FICHA CATALOGRÁFICA
Supervisão Editorial — Hermínia Santana
Revisão Geral — Giselly Lima & Hermínia Santana
Diagramação e — Ronildo Ribeiro
Capa — Calede Santana & Onassis Sales
Autor — João Nunes Santana
Primeira Edição Eletrônica — Maio / 2023
“Todos os direitos reservados a IDPB Manaus Moderna. É expressamente proibida a cópia, reprodução total ou parcial deste livro sem a devida autorização expressa pela IDPB Manaus Moderna.”
IDPB Manaus Moderna — Escritório Central — Rua Leopoldo Carpinteiro Peres, 640 — Petrópolis | CEP: 69063-510, Manaus — Amazonas — Brasil | Fone: +55 92 3663-2140 — johnnunes@hotmail.com | idpbmminfo@gmail.com
Para nos encontrar em todo Brasil
Manaus, Amazonas — Brasil, 2023
APRESENTAÇÃO
É com grande alegria que apresento Os 7 Eu Sou de Jesus.
Os Poderes de Cristo mostram as obras maravilhosas de Jesus. As Bem-aventuranças mostram como Jesus é por dentro, seus valores, seus pensamentos, e conceitos. Os Sete Eu Sou de Jesus, mostram quem é Jesus Cristo, como ele se define a si mesmo e o que ele diz de si mesmo.
É importante saber que o verbo “Ser/Estar” não existe na língua hebraica, e a única vez que foi usado, foi pelo próprio Deus em Êx 3.14. Quando ele diz: EU SOU O QUE SOU (Yahweh). Argumenta-se que o verbo é ocultado no hebraico para que nenhuma criatura se declare “Eu sou”
Nossa oração é que você ao terminar esse livro, possa conhecer quem de fato é Jesus Cristo.
João Nunes Santana
Lição 1 - EU SOU
Texto bíblico para leitura: Êxodo 3.13,14
“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”
“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”
1. Introdução
Antes de adentrarmos nesta série de estudos sobre os Sete Eu Sou de Jesus, achamos interessante estudarmos um pouco sobre essa expressão: EU SOU. Quando foi usado? Por que foi usado? Quem a usou? O que significa? Para que possamos entender o que Cristo realmente queria dizer.
2. Quando Moisés foi chamado, o que ele quis saber?(v.13)
Quando Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo hebreu do Egito, fez essa pergunta para Deus: Quando eu chegar lá e disser que o Deus de nossos pais me enviou, e eles perguntarem qual é o seu nome, o que direi eu? O que, na verdade Moisés queria saber?
3. Quem usou essa expressão pela primeira vez? (v.14)
A resposta foi imediata: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. Até este ponto Deus era conhecido apenas como Altíssimo, mas a partir daquele momento ele expõe a sua natureza. EU SOU O QUE SOU ou EU SOU QUEM EU SOU. E aí ele resumiu: EU SOU me enviou a vós.
4. O verbo Ser/Estar não existe no hebraico
É importante saber que os verbos “Ser/Estar”, não existem na língua hebraica. A única vez que foram usados, foram usados pelo próprio Deus em Ex 3.14. Quando ele disse: EU SOU O QUE SOU (YHWH). Argumenta-se que o verbo é ocultado no hebraico para que nenhuma outra criatura pudesse dizer eu sou.
5. Historicamente
Quando Deus deu os dez mandamentos ele proibiu que seu nome fosse usado em vão. Então, as vogais desse nome foram perdidas ao longo dos séculos. Ficando apenas as consoantes. Conta-se também que os escribas antigos que copiavam os textos sagrados, toda vez que tinham que escrever esse nome, paravam e lavavam as mãos e usavam uma pena especial por respeito à santidade desse nome. Toda vez que os hebreus se referiam a Deus em suas conversas eles sempre usavam o termo: “O NOME”.
6. Qual é o significado disso?
O que poderia identificar o Deus, Criador do Universo? Ou com que ele se identificaria? Ou o que ele diz de si mesmo? Que nome ele poderia usar para se identificar? Não é interessante que Ele não use nenhum nome ou termo, mas o fato dele se identificar apenas com o ser que Ele é? Qual é o seu nome? A resposta é: Ele é o que Ele é.
