Faça o culto racional — leitura da palavra diariamente. Tire um momento para oração e meditação na palavra de Deus. Sua mente vai mudar! 

CAPÍTULO 6 - FOI LIBERTO, MAS JÁ ESTÁ LIVRE?

Texto para leitura: João 8.32,36

1. O poder do condicionamento - Um cientista prendeu um cachorro a uma estaca e, então, afastou a comida, deixando-a fora do alcance do animal. Quando o cachorro tentava alcançá-la ele se feria. Toda vez que se lançava em direção à comida sentia dor. Isto aconteceu durante quatro semanas e na quinta, ele removeu a corrente e pôs a comida bem perto do animal, no entanto, ele se recusava a aproximar-se da comida. Ele havia sido condicionado pela dor.

2. Por que Deus não levou o povo de Israel diretamente para a terra de Canaã? - Eles haviam passado 430 anos à estaca escravizante de Faraó. Estavam condicionados a vida de escravos porque essa havia sido a única forma de vida que conheciam. Não sabiam viver como cidadãos livres. Então, o objetivo de Deus os levar pelo deserto foi prepará-los e recondicioná-los a viver como livres. Toda vez que Deus nos leva por um deserto de provações, ele sempre tem um propósito (I Cor 10.5-13)

3. A maioria dos crentes foram libertos, mais ainda não estão livres - Já morremos com Cristo, mas continuamos com a nossa velha natureza terrena que é a Prostituição (Col 3:3-5). Estamos assentados nas regiões celestiais, mas estamos pensando nas coisas terrenas (Col 3.2). Jesus nos libertou, mas continuamos escravos do velho homem. Muitos vivem na prática da prostituição, da mentira, do roubo, das paixões, da avareza, dominados pela ira descontrolada, vivemos entristecendo o Espírito Santo, e dando continuamente lugar ao diabo. (Efésios 4.24-31)

4. Não sabemos como administrar a nossa chamada para reger a Terra - O céu é o nosso objetivo e a opressão é a nossa maneira de pensar. Enquanto isso falamos em línguas, mas oprimimos nossa esposa, sufocamos nossos filhos e maltratamos Pessoas.

5. A experiência do cachorro demonstrou - Que quando a mente do animal é condicionada, ele passa a viver dentro das limitações impostas, até mesmo depois de ser livre. É exatamente o que acontece com você. Sempre viveu num mundo de trevas, nunca aprendeu a viver como filho da luz. E mesmo depois de ser livre, continua vivendo como escravo do pecado. 

CAPÍTULO 7 - BENEFÍCIOS DO SANGUE DE JESUS CRISTO

Texto para Leitura: Hb 9.22

 1. Nos livra - Podemos dizer que não há liberdade sem sangue. E Israel foi liberto do Egito por causa do sangue. Foram 400 anos de escravidão. Mas agora eles tinham a liberdade. Ao passar o sangue nos umbrais das portas, eles estavam dizendo profeticamente que um dia viria o Messias e o seu sangue os livraria do jugo da escravidão. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes, vendo eu o sangue, passarei por cima de vos e não haverá entre vos praga destruidora (Êxodo 12.13).

2. Nos faz aceitáveis a Deus - Deus não aceita nada do homem, nem seu louvor, nem seu talento, nem sua capacidade intelectual, nem sua religiosidade, nem sua justiça, porque somos pecadores. Mas quando este homem está debaixo do sangue do seu Filho, ele o aceita. É como se Deus nos visse através do sangue de seu filho.

3. Nos purifica - Quando confessamos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. (I Jo 1.9) Deus não perdoar tão fácil como nós costumamos pensar. Para ele perdoar o pecador, alguém tem que derramar seu sangue para à justiça seja feita. Agora, Deus também não aceita qualquer sangue. Só o sangue de seu filho. De fato, o sangue de Jesus limpa, desinfecta, esteriliza, mata e extermina todo germe do pecado. Quanto mais o sangue de Cristo que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo. (Hb 9.14).

4. Nos faz irmãos - Você nasceu dentro de uma família biológica onde tem seus Pais e irmãos. Da mesma forma é a família de Deus, a igreja. Para pertencer a essa família, você  precisa ter o sangue de Jesus dentro de você, pois é esse sangue que nos torna irmãos e irmãs em Cristo.

