Apresentação
Os Poderes de Cristo mostram as obras de Cristo e seu infinito poder. As Bem-aventuranças mostram Cristo por dentro. Como ele pensa, o que ele valoriza, seus conceitos, seus valores, e como ele vê a vida. Nosso desejo mais profundo é que ao estudar sobre as Bem-aventuranças, você se torne mais parecido com o Filho de Deus.
Conhecer Jesus é a mais maravilhosa experiência que alguém pode ter. Nada nesse mundo pode descrever o que é conhecer o eterno filho de Deus. A nossa oração é que ao aprender sobre as Bem-aventuranças, seus olhos se abram e você possa ter a vida de Jesus dentro do seu coração.
Temos o maior prazer e alegria em apresentar as Bem-aventuranças de Jesus. Que as palavras de Cristo penetrem profundamente em seu coração. Amém.
João Nunes Santana
Capítulo 01 - OS POBRES DE ESPÍRITO
Texto bíblico para leitura: Mt 5.3
Bem-aventurados os Pobres de Espírito, porque deles é o reino dos céus.
1. Para quem Jesus estava falando?
Jesus não começou o seu ministério na cidade, mas no interior do país, no campo, na zona rural. Ali estavam as pessoas mais desprovidas, muitas vezes abandonadas, e empobrecidas da sociedade. Por que Jesus não começou sua pregação em Jerusalém? Lá estava o centro político, econômico e religioso do país. E também onde estava o templo, a elite da sociedade, as pessoas mais bem sucedidas.
2. Como os pobres de espírito eram vistos pelos romanos?
Eles valorizavam muito o heroísmo, a bravura, a beleza estética, as vitórias nas guerras. Então, na sociedade romana as pessoas chamadas de pobres de espírito não eram bem vistas.
3. Como os pobres de espírito eram vistos pelos judeus?
Na organizada religião hebraica onde jovens desde bem cedo aprendiam a valorizar sua tradição religiosa, passada pelos seus antepassados, onde somente os melhores tinham acesso a uma educação no templo, não havia lugar para derrotados ou para pessoas chamadas pobres de espírito.
4. Como os pobres de espírito são vistos hoje?
Ainda hoje na altamente competitiva e exigente sociedade, que valor tem um derrotado? Um perdedor? Uma pessoa que não conseguiu ser aprovado? Uma pessoa que não progrediu na vida? Que valor tem um homem do interior que não teve a oportunidade de estudar e crescer em seus estudos?
5. Quem de fato são os pobres de espírito?
Os que sentem necessidade de Deus. Os que precisam do céu. Os que não conseguirão sem a ajuda do Senhor. Os que necessitam de um milagre. São aqueles que buscam o socorro do Senhor na igreja, nas orações e na Palavra. São os que perguntam como o salmista: Elevo meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? São os que buscam pelas veredas antigas (Jer. 6:16).
6. Qual é a primeira coisa que Jesus diz sobre os pobres de espírito?
Jesus os chama de Bem-aventurados, ou felizes. O que é isso? Essa palavra deve ter sido como um balde de água fria para os corações sedentos e famintos. Para Jesus a felicidade não está na riqueza, na sabedoria ou na grandeza intelectual, nem nas conquistas. Mas, para Jesus a felicidade é você depender de Deus e ter consciência disso.
7. Qual é a segunda coisa que Jesus diz sobre os pobres de espírito?
Porque deles é o reino dos céus. No reino de Deus, todos precisam de Deus para viver. Temos consciência de que não é pelo nosso poder ou força que venceremos a batalha. Davi nunca foi a guerra sem primeiro buscar saber a vontade de Deus.
8. Um pobre de espírito na essência
É aquela pessoa que tem consciência que precisa de Deus para se levantar todos os dias, para comer, para beber, para respirar, para ir, para voltar e para viver dia após dia.
9. Perguntas para discussão
a. Como eram vistos os pobres de espírito nos dias de Jesus e como são vistos nos dias de hoje?
b. O que é uma pessoa pobre de espírito?
c. Por que Jesus falou que os pobres de espírito são Bem-aventurados?
d. Qual foi a segunda coisa que Jesus falou sobre os pobres de espírito?
e. Você é um pobre de espírito?