7. Por que Jesus usou o termo EU SOU?
Nenhuma outra pessoa no universo poderia usar esse termo, com exceção de Cristo. João começa o seu evangelho dizendo que no princípio ele (Jesus) estava com Deus e que ele (Jesus) era Deus, e que todas as coisas foram criadas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1.1-3). Por isso que Jesus e somente ele poderia falar o que ele falou.
Lição 2 - EU SOU O PÃO DA VIDA
Texto bíblico para leitura: João 6.35 e Êxodo 16
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim, não terá fome e quem crer em mim nunca terá sede.”
1. Você conhece o processo de produção de pão? É basicamente três:
(1) Mistura - Essa etapa tem como objetivo misturar todos os ingredientes da produção de um pão e depois vem o amassamento até chegar ao ponto considerado ideal.
(2) Fermentação - Essa é a etapa de descanso da massa após os impactos mecânicos da etapa anterior. Nesse momento acontecem várias modificações, tais como a produção de gás, o desenvolvimento do glúten e a produção de sabor e aroma do pão, bem como o aumento da massa.
(3) Assamento - Aqui a massa sofre uma transformação radical em suas características, através da ação do calor de 200 a 250 graus, apresentando-se ao final como um produto digerível, de aroma e paladar agradável.
2. O que Jesus quis dizer com essa expressão: Eu Sou o Pão da Vida?
Precisamos entender que esse discurso aconteceu em um momento de grande tensão entre Jesus e os seus seguidores.
Foi no final desse discurso que muitos deixaram de segui-lo.
Vemos que Jesus falou para os judeus que o maná que seus pais haviam comido no deserto não era o pão da vida, porque comeram e morreram. Mas, o verdadeiro Pão da Vida era dado por seu Pai (Deus) e é aquele que dá vida ao mundo.
3. O maná dado por Moisés - (Êx 16.11-35).
Era uma coisa redonda, miúda, como geada sobre a terra. Era colhido cada manhã conforme ao que podia comer; porque aquecendo o sol se derretia (v. 14, 18).
Era como a semente de coentro, e seu sabor como bolos de mel (v. 31).
E eles comeram o maná por 40 anos (v. 35). Não temos dúvidas que o maná foi realmente uma provisão temporária de Deus para o povo no deserto e nem temos dúvidas que foi um milagre.
Era algo físico, perecível, temporário, passageiro que alimentava o homem natural e físico. Mas, temos que entender que quem comia do maná voltava a ter fome no outro dia e precisava buscar novamente o maná para ter suas necessidades supridas.
4. O pão dado por Jesus - (Jo 6:32b)
(a) Esse pão que Jesus estava falando, tem sua origem no céu, uma comida diferente. Era comida espiritual, não perecível, atemporal, permanente e eterna. Essa comida alimenta o homem interior, saciando a fome, assim como também a sede.
(b) Esse pão desceu do céu (Jo 6:51) - Ele é o pão vivo que desceu do céu, para que aquele que dele comer não morra.
(c) E quem come deste pão (Jo 6:35) - Não terá mais fome e sede, terá sua fome saciada de forma definitiva. Não morrerá e viverá para sempre (v. 51b).
(d) E quem é este pão que desceu do céu? (Jo 6:51a) - Jesus é esse pão “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”... “Eu sou o pão da vida” (v. 35, 48).
5. O processo de Jesus para ser o pão.
Jesus, na verdade, estava querendo dizer que passou por todo o processo da produção de um pão para chegar a ser um alimento espiritual para o homem. (1) Mistura — Quando ele se torna homem e vive a experiência humana sendo rejeitado. (2) Fermentação — acontece quando ele toma o nosso lugar na cruz, assumindo e morrendo pelos pecados do mundo. (3) Assamento — E por último, Jesus experimentou o calor do inferno e a morte por nós.
Jesus falou: Eu sou o pão da vida . Aquele que vem a mim, não terá fome. Mas nada disso foi de graça. Ele teve que pagar um alto preço. Ele pagou o preço com sua própria vida. (I Pe 1.18,19).
6. Perguntas para discussão em grupo
(a) Explique o processo de produção do pão?
(b) O que era o maná?
(c) Como Jesus viveu o processo da produção do pão em sua própria vida, para que fosse o alimento ideal para o homem?
(d) Você já experimentou esse pão celestial?