5. Nos dá vida - A vida está no Sangue e sem Sangue não há vida. Se você não tem o sangue do filho de Deus, logo você não é dele. Quem come da minha carne e bebe do meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia (Jo 6.54).

6. Nos cobre - Cada Pessoa precisa de uma cobertura espiritual. No mundo espiritual que cobertura Você tem? O Sangue de Jesus nos cobre, nos fecha, nos marca, nos identifica e mostra que temos o selo de Deus em nós.

7. Nos protege - O anjo da morte, no Egito, só não os destruiu porque eles tinham a marca do sangue em suas casas. Hoje não é diferente. Não é o dinheiro, nem a polícia, nem o governo, nem força do homem, nem o saber lutar que vai livrar você. É o sangue de Jesus. O diabo não Pode penetrar no sangue de Jesus.

8. Nos dá saúde - Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído Pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e belas suas pisaduras foros sarados. (Isaias 53.5). Aleijados andam, cegos veem, surdos ouvem, o câncer é repreendido, as nossas enfermidades são curadas, tudo porque que Ele levou sobre si. Não existe doença que resista o sangue de Jesus.

9. Nos dá uma aliança - Este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. (Mt 26.28). Todo pacto, acordo ou aliança entre Pessoas era firmado com sangue nos tempos bíblicos. Deus tem feito um pacto e uma aliança com aqueles que aceitam seu Filho como Senhor e Salvador. E o pacto é de que um dia ele virá nos buscar para estarmos onde ele hoje está. Ele prometeu, ele cumprirá sua promessa. 

CAPÍTULO 8 - QUER TER PAZ?

Texto para leitura: Sl 34.12-14

1. Que pergunta é essa? (v.12) - Essa não é uma simples pergunta, antes, é provavelmente a mais importante pergunta feita a um homem. Pode ser feita de várias maneiras: você ama à sua vida? Quer viver muitos anos? Quer viver para ver o bem? Quer ser respeitado por todos e ter paz com todos?

2. Guarda a tua língua do mal (v.13) - Guardar a língua é o mesmo que proteger ou livrar a própria língua. Você é a pessoa que fala tudo o que vem na sua mente? O fofoqueiro, o criador de casos, o linguarudo, o desbocado, o crítico, o maledicente, o murmurador, o gozador, o enganador, o mentiroso…, nunca vivem para ver o bem. Guardar a língua do mal é parar de envenenar seus irmãos.

3. Aparta-te do mal (v.14) - Apartar-se é separar, afastar-se, tomar outro caminho. Parece que o mal estava perto, mas a pessoa, quando notou, procurou se afastar e não ficou perto. Há crente de todo jeito; os que roubam, fazem fofoca, mentem, se prostituem, adulteram, bebem, que compram e não pagam. Será que você precisa ser amigo de pessoas assim?

4. Faze o bem (v.14) - Faz o que é certo, o que é correto, o que é justo, o que é verdadeiro. Praticar a verdade, é não procurar somente o seu próprio interesse, é buscar o bem de todos, é não procurar fazer a própria vontade, é aceitar a perda e a afronta muitas vezes.

5. Procura a paz e segue-a (v.14) - A Paz é o maior bem que uma pessoa pode ter. À paz deve ser procurada, cultivada, semeada, construída e perseguida. É fruto da nossa decisão. Diante de uma briga, temos que escolher entre a paz e a vingança.

6. Tem alguém olhando para você (v.15) - Os olhos do Senhor estão sobre os justos. Nenhum ato de justiça passa despercebido perante o Senhor. Assim como todo ato de impiedade também não. Ele sonda e julga as nossas motivações mais profundas. 

CAPÍTULO 9 - ROUPAS SUJAS

Texto para leitura: Zacarias 3.1-7

1. Josué estava diante do anjo do Senhor (v.1) - Essa é uma posição de honra por ser sumo sacerdote. Todo sumo sacerdote apresenta perante Deus oferendas e intercessão pelo povo. Josué também era quem preparava Outros sacerdotes para servirem ao Senhor

2. E Satanás estava à sua direita para se lhe opor (v.1) - Ao mesmo tempo, em que Josué servia ao Senhor, havia ao seu lado uma figura estranha. Era satanás que estava do lado direito fazendo-lhe uma forte acusação. Por que Josué nada podia fazer? Por que Satanás estaria ali? Por que toda essa oposição contra uma pessoa que vive de falar de Deus e sua palavra? Sabemos que essa não é a posição de Satanás, a de ficar perto dos homens de Deus. Mas por que Josué parecia passivo? Por que Josué não tinha forças contra ele?