Capítulo 02 - OS QUE CHORAM
Texto bíblico para leitura: Mt 5.4
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Introdução
Alguém já disse que o choro é para os fracos. Entretanto, vivemos em um mundo de muito choro e lágrimas. Basta ir nos hospitais e ver as notícias de todos os dias. Vemos e ouvimos sobre derramamento de sangue, separações, enganos, decepções e mortes por todos os lados.
1. O que é o choro?
É um efeito fisiológico dos seres humanos que consiste na produção de grande quantidade de lágrimas nos olhos. O choro pode ter muitas causas, desde o descascar de uma cebola à uma expressão de alegria, de vitória ou dor pela perda. Mas o que Jesus está falando aqui é de um choro que normalmente não é visto pelas pessoas em volta, esse é o choro da alma, é o choro do interior do coração do homem.
2. Qual é a importância do choro da alma?
Primeiro: O choro da alma é um pedido de socorro e ajuda, é o clamor do coração por um novo dia, por uma solução que parece impossível, por muitas mudanças profundas, por liberdade e por perdão.
Segundo: Esse choro é importante porque a alma chora quando está realmente no fundo do poço, quando estamos totalmente impossibilitados de fazer algo por nós mesmos, e nem todas as vezes esse choro é expressado com lágrimas.
3. O que Jesus diz sobre as pessoas que choram?
O mais importante é saber que tem uma pessoa que sabe do seu choro, sabe do seu clamor interior mais profundo, conhece a sua alma, e vê o sofrimento do seu coração. Jesus não está muito interessado nas realizações, na riqueza e nem na aparência do homem, ele está olhando para o interior do homem.
4. Que promessa faz Jesus aos que choram?
Ele disse: Bem-aventurado os que choram porque eles serão consolados. Mais uma vez Jesus acende a lâmpada no final do túnel da esperança. Suas palavras encaixam bem no coração dos que choram por saúde, dos que choram pela dor da perda, dos que choram para ter paz, dos que choram porque foram abandonados, humilhados, desrespeitados, esquecidos e decepcionados. Para esses, o divino Mestre promete: Consolo, alívio da pena, da dor, do sofrimento.
5. E o homem que não chora?
Muito dificilmente experimentará mudanças reais em sua vida. Já se acostumou com sua realidade e o seu interior já não pede mais socorro. Quantos presos há que preferem viver encarcerados e comer todos os dias a comida da prisão do que respirar o ar da liberdade do lado de fora?
6. Que tipo de pessoa você quer ser?
Como aquele que chora ou como aquele que não chora? O Povo de Deus é exatamente os que choram, os que precisam Dele todos os dias e em todos os sentidos da vida.
7. Perguntas para discussão
a. De que tipo de choro Jesus fala neste texto?
b. Qual é a diferença entre o choro natural e o choro da alma?
c. Por que a pessoa que não chora não experimenta mudanças?
d. Você já teve a experiência de chorar na alma?
e. Todo choro é expressado com lágrimas?
f. Fale-nos de sua experiência.
Capítulo 03 - OS MANSOS
Texto bíblico para leitura: Mt 5.5
Bem-aventurados os Mansos porque eles herdarão a terra.
Introdução
Compramos o que não precisamos com o dinheiro que não temos para impressionar quem não gostamos. Por isso, há cerca de 12 milhões de famílias endividadas no Brasil, segundo a CNC (Conferência Nacional do Comércio). Trata-se do maior endividamento em 11 anos e assim nos tornamos uma sociedade consumista.
1. O teatro da vida
Alguém já disse que as pessoas agem como se estivessem no palco de um teatro. Vivendo personagens que não são, procurando impressionar os que estão em volta, vivendo além do que podem, e mostrando que tem quando na verdade não tem.
2. Qual é o resultado de uma vida assim?
Um dia a máscara cai, surgem novos atores, a vida de aparência passa e a conta chega. Geralmente em forma de uma saúde debilitada e uma vida totalmente endividada. Todos sabemos o fim que tem tido muitos famosos. Homens que tiveram tudo, ganharam muito dinheiro e terminaram na mais absoluta pobreza.
3. Por que Jesus falou que os mansos herdarão a terra?
Porque os mansos são fiéis a Deus e sempre o buscam antes de dar um passo.
Porque os mansos são pessoas com os pés no chão.
Porque os mansos não vivem para impressionar ninguém.
Porque os mansos tem um profundo senso da realidade.