Lição 3 - EU SOU A LUZ DO MUNDO
Texto bíblico para leitura: João 8.12; 9.5
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
1. Em que contexto Jesus falou essa palavra?
(a) Uma mulher é trazida pelos judeus para ser apedrejada. Nosso texto mostra Jesus livrando e perdoando a mulher acusada pelos judeus de ter cometido o pecado de adultério. Jesus se contrapõe e impede que essa pobre senhora seja apedrejada e morta. (Jo 8.1-9).
(b) Jesus termina dizendo para ela: (Jo 8.10,11) - “Depois que todos se foram, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.
(c) Como uma pessoa pode ir e não pecar mais? Sabemos que o perdão tem a ver com as coisas cometidas no passado. Mas, a vida vai continuar e como viver do presente ao futuro sem ter que cair na mesma tentação e pecado?
(d) A condição dessa mulher — Ela foi exposta, quase morre apedrejada, Jesus a livrou e não a condenou, foi liberada quando ele disse: “vai e não peques mais”. Mas, que força ela teria para ir e não pecar mais? Uma coisa é ser perdoado e outra coisa é viver livre do pecado.
(e) Foi nessa situação que ele disse: Eu Sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8.12).
2. O que Jesus quis dizer quando disse: “Eu sou a luz do mundo”?
(a) Sabemos que há vários tipos de luz - existe luz visível como nas cores do arco-íris e as invisíveis como luz gama, a luz X, a luz ultravioleta, a luz de micro-ondas, a luz de rádio.
(b) De que tipo de luz, Jesus está falando? - Essa não é uma luz física, nem natural, mas uma luz espiritual que clareia o caminho para andar com Deus.
(c) Que benefícios há em andar na luz? - A luz clareia o nosso caminho de modo a podermos visualizar bem a estrada da vida de Deus. Por essa luz podemos ver aquilo que agrada e desagrada o nosso criador.
(d) O que é andar em trevas? - É andar em completa escuridão do desconhecimento de Deus, ignorando os caminhos do Senhor. É o mesmo que andar no pecado.
(e) Como viver sem cair no pecado? - O segredo para viver uma vida longe do pecado é seguir a Jesus. E como seguir a Jesus? Podemos segui-lo pela sua palavra.
3. Perguntas para discussão em grupo
(a) Quantos e quais tipos de luz existem na natureza?
(b) Que tipo de luz é a luz de Jesus?
(c) O que é andar em trevas?
(d) O que é andar na luz de Jesus?
(e) Quais os benefícios de andar na luz de Jesus?
(f) Hoje, você está andando na luz ou nas trevas?
Lição 4 - EU SOU A PORTA
Texto bíblico para leitura: João 10.7
“Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.”
1. O que é uma porta?
Um objeto muito importante do nosso dia-a-dia. Ela é uma via de acesso que nos permite entrar e sair dos mais diversos lugares. Sem ela, nossas vidas seriam difíceis e limitadas. A palavra “porta” também pode ser usada em sentido metafórico, por exemplo, quando dizemos que “uma porta se abriu para mim”. Nesse contexto, tem como significado “oportunidade”.
2. Eu sou a porta das ovelhas.
(a) O que ele queria dizer? Jesus estava dizendo que ele é a porta, a via de acesso, a abertura, a admissão, o ingresso, a solução, a entrada e saída, o meio, a maneira, o modo, o caminho, o recurso e a oportunidade.
(b) Via de acesso a quê? Via de acesso a Deus, a Nova Vida, a Paz, ao Perdão, a Liberdade, a Libertação, a Salvação, a Cura, a Transformação e a Restauração.
(c) Ele não disse que era uma porta, mas que era A Porta - Repare que, nesse sentido, ele não diz ser uma porta, ou uma das portas. Sua afirmação é exclusivista: Eu Sou a porta; Eu sou o único acesso a Deus.
(d) Por causa do pecado, o ser humano está separado de Deus e condenado. Apenas através de Jesus ele pode voltar para Deus. Ele é a Porta da volta para Deus. Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23).
(e) Apenas através de Jesus o ser humano pode ser reconciliado com o Pai e absolvido da condenação. Ele é a porta da reconciliação com Deus. (Rm 5.1,2).
(f) “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1).
3. Se alguém entrar por mim, será salvo (Jo 10.9b)
Reconhecer que Jesus é a porta não é o suficiente. Isso não faz com que tenhamos a salvação e nem acesso a Deus.