3. O anjo fala: “não é este um tição tirado do fogo?” (v.2) - O que significa isso? Embora Josué estivesse sendo acusado pelo diabo, o anjo do Senhor não lhe faz nenhuma acusação. Antes, diz a Josué que ele era um homem valoroso e Precioso diante de Deus,

4. Josué estava vestido com trajes sujos diante do anjo (v.3) - Aqui está a resposta para todas as perguntas:  Josué estava com roupas sujas. Roupa suja diante de Deus chama-se pecado, e pecado é dar direito a Satanás. Infelizmente, o sacerdote Josué fez algo que dera a Satanás direito em sua vida. Não sabemos o que ele tinha feito, mas sabemos que ele estava oprimido e escravizado pelo seu próprio pecado.

5. Fala o Senhor: “Tirai-lhe estes trajes sujos e ponha-lhe um turbante limpo” (v.4) - O homem nada pode fazer para apagar seu próprio pecado. Note que a ordem do Senhor foi para que os companheiros de Josué lhe tirassem a roupa suja. Ou seja, o homem sozinho não pode tirar sua própria roupa suja de pecado, ele precisa da igreja. É a igreja que tira a roupa suja e coloca a nova. Isso quer dizer prestação de contas, fala de confissão de pecados e fala de disciplina, que Josué precisa se submeter a seus irmãos. Quantos homens de Deus erram e não querem e nem aceitam a disciplina da igreja. Eles querem que o próprio Deus os discipline ou, quando no máximo, querem eles mesmos se disciplinarem.

6. Fala o Senhor a Josué: “Se andares diante de mim, também julgarás a minha casa” (v.7) - Temos aqui três verdades importantes que Josué precisava saber: (1) : Andar com Deus é uma questão de decisão. O pecado não é um acidente, mas uma escolha. E, por isso, o homem pecador não pode se fazer de vítima como muitos o fazem. (2) Andar com Deus significa reaprender o caminho da pureza que foi perdida e isso leva tempo Algo como uma criança que está aprendendo a dar passos pela primeira vez. (3) E, finalmente, “Julgarás a minha casa”, indica voltar a função sacerdotal. Hoje muitos querem voltar logo a função sacerdotal sem terem aprendido a andar com Deus de novo. 

CAPÍTULO 10 - AUTORIDADE ESPIRITUAL

Texto para leitura: Mateus 8.9 e Romanos 13.1

1. O que é autoridade? - Autoridade é o direito ou poder delegado a alguém que é submisso, debaixo deste princípio, todos os líderes de Deus devem regular as suas vidas. (1) Você quer ter autoridade em sua vida? (2) Você quer ser usado por Deus? (3) Você quer ser uma benção? Sempre esteja debaixo da autoridade

2. Onde começa principio da autoridade? (Gn 1.1) - Começa em Deus, pois ele é o criador de tudo. Ele é o dono da autoridade. Ele é a própria autoridade. Deus delegou sua autoridade ao homem (Gn 1.26), Deus repassou sua autoridade ao homem que ele tanto ama. O homem perdeu aquela autoridade delegada por Deus ao pecar (Gn 3.6), o homem resistiu à autoridade e trouxe sobre si condenação (Rm 13.2). Jesus veio a este mundo em forma de humana para restaurar aquilo que o homem tinha perdido no Éden (Gn 3.15) a autoridade.

3. Como Jesus agiu diante da autoridade? (Lc 22.42) - Jesus sempre obedeceu ao Pai e a todas as autoridades; inclusive pagou imposto e mandou cumprir toda ordenança de César. A obediência requer de nós um coração humilde. Pois se não formos humildes, não vamos nos submeter as autoridades e com isso não teremos autoridade. Nós como líderes devemos ser obedientes a Deus até as últimas consequências. Quando Jesus se despojou voluntariamente de sua autoridade como Deus e obedeceu ao Pai, se tornou exemplo para nós (Hb 5.8).