Porque os mansos nunca chamam a atenção para si.
Porque os mansos procuram viver com o mínimo.
Não buscam exibir o que tem.
Porque os mansos sempre deixam margem.
Por isso os mansos sempre tem.
4. O maior exemplo de mansidão foi Jesus.
Nunca usou o seu poder para se beneficiar pessoalmente. Nunca usou o seu poder para demonstrar força e grandeza pessoal. Também nunca usou o seu poder para satisfazer a curiosidade das pessoas. Sempre focado na necessidade dos outros e sempre fez tudo pelos outros e nada por si mesmo.
5. Perguntas para discussão
O que é uma sociedade consumista?
Qual é o resultado de uma vida de aparências?
Por que Jesus falou que os mansos herdarão a terra?
Cite três coisas que os mansos nunca fazem
Cite três coisas que o mansos sempre fazem
Você é uma pessoa mansa?
Como você vê a si mesmo em termos de mansidão?
Capítulo 04 - OS MISERICORDIOSOS
Texto bíblico para leitura: Mt 5.7
Bem-aventurados os Misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Introdução
Vivemos em um tempo em que a Misericórdia parece ter desaparecido da terra. Os judeus eram cruéis, enquanto que os romanos eram orgulhosos, egocêntricos, hipócritas e acusadores. Hoje, pensamos que se formos misericordiosos as pessoas vão nos explorar.
1. A Misericórdia não é uma virtude natural.
Por natureza o homem é mau, cruel, insensível, egoísta, incapaz de exercer a Misericórdia. Você precisa nascer de novo antes de ser misericordioso. Você precisa de um novo coração, antes de ter um coração misericordioso.
2. O conceito bíblico de Misericórdia.
Misericórdia é lançar o coração na miséria do outro e estar pronto em qualquer tempo para aliviar a sua dor. É mais do que sentir piedade por alguém. Misericórdia é ver uma pessoa sem alimento e lhe dar comida, é ver uma pessoa solitária e lhe fazer companhia. É atender às necessidades e não apenas senti-las.
É sentimento de dor, solidariedade, compaixão, piedade a alguém que sofre. É um ato concreto de manifestação desse sentimento, como perdão, graça, amor, clemência e etc.
3. O maior exemplo de Misericórdia
O maior exemplo de misericórdia foi demonstrado por Jesus. Ele curou os doentes, alimentou os famintos, abraçou as crianças, foi amigo dos pecadores, tocou os leprosos. Ele fez com que os solitários se sentissem amados. Ele consolou os aflitos, perdoou os que haviam caído em opróbrio.
4. Jesus falou: Porque eles alcançarão Misericórdia,
Nesta Bem-aventurança Jesus falou que a Misericórdia é tanto um dever como uma recompensa. Os Misericordiosos alcançarão Misericórdia. Se o Misericordioso é abençoado, por outro lado há uma maldição para aquele que não exerce Misericórdia (Sl 109:6-16).
5. Como você se vê?
Quando foi a última vez que você demonstrou Misericórdia por alguém?
Sabemos que todos gostam de receber ajuda. Mas quando foi a última vez que você estendeu a mão para ajudar alguém? Se não se lembra, que tal começarmos a fazer aquilo que Jesus nos ensinou?
6. Perguntas para discussão
Por que Jesus falou que os Misericordiosos alcançarão Misericórdia?
O que é Misericórdia?
Por que a Misericórdia está cada vez mais rara em nossos dias?
Qual a recompensa para a pessoa que usa de Misericórdia?
Quando foi a última vez que você agiu com Misericórdia?
Como posso praticar Misericórdia? Cite as várias formas que você pode praticar Misericórdia.
Capítulo 05 - OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA
Texto bíblico para leitura: Mt 5.6
Bem-aventurados os que têm Fome e Sede de Justiça, porque eles serão fartos.
1. Note bem as palavras de Jesus
Ele não disse Bem-aventurado os que tem como objetivo a justiça, nem os que desejam, aspiram, almejam, nem os que procuram a justiça. Jesus falou sobre os que têm Fome e Sede de Justiça.
2. Por que ele usou os termos Fome e Sede?
Fome e Sede fala de duas necessidades fundamentais de todo ser humano que não podem ser postergadas, adiadas. É um fator de sobrevivência até entre os animais. Por causa da Fome e Sede, os animais vão à caça, homens trabalham duro, se levantam cedo e saem para ganhar o seu pão. Outra palavra que pode substituir a Fome é: a Sede, a paixão!