Está perto da porta não é suficiente. Ter simpatia por Jesus não é suficiente. Ser parente ou amigo de um crente, não é suficiente.
Gostar da igreja não é suficiente. É necessário dar um passo e entrar por ele. É necessário se comprometer com ele em fé.
Não há outra via de acesso. Ele é a única oportunidade, para todas as pessoas e em qualquer circunstância. Ele oferece o convite de entrada para a vida eterna e abundante que só Deus pode dar.
4. Perguntas para discussão em grupo
(a) O que é uma porta?
(b) Em que sentido Jesus é a Porta?
(c) Por que estar perto ou ter simpatia pela porta não é suficiente?
(d) Você já entrou pela Porta que é Jesus?
(e) Você gostaria de dar esse passo hoje?
Lição 5 - EU SOU O BOM PASTOR
Texto bíblico para leitura: João 10.11, 14
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
1. A imagem do pastor no Antigo Testamento
A imagem do pastor, frequente na Bíblia, surgiu do trabalho cotidiano do povo do Antigo Oriente.
A tarefa de pastorear era assumida pelos membros da família, sobretudo pelos homens, por causa dos riscos de enfrentar feras e outros perigos, como assaltos e roubos (1 Sm 16.11).
Mulheres e crianças cuidavam do rebanho somente nas proximidades da casa (Êx 2.16-17).
Os pastores deviam ser prudentes, pacientes e dedicados. No verão, era muito difícil encontrar novas pastagens e manter o equilíbrio entre o pastoreio, o abastecimento de água, o descanso e a viagem.
O pastor devia cuidar incansavelmente dos animais indefesos. As feras e os bandos de salteadores atacavam os rebanhos com bastante frequência (Gn 31.39; 1 Sm 17.34-37).
2. Por que Jesus disse: Eu sou o bom pastor?
(a) Ele chama cada uma de suas ovelhas pelo nome (Jo 10.3). Chamar a pessoa pelo nome na Bíblia significa um relacionamento de amor e de comunhão: “Não tenha medo, porque eu o protegi e o chamei pelo nome. Você é meu” (Is 43.1).
(b) Conhecer as ovelhas e ser reconhecido por elas são virtudes fundamentais da liderança de ontem e de hoje. “O pastor tem que sentir o cheiro de suas ovelhas”.
(c) Ele as conduz para fora e caminha na frente delas (Jo 10.3-4). O bom pastor conduz suas ovelhas às pastagens verdejantes e as protege contra predadores e ladrões. Entrega até a própria vida em favor de suas ovelhas. Ontem e hoje, o bom pastor é a imagem do líder que conduz, apascenta e protege a vida do povo.
(d) Elas nunca vão seguir um estranho (Jo 10.5). As ovelhas devem ouvir a voz do seu pastor, sem se deixar seduzir ou enganar pela voz dos estranhos. Para os cristãos, Jesus é seu pastor. Seguindo sua palavra e prática, eles podem encontrar a plenitude da vida.
3. O mercenário - (Jo 10.12,13).
(a) Eles eram os pastores contratados. Na vida rural da Palestina, os pastores contratados eram comuns e deles se exigia que fizessem todo o possível para afastar os animais selvagens.
(b) Conforme opiniões rabínicas, em caso de descuido, os mercenários (os pastores contratados) eram obrigados a reparar os danos materiais.
(c) O relacionamento entre os mercenários (pastores contratados) e as ovelhas era mediado somente pelo aspecto econômico e financeiro, por isso eles não criavam vínculos afetivos com elas. O rebanho que pagasse mais, recebia mais cuidado.
(d) Nesse contexto, a imagem do bom pastor torna-se ainda mais apaixonante porque é aquele que está profundamente unido, não pelo que ele ganhava, mas por laços de amor e amizade, às suas ovelhas.
(e) Devemos ter muito cuidado - Não podemos ser líderes ou pastores que se preocupam unicamente em manter seus próprios interesses. Ou aquele tipo de líder ou pastor que no primeiro sinal de obstáculos ou dificuldades, deixam seus liderados ou rebanhos e seguem suas vidas.
(f) Por outro lado, como ficam aqueles líderes que maltratam as ovelhas? Muitas vezes com palavras duras, ou líderes que se apoderam das ovelhas como se fosse “propriedade sua” e não de Deus.