4. Um outro exemplo de autoridade é Davi - Que mesmo sabendo que Saul estava andando erroneamente diante de Deus, não quis tomar o seu lugar de rei, mas soube esperar a sua hora, seu tempo (o tempo de Deus). Para termos autoridade, precisamos estar debaixo de autoridade.

5. Pessoas que perderam autoridade por causa de rebeldia e desobediência - (1) Saul perdeu o seu reinado; (2) Nadabi e Abiú (Lv 10.1-11); (3) Mirian e Arão (Nm 12.1-10); (4) Corá, Datã e Abirão (Nm 16.3-19).

6. O que deve fazer para nunca perder a autoridade de Deus? - (1) Sempre estar debaixo de autoridade (Fl 2.8) ; (2) Ser obediente e submisso tanto na presença e principalmente na ausência da autoridade: Na ausência do Pastor; Do Assistente Pastoral; etc...; À verdadeira obediência e submissão só é testada na ausência da pessoa que temos que ser obediente. (3) Ser dirigido pelo Espírito Santo e dizer como Paulo "não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim”.

7. Conclusão - Uma frase que fere o princípio de autoridade; “Estou aqui para obedecer a Deus e não aos homens”. Esta  frase é diabólica. Porque se você não se submete a um líder que vê, como vai se submeter a Deus que não vê? Sempre esteja debaixo de autoridade e com isso, terás autoridade em sua vida.

CAPÍTULO 11 - O PERIGO DA MURMURAÇÃO

Texto para leitura: Êxodo 15.24

1. A palavra murmuração - Ocorre cerca de 40 vezes na Bíblia. O pecado da murmuração é um dos que mais ocorre no meio do povo de Deus e principalmente na vida de alguns líderes. Este foi o grande pecado de Israel pelo deserto.

2. O terreno propício à murmuração - Como toda enfermidade é provocada por vírus, bactéria ou fungos, a murmuração precisa de facilidade para operar. À murmuração reflete um ou mais ataques de satanás ao líder nas seguintes áreas: (1) Incredulidade - a perda da fé é o ambiente mais propício ao surgimento do pecado da murmuração. A incredulidade abre caminho à murmuração, e ela nos afasta de Deus. Por isso somos exortados fortemente a abandonarmos a incredulidade (Hb 3.12 e 4.11). Ex.: Alvos que não são atingidos, desafios que não são aceitos. (2) Intolerância - O murmurador não tem paciência e tolerância para aguardar a resposta de Deus às suas orações. Se é que ora (Hb 10.36; Tg 5.11).

3. Por que tantos líderes murmuram? - É triste dizer, mas há muitos líderes na igreja que se dão a prática de murmurar. Se queixam de tudo. Existem cinco razões para isso: 

(1) Porque deixam de vigiar - Dão mais ênfase aos Problemas e as dificuldades do que coisas boas que receberam. 

(2) Porque deixam de ler a Bíblia - e assim não conhecem a doutrina (Is 29.24), os murmuradores não gostam dos cultos de doutrinas (Ensino) e do seu grupo de discípulos, porque perderam o seu amor fraternal, há hipocrisia e muita falsidade. 

(3) Quando uma onda de murmuração invade a igreja e o grupo - É um sinal muito evidente de que o amor e a união da igreja e do grupo estão seriamente ameaçados. À murmuração é uma faca afiada que satanás põe no coração, na mente e na boca de muitos líderes, para que eles se destruam por si mesmos. 

(4) Porque são perseguidos por satanás - Os demônios trabalham na vida de alguns líderes para que eles se sintam insatisfeitos. Assim Lúcifer fez contra Deus. Líder, antes de murmurar sobre qualquer coisa ou pessoa, muito cuidado! Porque por trás dessa murmuração pode estar alojado um terrível demônio que quer acabar com sua vida e com seu grupo. 

(5) Por motivos secretos - Muitos murmuram porque têm pecados ocultos e os escondem a sombra de suas murmurações (Lm 3.39). Todo murmurador tem um dedo indicador apontando contra sua vítima, e três apontando Para ele.