3. O que é ter Fome e Sede de justiça?
Ter Fome e Sede de Justiça é a busca incessante da presença de Deus, é a paixão pela liberdade, pela retidão, pela santidade e pelo relacionamento pleno com Deus e fazer a sua obra, ganhar almas, ir atrás de pessoas, fazer qualquer sacrifício, nada é distante para esse homem.
4. Qual é o resultado de fazermos a obra de Deus com Fome e Sede?
Jesus falou: Serão fartos. Ter fartura é ter tudo em abundância. Quantidade mais do que o suficiente, ter muito, muito mesmo. Quantidade além do que necessário, bens materiais e bens mais preciosos como a paz, alegria, verdade, salvação, suprimento e muito mais do que pedimos ou pensamos.
Será que identificamos aqui um princípio? Uma lei universal que diz que tudo aquilo que se faz com fome e sede (paixão) vai gerar fartura no futuro?
Será que o contrário também é verdadeiro? Tudo aquilo que se faz sem fome e sede, vai gerar escassez, pobreza, miséria?
5. Uma pessoa sem Fome e sem Sede
Seja o estudante, seja o jogador, seja o trabalhador, seja o missionário, seja o pastor. Faz por fazer, apenas cumpre o horário, a tabela, o script, não se arrisca, não se empenha, para tudo o que está fazendo porque chegou a hora de ir embora, não tem preocupação, trabalha pelo dinheiro, reclama o tempo todo, sua mala está sempre pronta pra ir para outro lugar, na primeira dificuldade pede para sair, não persiste.
6. Uma pessoa com Fome e Sede
Muitas vezes não consegue dormir preocupado, sonha com seu trabalho, se arrisca, se compromete, se empenha, vai além do horário, chega cedo e sai tarde, faz o possível e o impossível, se vira nos trinta para fazer aquela obra, não visa dinheiro, mas a missão.
7. Com qual dos dois você se identifica?
Como você faz seu trabalho, cuida da sua família, busca pelos seus estudos, desenvolve sua profissão?
O que faz uma pessoa apaixonada pelo que faz quando vê as dificuldades?
E como uma pessoa que apenas cumpre tabela faz quando vê os obstáculos?
8. Perguntas para discussão
Que palavra melhor traduz o sentido de Fome e Sede?
O que é ter Fome e Sede de justiça?
Por que Jesus falou que os que têm Fome e Sede de justiça são Bem-aventurados?
Qual é o resultado de fazermos a obra de Deus com Fome e Sede?
O princípio de fazer algo com Fome e Sede também se aplica às coisas seculares?
Como é a vida de alguém que nunca fez nada com Fome e Sede?
Aquilo que você faz, é com Fome e Sede ou faz apenas por fazer?
Capítulo 06 - OS LIMPOS DE CORAÇÃO
Texto bíblico para leitura: Mt 5.8
Bem-aventurados os Limpos de Coração, porque eles verão a Deus;
Introdução
A ênfase do evangelho de Jesus Cristo está na condição do coração do homem. O Coração ocupa um lugar central no ensino de Jesus. Precisamos lembrar que a fé cristã, em última análise, não é somente uma questão de doutrinas, de entendimento, de intelecto, mas antes, é uma condição do coração. O Evangelho desvenda tudo que está oculto em nós!
1. Deus olha para o Coração
O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. (I Sm 16.7).
Deus não está muito preocupado com o lado externo, ou a aparência física do homem, mas com o lado interior do homem, ou seja, com o coração.
Jesus falando sobre a questão da contaminação, disse - (Mt 15.19) - Porque do Coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
2. Quem são os Limpos de Coração?
É impossível que você nunca tenha um pensamento mau. Mas os Limpos de Coração são aqueles que vigiam constantemente seus próprios corações. Procuram a todo custo não ter uma segunda intenção, nem ter carta guardada. Os que não tem maldade, falsidade, e nem mentiras escondidas em seus corações. Aqueles cujas palavras refletem suas verdadeiras intenções e motivações, e sempre procuram ter motivações corretas, e suas intenções são sempre boas.