4. Perguntas para discussão em grupo
(a) Como era o trabalho de pastor na antiguidade?
(b) Por que Jesus se descreve como: o Bom Pastor?
(c) Quem eram os mercenários?
(d) Que reflexão podemos fazer no trabalho do rebanho de Deus?
Lição 6 - EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA
Texto bíblico para leitura: João 11. 25
“Jesus disse: Eu sou a Ressurreição e a Vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá.”
1. Um ambiente de luto
(a) O capítulo onze fala da morte de Lázaro, irmão de Marta e Maria, amigos de Jesus. Lázaro havia adoecido e as irmãs mandaram chamar Jesus, que chegou já havia quatro dias que ele tinha morrido.
(b) Lázaro já havia sido sepultado e havia muita tristeza no ar. As irmãs ainda estavam chorando e os judeus tinham vindo para consolar. Foi nesse ambiente que Jesus chegou.
(c) As irmãs diziam: Se o Senhor estivesse aqui, nosso irmão não teria morrido. Era um clima de certa decepção com Jesus. Ou seja, estavam desoladas porque esperavam que o Senhor viesse lhes ajudar, mas ele não veio e agora, tudo acabou.
(d) Quantas vezes expressamos esse sentimento para com Deus: Eu orei tanto, eu fui tão fiel, eu pedi ajuda, eu fiz isso e aquilo, mas agora tudo acabou.
(e) Já sabemos do fim dessa história, o texto nos diz que Jesus foi até o sepulcro e diante de todos os judeus, chamou Lázaro para fora. Um homem que havia morrido fazia quatro dias. Esse foi sem dúvida, o milagre mais extraordinário de Jesus.
2. Mas, o que significa: EU SOU A RESSURREIÇÃO e a vida?
(a) Que o próprio Jesus Cristo é a garantia de que a morte não é o fim.
(b) Ele assume a responsabilidade de que os filhos de Deus não ficarão nos túmulos para sempre.
(c) Que ele, o próprio Jesus, é a garantia da vitória sobre a morte quando ele trouxer os que morreram de volta à vida.
(d) Como vai ser esse milagre? Leia (I Co 15.35-50).
(e) Quando vai acontecer isso? Ninguém sabe (Mt 24.36).
(f) Mas uma coisa é certa: Um dia os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz (Jo 5.28).
(g) Que um dia a própria morte será tragada na vitória (I Cor 15. 54)
3. Paulo em uma de suas cartas: (I Ts 4. 15-17)
“15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
4. Perguntas para discussão em grupo
(a) Em que ambiente Jesus falou que era a Ressurreição e a Vida?
(b) O que significa dizer que Jesus é a Ressurreição e a Vida?
(c) Será que existe uma promessa mais poderosa do que essa?
Lição 7 - EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA
Texto bíblico para leitura: João 14. 1-6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
1. Introdução
Essas palavras fazem parte da última mensagem de Jesus aos seus discípulos. Podemos ver que essas palavras são tanto uma despedida como uma preparação.
2. Cuidados com o coração (v. 1)
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. A primeira preocupação de Jesus é com o coração de seus discípulos. Ele sabe que todo engano começa no coração. Por isso ele diz: Não perca a fé. Não deixe de crer em Deus. Continue confiando, continue olhando só para ele. Nunca largue as minhas mãos mesmo que seja forte o vendaval nessa vida. Permaneça até o fim.
3. Porque existe um lugar — “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos um lugar.”
(a) Na casa de meu Pai tem muitas moradas - Onde é esse lugar chamado casa de meu Pai? Esse lugar é na eternidade, são moradias que não foram feitas por mãos humanas e são reservadas para os salvos em Cristo.
(b) Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito - Se essas moradias eternas não existissem, eu teria dito para vocês. Se tudo terminasse aqui e se a morte fosse o fim, eu teria dito isso para vocês.
(c) Vou preparar-vos lugar - Mas agora, vou preparar-vos. Quando vocês chegarem lá, já estarei esperando por vocês e sua moradia já estará preparada.
(d) E quando eu for, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo - Aqui está a promessa da sua volta para nos levar e assim estaremos para sempre com ele. Todos aqueles discípulos morreram na fé, professando que eram estrangeiros na terra, pois buscavam uma pátria superior, isto é celestial e Deus não se envergonha porque já lhes preparou uma cidade. (Hb 11. 13-16).