4. As murmurações no meio do povo de Israel - (1) Contra Moisés (Êx 15.24). - Murmurar contra Moisés foi errado Por várias razões: (1) Foi Deus quem tirou o povo do Egito e não Moisés; (2) Foi Deus quem apareceu a Moisés e não Moisés a Deus. Moisés estava debaixo da autoridade de Deus, murmurar contra ele significava murmurar contra Deus. (3) Murmuravam coletivamente (Êx 15.24; Nm 14.2; Js 9.18) - Isto nos ajuda a entender quão contagiante é essa praga, inicia-se por um pequeno grupo e rapidamente contamina toda a multidão. (4) Deus puniu severamente os murmuradores. (5) Deus Puniu os israelitas murmuradores, eles se tornaram em cadáveres a serem sepultados no deserto (Nm 16.49; Hb 12.29).

5. Murmurações no novo testamento - (1) Murmurações contra Jesus (Lc 15.2; 19.7; Jo 6.41); (2) Murmurações contra os discípulos (Lc 5.30); (3) Murmurações contra a mulher que ungiu Jesus (Mc 10.15). Quem murmura está ao lado de Judas. 

CAPÍTULO 12 - OS LÍDERES DE JETRO

Texto para Leitura: Êxodo 18.21

1. Jetro - Moisés foi o homem que Deus usou de modo poderoso como nunca depois alguém foi usado. Suas palavras, obras e milagres estão registrados para sempre na Palavra de Deus. Ninguém jamais ousou contestar a autoridade de Moisés. Os hebreus o consideravam o maior de todos os homens. Entretanto, no que se refere à administração, é de Jetro que aprendemos a maior de todas as lições.

2. Homens capazes - Não pessoas despreparadas ou desqualificadas, mas alguém que havia passado por algum tipo de treinamento e adquiriu capacidade para ser líder. Quando não se tem pessoas capazes, então temos que capacitá-las por meio de cursos, treinamentos, a fim de que venham a ser capazes para desempenharem papel de chefes do povo. Homens sem capacidade para liderar o povo seria um desastre. Pessoas despreparadas para serem discipuladores não sabem o que devem fazer, como, nem o que vai falar. Daí a necessidade de treinamento, preparação e estágio a fim de preparar a igreja, capacitando-a para a obra do Senhor.

3. Homens temente a Deus - O homem começa a ser sábio quando começa a temer, respeitar, honrar e a saber que existe um Deus Santo para quem vai prestar contas. Temer a Deus também nos fala de limites, muros e cercas que jamais podemos ultrapassá-los sem sofrer consequências. Esses limites, chama-se submissão à liderança constituída por Deus. Todo professor tem que ter um mestre sobre ele e assim por diante. O próprio Cristo tinha um líder que era João Batista. Portanto, um discipulador tem que ter alguém sobre ele e isso por causa do temor a Deus. Esse temor nos induz a submissão e obediência. Temer implica em ter limites. (I Cor, 11.3

4. Homens de verdade - Homens e mulheres comprometido com a verdade. Que lutam, que sofrem e que pagam um preço pela verdade bíblica, pela verdade de Jesus, pela verdade de Deus. Devemos falar de Jesus às pessoas com uma consciência pura, sem querer lucrar, tirar proveito das pessoas ou esconder um coração que maquina o Pecado ou a imoralidade. A verdade deve ser a nossa bandeira, que nada façamos por interesse. Devemos chegar em uma casa desarmada e carregando apenas as armas do evangelho de Cristo. Se alguém vai receber a glória e a honra pelo seu trabalho e sacrifício, que seja o Senhor. Nem a você mesmo deve se pregar ou exaltar alguma virtude pessoal. Deixe que outros falem de você.