3. Qual é a recompensa de ter um Coração Limpo?
Jesus disse que os Limpos de Coração verão a Deus. O que significa isso? Que somente na pureza de coração podemos contemplar as coisas que Deus está fazendo. Limpos de Coração são sensíveis à voz do Espírito de Deus em suas vidas. Uma pessoa cuja intenção não é correta, não consegue ver e nem ouvir a voz do Espírito Santo.
4. O que fazer para ter um Coração Limpo?
Jeremias falou: Enganoso é o Coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jr 17.9).
A primeira coisa a fazer é: perceber quão impuro, enganoso e pecaminoso é o seu próprio coração, e a segunda coisa é: se arrepender tão profundamente ao ponto de buscar o socorro da única pessoa que tem poder para realmente purificar o seu interior.
5. Então, o que podemos fazer para ter um Coração Limpo?
Olhar para dentro de nós mesmos e reconhecer que o nosso coração não é limpo. E também devemos buscar ajuda daquele que pode purificar o coração do homem. Jesus Cristo!
6. Perguntas para discussão
O que é o Coração no sentido bíblico?
O que é uma pessoa Limpa de Coração?
Que coisas contaminam o Coração?
Qual é a primeira e a segunda coisa a fazer para ter um Coração Limpo?
Qual é a maior Bem-aventurança de ter um Coração Limpo?
Hoje, como está o seu Coração diante de Deus?
Capítulo 07 - OS PACIFICADORES
Texto bíblico para leitura: Mt 5.9
Bem-aventurados os Pacificadores; porque eles serão chamados filhos de Deus
1. O que é a Paz no conceito dos dicionários?
Segundo o conceito natural, é a relação entre pessoas que não estão em conflito. Segundo uma outra fonte, a Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação.
2. Uma breve história da Paz no conceito bíblico
Um dia houve Paz (Gn 2. 7,8; 18-25) - Esse estado de perfeita harmonia foi descrito pela primeira vez no Jardim do Éden, quando Deus, depois de ter criado todas as coisas, também criou o homem e sua mulher. Onde o homem vivia em profunda e perfeita harmonia com sua esposa, com a natureza, consigo mesmo e com o seu criador.
A quebra dessa Paz (Gn 3. 1-8) - O texto sagrado diz que depois que pecaram os olhos de ambos foram abertos, coseram folhas de figueiras para se cobrirem e se esconderam da presença do Senhor. Aquele ambiente de harmonia e paz foi quebrado. E o pecado trouxe a insegurança interior, incerteza, instabilidade emocional, vergonha, improviso e separação.
Como a Paz pode ser restaurada? (Ef 2.14,15) - Como a paz e harmonia perdidas podem ser restauradas? O texto sagrado diz: Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.
O que vem a ser um Pacificador? (Is 9.6) - Pacificador é aquele que pacifica, apazigua, restabelece a paz. Ele pacificou o homem com o seu criador, Ele trouxe a paz entre ambos.
Jesus Cristo é a expressão exata de um pacificador. Isaías disse que o próprio nome de Jesus é Príncipe da Paz. Quando Jesus nasceu os anjos cantaram: Paz na terra aos homens de boa vontade (Lc 2.14);
3. Como ser um Pacificador?
Promovendo a Paz, trabalhando para que a Paz seja restabelecida. Faz e luta para ter Paz onde está. Promotor de Paz, diante da discórdia, de confusão e etc.
Pacificador é aquele que vive nos passos de Jesus. Que trabalha para levar os outros homens a terem também Paz com Deus por meio de Cristo.
4. Bem-aventurados os Pacificadores.
Em um mundo em que a moda é separar, se distanciar, se isolar, ser independente, cortar a comunicação, felizes são os que trabalham pela Paz, pela reconciliação, harmonia e aproximação entre as pessoas. Como o mundo precisa de Pacificadores! Os Pacificadores muitas vezes aceitam perder para que haja Paz, e muitas vezes abrem mão de seus direitos para ter Paz. Por isso Jesus disse que eles serão chamados de Filhos de Deus.
5. Perguntas para discussão
O que é ser um Pacificador?
Por que Jesus falou que os Pacificadores são bem aventurados?
Por que os Pacificadores são cada vez mais raros?
Quando foi a última vez que você Pacificou uma situação?