4. A pergunta de Tomé (v. 5)
Senhor, nós não sabemos para onde vais, e como podemos saber o caminho? Como você chama uma pessoa que não sabe para onde vai e nem sabe o caminho?
5. A resposta de Cristo (v. 6)
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Pode-se dizer muitas coisas destas palavras. Mas em resumo é, em um mundo de muitos caminhos, somente Jesus é o caminho. Em um mundo de muitas mentiras e enganos, somente Jesus é a verdade. E em um mundo de destruição e morte, somente ele é a vida.
6. Perguntas para discussão em grupo
(a) Por que Jesus começa falando sobre o coração?
(b) O que é a Casa de meu Pai?
(c) Será que podemos afirmar que o céu não é um sonho?
(d) Por que Jesus apontou para ele mesmo como sendo o caminho, a verdade e a vida e não uma certa religião?
(e) Você já tem a certeza que vai morar no céu com Jesus?
Lição 8 - EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA
Texto bíblico para leitura: João 15.1-8
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.”
1. Introdução
Como um homem que está se preparando para fazer uma longa viagem e passa muito tempo fora, ele prepara seus filhos, dando instruções e informações para que eles saibam como viver e proceder em sua ausência. Assim fez Jesus. Sabemos que a videira é a árvore da uva, muito conhecida pelos discípulos. Também chamada de parreira.
2. Eu sou a videira verdadeira (v. 1)
O interessante é que a videira não é uma árvore bonita, nem frondosa, nem sua madeira tem valor econômico. Mas, o que Jesus quer dizer com essa palavra? Que ele é a fonte de nossa vida. Sem ele não podemos fazer nada. Não é possível estar ligado a Jesus sem estar ligado à sua palavra. Estar ligado a ele é o mesmo que estar ligado à sua palavra.
3. Ele disse: Meu Pai é o lavrador (v. 1)
Foi Jesus quem disse: Meu Pai é o lavrador. São três a função do lavrador:
(a) Ele é o dono da videira - Ele cuida da videira.
(b) Ele corta as varas que não dão frutos - De tempo em tempo, Deus dá uma sacudida na videira, e aqueles que apenas atrapalham o crescimento da árvore sugando sua energia, acabam saindo da videira.
(c) Ele poda as varas que dão frutos para que dê mais fruto ainda. Cada filho de Deus tem uma função na casa do Senhor. Somos membros do seu corpo, e Deus não espera que apenas alguns cresçam e deem frutos, ele espera que todos deem frutos.
(d) E seus discípulos eram as varas ou ramos (v. 5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Que imagem nós temos aqui da igreja? Jesus Cristo é o caule principal desta grande videira que é a igreja, ele é a essência, a fonte de sua vida e existência e seus discípulos são os ramos. Cada crente é apenas um ramo desta grande videira.
4. Perguntas para discussão em grupo
(a) Quantas vezes Jesus falou a palavra fruto neste texto de João 15.1- 8?
(b) Por que Jesus deu tanta ênfase na palavra fruto?
(c) Como um ramo da videira, que contribuição você tem dado para sua igreja?
(d) Existe dois tipos de ramos, um que é limpo para que dê mais fruto e outro que é cortado. Em qual desses você mais se enquadra?
(e) Você não acha que é hora de levar mais a sério a palavra de Jesus em sua vida?
CONCLUSÃO
Não existe experiência mais maravilhosa do que conhecer Jesus Cristo pessoalmente. Nosso desejo mais profundo é que você ao ter estudado essa serie de lições, possa ter tido essa experiência.
Pensando profundamente no que você aprendeu. Quem é Jesus Cristo para você? O que ele representa e significa em sua vida? Ele já é o seu pão da vida? A sua luz do mundo? A sua porta para o céu? O seu bom pastor? A sua certeza de ressurreição? A sua videira verdadeira e o seu caminho, verdade e vida?
Ao chegarmos ao fim desta serie, gostaríamos de convidar você a continuar aprendendo mais sobre a vida do eterno filho de Deus. Venha para os cultos, participe conosco. Deixe que a palavra de Deus penetre mais profundamente em seu coração
Um forte abraço
Pastor Joao Nunes Santana
IDPB Manaus Moderna