5. Homens que aborrecem a avareza - Uma Pessoa que não tinha compromisso com Deus nos dízimos, ofertas e primícias não podia ser um Líder de Jetro. A avareza, na Bíblia, é um dos pecados mais sórdidos e condenáveis. Ela é colocada no mesmo nível da idolatria, feitiçaria e rebelião. Segundo Jetro, um homem para ser discipulador precisava ser muito mais do que um simples dizimista e ofertante, ele tinha que odiar a avareza e ter nojo dela. Ocorre que às vezes somos dizimista, mas temos atitudes avarentas, miseráveis e mesquinhas diante de alguma necessidade da obra de Deus. Quantas vezes o diabo coloca atitudes avarentas no coração dos crentes lançando pensamentos? Como, por exemplo: “os meus discípulos não podem contribuir porque são muito pobres”. (Cl 3.5)

6. Homens que levam a carga contigo - Um discipulador não é um senhor, um chefe, um soberano, um sabe-tudo, um falador, superdotado. Mas um líder servo e alguém que leva as cargas com o pastor. Ele aconselha, ora, intercede, visita, ensina, assiste, cuida das necessidades sociais, vai à frente do seu grupo, preocupa-se, chora. Isso é levar a carga da igreja. As coisas pesadas demais para eles, deveriam levar para Moisés. Da mesma maneira hoje. Questões mais difíceis, o discipulador deve procurar seu “Moises”.

7. Que tipo de líder é você?

CAPÍTULO 13 - OS LÍDERES DE PAULO

Texto para Leitura: I Tm. 3.1-7

1. A excelente obra (I Tm 3.1) - Não existe tarefa mais nobre, mais sublime, mais abençoada e mais gratificante do que a obra de Deus. O engenheiro constrói casas, o líder de grupo constrói vidas. Todas as atividades humanas têm propósito de beneficiar alguém nesta vida, a nossa vai além, estamos preparando vidas para a eternidade. Estamos libertando pessoas do reino do pecado e trazendo-as para a vida de Cristo.

2. Seja irrepreensível (v.2) - Fala de uma vida cristã equilibrada. Muitos crentes vivem numa verdadeira roda gigante espiritual. Uma semana estão nas nuvens, na outra estão querendo deixar tudo e ir embora. Ser irrepreensível é o mesmo que ter uma boa conduta, e sempre melhorando em todas as áreas de sua vida, não é instável, mas, tem atingido a maturidade com Deus.

3. Governe bem a sua casa (v.4) - Fala da vida familiar. Um líder não pode ter várias esposas (v.2), ser um péssimo pai (https://www.bibliaonline.com.br/acf/1tm/3/4), ou viver espancando seus filhos e agindo com brutalidade no lar. No caso da pessoa solteira, o mandamento equivalente é o de Efésios 6.1-2.

4. Seja sóbrio (v.2) - Ser sóbrio significa ser lúcido, ser vigilante, ter cuidado com suas palavras, negócios, compra e venda, zelar pelo seu caráter, dar exemplo na igreja e fora dela. Um discipulador sóbrio não se mete em dívidas que não tenha certeza de pagá-las. Evita compras e negócios desnecessários. Ser sóbrio significa acima de tudo ter a honestidade como alvo e prática.

5. Seja hospitaleiro (v.2) - Significa receber e tratar bem as pessoas da igreja, do seu grupo de discípulos e os de fora da igreja. Um discipulador tem que ser também uma pessoa cordial que trata todos muito bem.

6. Apto para ensinar (v.2) - Significa que o líder deve saber mostrar o caminho de Deus, esclarecer e tirar dúvidas sem discutir ou ferir alguém. Apto é a pessoa que está pronta para abrir sua boca e falar palavras doces que edificam, constroem e dão vida. Não significa que ele vai falar o tempo todo no grupo.

7. Moderado (v.3) - A temperança é um fruto do Espírito. Fala de equilíbrio. Há líderes que tem o pavio curto, brigam por qualquer coisa, discutem por qualquer motivo. Que péssimo testemunho desses crentes! Pessoas que não tem freios, não têm limites e vivem consertando hoje o que quebraram ontem. Um homem moderado jamais vive brigando.

8. Não ganancioso (v.3) - Um líder não pode tirar proveito do seu grupo para se beneficiar. Não pode vender, fazer negócios, comprar, nem fazer outras coisas, à não ser as coisas do reino de Deus. Um líder jamais pode ver algo na casa de alguém e querer para si. Isto chama ganância e isto é pecado.