Capítulo 08 - OS QUE SOFREM PERSEGUIÇÃO
Texto bíblico para leitura: Mt 5.10-12
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
1. O que é a justiça?
Em Roma, a justiça era e é representada, por uma estátua com olhos vendados, que significa "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre todos.
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
2. De que justiça o texto fala? (Mc 15.4)
Diante de Pôncio Pilatos, Jesus foi inquirido sobre a verdade. O governador da Judéia perguntou e Jesus nada respondeu, pois sabia que, independentemente de qualquer resposta sua sentença já estava escrita. Jesus sofreu perseguição política e religiosa por causa da Justiça.
Mas, qual justiça? A verdade de Jesus certamente não era a mesma de Pilatos. Pilatos não proferiu a Justiça, no sentido mais puro da palavra. Atrelado aos interesses e ao poder, lavou as mãos deixando Jesus à sorte da multidão.
3. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa do meu nome
Paulo, perseguido por causa dos ensinamentos de Cristo, tinha certeza de que a opção pelo amor causaria perseguições, prisão e martírio, por isso escreveu aos irmãos de Coríntios: Aflitos, mas nunca derrotados; perplexos, mas nunca desesperados; perseguidos, mas nunca desamparados; feridos, mas nunca destruídos. (2 Cor 4.8,9).
4. Será que um crente pode ser neutro em um mundo de injustiça?
No mundo de injustiças, ser neutro ou indiferente é concordar com o caos estabelecido. Os crentes são chamados a escolher por outro mundo passível de justiça; a lutar pela igualdade e compartilhar, pois são formas de manifestação do amor de Deus.
5. Como um crente deve tratar seus perseguidores?
Na Carta aos Romanos o apóstolo aconselha a orar pelos perseguidores: “abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. (Rm 12.14).
6. Perseguição hoje
Temos ouvido histórias de jovens muçulmanos que, ao aceitarem Jesus, são expulsos da família e perdem tudo.
Quantas pessoas são hoje perseguidas por sua fé em Cristo?
7. Perguntas para discussão
Por que Jesus não respondeu a pergunta de Pilatos sobre a justiça?
O que é ser neutro em tempos de injustiça?
O que é ser perseguido por causa da justiça?
Você já sofreu alguma injustiça por amor de Jesus?
Até onde você estaria disposto a sofrer pela causa de Cristo?
CONCLUSÃO
Estamos felizes que você tenha estudado até o final dessa série de estudos sobre as Bem-aventuranças. Como dissemos no início, nosso objetivo é que através desses estudos você se torne cada vez mais parecido com Jesus.
Jesus não é uma religião, não é uma igreja, não é uma crença. Jesus é uma pessoa. Ele entra quando convidado, que ouve quando chamado, que responde quando perguntado. Você já o convidou para entrar em seu coração?
Ao chegarmos no fim dessa série, queremos aproveitar para convidar você a continuar conosco e juntos aprendermos mais e mais sobre o eterno Filho de Deus.
João Nunes Santana
Como e onde conhecer mais de Jesus e sua Palavra?
1. A igreja é o melhor lugar para você conhecer Jesus e o seu Reino.
2. Cultos todos os domingos - Quando toda a igreja se reúne para louvar e adorar o Senhor Jesus, é quando também ouvimos e aprendemos a palavra de Deus.
3. New Life todos os sábados - Esse é o culto de jovens. O louvor, adoração e a pregação da palavra de Deus em uma linguagem mais jovem.
4. O Amplia acontece às 19 horas todas as quartas feiras - É o curso que fazemos no meio da semana. Temos três níveis: (a) O discipulado, (b) A liderança e o (c) Avançado. O objetivo é ampliar o conhecimento da palavra de Deus e preparar os Santos para a Obra do Ministério.
5. Orações todos os dias - Todos os dias temos um grupo de oração em nossa igreja. Procure saber o horário e venha participar. Muitas portas e milagres tem acontecido na vida daqueles que buscam a Deus todos os dias
6. Encontros com Deus - Temos uma agenda de Encontros com Deus em nossa igreja. Procure saber quando será o próximo e participe. Renovação, transformação e libertação tem acontecido na vida daqueles que participam do Encontro com Deus e isso também pode acontecer com você.
7. Temos outros tipos de encontros - Encontro dos casais, Oficina de Casamentos, Tabitas (Encontro de Mulheres), Encontro de Homens, Encontro de Jovens e etc...