9. Inimigo de contendas (v.3) - Um líder não poder ser um brigão. Há pessoas que tudo o que falam, ferem e criam inimigos. Há crentes que aonde vão, têm que levar o “corpo de bombeiros” atrás, por causa das chamas do fogo, das confusões que deixam por todos os lados. Que péssimo testemunho de crentes! 

CAPÍTULO 14 - OS SEIS ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Texto para Leitura: Lucas 16.1-12

1. Quem é o chefe? - Quando você entra em um novo emprego, precisa saber logo quem é o chefe. Seja numa empresa, numa escola, numa loja e no reino de Deus, precisamos ter consciência quem é o nosso chefe. Temos que saber o que podemos e o que não podermos fazer com os recursos que nossa autoridade nos confiou.

2. O que o chefe espera de mim? - Que expectativas a pessoa ou a empresa que te contratou tem a respeito de você? A pessoa que fez de você um administrador de uma loja tem uma expectativa de qualidade em relação a você. Em razão dos recursos confiados, ele espera que certas coisas aconteçam naquela loja. E o Deus que te criou, te chamou, te deu dons e talentos, que expectativas ele tem de você? (I Tm 3.4,5).

3. Por que seu chefe colocou em suas mãos todo esse Recurso? - Seu chefe lhe confiou um milhão de reais e o direcionou ganhar no próximo ano um retorno de 20% sobre isso. O que estava na mente do seu criador, ou na mente do seu empregador, quando a você foi determinado ter esses recursos? Você conhece seu propósito porque ele liberou fundos aos seus cuidados? Conhecer o propósito da autoridade colocada em você é essencial para o SUCESSO.

4. Você sabe o valor dos talentos que tem? Nada no mundo é pior do que alguém que não entende o valor do que possui. Um homem que vendeu sua casa e só depois veio saber que no seu terreno havia um tesouro precioso. Se você não valoriza os próprios talentos que tem, as pessoas tentarão comprar você o mais barato possível. Eles obrigarão você a trabalhar até tarde e lhe pagarão pouco.

5. Jesus sabia o valor de cada coisa - Jesus, o maior administrador da história, sabia o real valor dos pássaros, das flores, de um cego, das crianças, de um servo e de cada Pessoa, Você só pode administrar eficazmente se conhece o valor real dos recursos que tem. (Mt 26.28).

6. Você sabe pelo que é responsável? - Você só será um bom administrador quando souber pelo que é responsável, e o que é esperado de você. Veja o exemplo dos israelitas. Eles poderiam ter entrado em Canaã em um mês, em face dos recursos e promessas de Deus e o seu poder de executá-la. Um outro exemplo é a parábola do servo infiel. Embora, esse homem soubesse do que era responsável, usou isto para tirar vantagens pessoais. Falhou miseravelmente nos negócios de seu senhor. (Lc 16.4). 

CAPÍTULO 15 - TUDO O QUE FIZER PROSPERARÁ

Texto para Leitura: Salmo 13

1. Um pastor na África - Em sua igreja 95% das pessoas eram desempregadas. Uma igreja americana, vendo a situação, resolveu dar uma ajuda para manter a igreja e todos os anos o pastor ia aos Estados Unidos para receber uma oferta. Mas um dia o Espírito Santo lhe perguntou: o que você está fazendo aqui? Por que você está aqui? Volta para tua terra é vou lhe dizer o que fazer. O pastor voltou e Deus lhe deu essa mensagem.

2. Tudo - Essas quatro letras são suficientes para descrever algo de infinitas possibilidades e sem nenhuma exceção. O “tudo” é exatamente o oposto do “nada”. Só uma palavra é igual ao “tudo”, o próprio universo. No caso específico deste Salmo, representa o conjunto de todas as ações de um homem durante toda a sua existência neste mundo.

3. O que fizer - É uma das formas do verbo FAZER e vem quase sempre antecipado pelo condicional “se” e significa se a pessoa tomar a iniciativa, trabalhar, produzir, fazer algo, criar uma atividade, fazer negócios, construir e tudo e qualquer coisas que procede das mãos do homem. Muitas vezes o que se tem para fazer é pouco ou quase nada. O que você está esperando? Comece a fazer alguma coisa. 

4. Prosperará - É interessante o fato da forma do verbo prosperar está no futuro. Muitas vezes não vemos as Coisas darem certo no presente. Queremos respostas imediatas. No entanto, a promessa é para o futuro. O crescimento, a multiplicação, a prosperidade, a riqueza, o aumento, o êxito, o sucesso virá como resultado de todo o seu empreendimento hoje.

5. Você não confia nas palavras de um especialista? - Empresários, governantes e homens de negócios pagam fortunas para saber se seus projetos e investimentos realmente irão dar certos. Mas você confiaria nas palavras do Criador do Universo? Aquele ser sobrenatural capaz de ver o futuro e que tem poder para garantir que a iniciativa de alguém no presente será bem sucedida. Essa pessoa é o Senhor, nosso Deus.

6. Agir baseado na palavra de Deus = certeza absoluta. Agir baseado nos padrões naturais = incerteza - As pessoas normalmente agem no plano natural que é governado pela incerteza, pela dúvida e pela insegurança. Quando vão fazer algo, elas têm apenas uma esperança e não uma certeza absoluta. Porque agimos confiados em leis naturais e não em princípios espirituais estabelecidos por Deus. Quero desafiar você a confiar no Senhor Jesus Cristo e dar um passo de fé. (Hb 10.38) 

Como conhecer mais de Jesus?

1. Como eu conheci Jesus — Certa vez no trabalho ouvi um jovem falar de Cristo, mas seu modo de falar era diferente, ele falava de um Jesus que estava vivo,  que havia transformado a vida de um homem que era viciado em drogas. 

Depois que ouvi aquele testemunho, por volta do meio-dia, voltando para casa, levantei os olhos e disse: “Senhor Jesus, se tu, existes mesmo, como acabei de ouvir, eu quero te conhecer.” 

Naquele momento meus olhos se encheram de lagrimas, não havia ninguém por perto, mas senti que algo havia entrado dentro de mim e aos poucos fui sentindo que minha vida foi transformada. 

Logo depois senti uma sede muito grande pelo livro, porque lembrei que o homem, no trabalho,  abria um livro e agora eu queria muito aquele livro, mas não sabia que livro era aquele. Foi quando fiz a minha segunda oração. Eu disse: “Jesus, eu quero aquele livro”. No mesmo dia eu cheguei em casa e minha mãe estava me esperando na porta dizendo: meu filho, mandaram esse livro para você: era um Novo Testamento.  

Passei a ler sua palavra todos e depois fui à igreja. Foi assim que eu conheci o maravilhoso Senhor Jesus. Hoje, meu eterno e amado Senhor e salvador. 

Essa experiencia já vai fazer 50 anos. 

2. Como você pode conhecer o Senhor Jesus

a. Primeiro, Jesus Cristo está vivo. Fale com ele, abra o seu coração. Ele ouve, se você o convidar, ele vem. 

b. Tenha em mãos a Bíblia, as Sagradas Escrituras, e leia inicialmente o Novo Testamento e leia todos os dias deixando ele falar ao seu coração. 

c. Os textos que você não entender, nos procure, será um prazer revelar a você toda a verdade sobre Jesus. 

d. Venha para os cultos todos os domingos — Quando toda a igreja se reúne para louvar e adorar o Senhor Jesus e quando também ouvimos e aprendemos a palavra de Deus.  

e. New Life todos os sábados — Esse é o culto de jovens. O louvor, adoração e a pregação da palavra de Deus em uma linguagem mais jovem. 

f. Amplia todas as quartas-feiras — É o curso que fazemos no meio da semana. É aqui que você vai aprender a abrir a Bíblia, a conhecer verdades profundas da palavra de Deus. É aqui que sua fé vai  crescer como homem de Deus e ampliar sua visão e entendimento do Senhor.  

g. Orações todos os dias — Todos os dias temos um grupo de oração em nossa igreja. Procure saber o horário e venha participar. Muitas portas e milagres tem acontecido na vida daqueles que  buscam a Deus todos os dias.

h. Encontros com Deus — Temos uma agenda de Encontros com Deus em nossa igreja. Procure saber quando será o próximo e participe. Renovação, transformação e libertação tem acontecido na vida daqueles que participam do Encontro com Deus e isso também pode acontecer com você. 

Nós, seus irmãos, estamos orando por você. 


João Nunes Santana